Captura de ecrã 2021-03-30, às 11.47.55

A Automação e a Cloud como aceleradores da Transformação Digital

Vanda de Jesus, Diretora Executiva do Portugal Digital, marcou presença no IDC Multicloud Conference 2021, para nos falar de como é que a Automação e a Cloud são aceleradores da Transformação Digital.

IDC Multicloud Conference 2021 | Vanda de Jesus, Executive Director | Portugal Digital

Vanda de Jesus, Diretora Executiva do Portugal Digital, marcou presença no IDC Multicloud Conference 2021, para falar da Automação e da Cloud enquanto aceleradores da Transformação Digital. A introdução ao tema foi dada através de um conjunto de insights sobre a Transformação Digital em Portugal, e em Portugal em relação à Europa. 

A Diretora Executiva do Portugal Digital, falou-nos de que 33% dos organismos da Administração Pública indicaram já ter adquirido serviços Cloud e quais os seus benefícios para inovação e Transformação Digital. Foi neste contexto que foram apresentados e desenvolvidos os 3 pilares do Plano de Ação para a Transformação Digital: as pessoas, as empresas e o estado. Sobre a Capacitação e Inclusão de Pessoas para o digital, Vanda de Jesus destacou a extrema importância «da reconversão de profissionais para fazer face aos desafios dos novos modelos de orquestração, totalmente suportados em automação». Ainda no âmbito do Plano de Ação para a Transformação Digital, houve oportunidade de apresentar o Next Generation European Cloud: uma abordagem europeia que pretende desenvolver e reforçar a soberania digital na Europa.

«Os dados são o novo óleo do século XXI, a cloud é mobilizadora de todos estes dados e as duas coisas andarão juntas, para assim termos um impacto político, social, ambiental e económico», é uma das principais conclusões desta apresentação e que sintetiza bem toda a apresentação de Vanda de Jesus. Conheça todo o trabalho do Portugal Digital, na Automação e Cloud enquanto aceleradores da Transformação Digital, no vídeo acima.