
Sabe implementar eficazmente uma ferramenta de Power BI?
Por João Tiago Homem, Consultant, BI4ALL
Durante um período de incerteza, as informações em tempo real de todas as fontes (internas e externas), combinadas com a aprendizagem contínua e conhecimento histórico, permitem que as organizações planeiem e façam novas previsões rapidamente.
Por João Tiago Homem, Consultant, BI4ALL
No panorama dinâmico da inteligência artificial, a combinação da IA tradicional com a IA generativa está a emergir como uma estratégia promissora. A primeira destaca-se em tarefas estruturadas e de precisão, enquanto a segunda demonstra uma criatividade excecional.
Controlar e automatizar ativos híbridos de energia renovável com recomendações em tempo real e guiadas por dados para uma melhor tomada de decisões operacionais.
IDC Data & Artificial Intelligence 2024 – The Power of Data, decorreu no Centro Cultural de Belém, dia 16 de Maio.
A IA pode tornar os serviços da administração pública mais humanos?
A S21sec, uma das principais fornecedoras de cibersegurança da Europa, publicou um relatório detalhado sobre uma nova descoberta relacionada com a CryptoLove Team
Everyone’s talking about AI. Everyone wants to make the most of process mining. So why not combine the power of both?
A IA generativa exige data centers avançados e a SAP tem sido crucial nesta evolução. A Izertis, como Silver Partner da SAP, está na vanguarda da evolução, fornecendo soluções SAP e consultoria especializada, para garantir o valor dos dados nas empresas.
Reveals Business Automation is Advancing Sustainability Initiatives
Data Is the New Oxygen: You’re Data-Driven, Or Dead foi o tema discutido durante o dia, onde contámos com vários parceiros e uma agenda com os maiores peritos e líderes do país.
Na sua essência, a Inteligência de Negócio é algo que ajuda as organizações a entenderem melhor os seus clientes, a concorrência e os mercados em que se movimentam, permitindo tirar partido de tudo o que são condições de negócio favoráveis
2023 Gartner®️ Critical Capabilities Report
The Nucleus Technology Value Matrix assesses the operational value a solution delivers, provides a relative positioning of the important vendors in a market and delivers a framework for evaluating the suitability of a solution. The 2023 Analytics Technology Value Matrix measured vendor offerings on both usability and functionality including: analytics automation, data preparation and transformation, natural language processing (NLP), natural language generation (NLG), AutoML and more.
A IDC realizou uma pesquisa com cerca de 400 CEOs em todo o mundo, complementada por várias entrevistas individuais e identificou cinco estratégias que visam ajudar os líderes empresariais a escalar os seus negócios digitais num mundo digital em rápida mudança.
Não há dúvidas de que o ChatGPT, e outras ferramentas de linguagem associadas à IA, podem ser extremamente uteis às empresas. Mas, apesar de tudo, existem ainda várias perguntas que carecem de resposta.
Sabia que a Asseco PST pode ajudar as instituições financeiras a identificar rapidamente a qualidade dos dados que geram e a detetar falhas e incoerências da informação dos seus clientes? A nossa solução Data Quality Engine (DQE) é uma tecnologia de diagnóstico rápido que identifica o estado dos dados prioritários para o banco.
Há uma enorme pressão e competitividade no desenvolvimento de IAs cada vez mais disruptivas. Mas será que estas tecnologias podem mesmo ameaçar a humanidade? A resposta estará na responsabilização, no controlo de segurança e no desenvolvimento constante de soluções para estes potenciais riscos.
A Microsoft lançou a solução Dynamics 365 Copilot, que fornece assistência em todas as áreas de negócio, combinando IA de última geração e processamento de linguagem natural, sendo a primeira do mundo integrada de forma nativa nas aplicações de CRM e ERP.
Por Tomás Rodrigues Sousa, Associate Consultant, BI4ALL
Não é possível tomar boas decisões de negócio se os dados que as suportam não forem fidedignos, atuais e de confiança.
Cerca de 80% dos CEO inquiridos numa pesquisa da IDC, em 2019, referiram que “usar dados em modelos de decisão avançados para moldar o desempenho e a performance competitiva” começa a ser visto como uma prioridade absoluta. Faça download do “The Future of Intelligence: Perceções à Medida”.
Elizabeth Fernandes shared with us some thoughts about the challenges that Hospitality and Tourism sector face in today digital era and how technological development and social media changed business forever.
O evento contou com dois painéis de Digital Leaders onde tivemos a oportunidade de assistir à discussão entre alguns dos principais líderes de transformação digital em Portugal e diversas apresentações de algumas das principais empresas tecnológicas em Portugal.
This white paper is aimed at an audience of retail professionals with no in-depth technical expertise and it has two objectives. By pooling the views of Devoteam’s retail specialists and those of players from companies in the sector, the document shows all that AI can bring to retail companies today and in the next years.
Coloque em prática a promessa de armazéns de dados e de data lakes na nuvem com soluções modernas, inteligentes e automatizadas da Informatica.
Este é o momento certo para modernizar! Nunca antes houve uma necessidade tão grande de agilidade nos negócios.
CDP Hybrid Cloud delivers the data services your business needs, no matter where your data is. It delivers the best of public and private clouds – that’s the power of AND. No more sacrificing the needs of the business due to the constraints of IT. CDP Hybrid Cloud delivers the flexibility your business demands AND the simplicity IT requires.
The premise of a hybrid cloud is that it fuses together two data architecture form factors: the on-premises data center (private cloud) and public cloud. It is a vendor-agnostic canvas upon which IT designs and delivers fit-for-purpose solutions to their organization at the highest levels of agility, speed, and cost efficiency.
Torna-se cada vez mais importante prever como os clientes se comportarão ao interagir com a sua organização. A GSTEP combina o profundo conhecimento da indústria, as amplas capacidades funcionais e o know-how técnico para ajudar a criar insights e estratégias para atrair, envolver e reter clientes rentáveis.
A GSTEP desenvolve e implementa soluções de modo a auxiliar as organizações a superar os constantes desafios de negócio, incorporando inovação e talento.
A GSTEP volta a ser a empresa escolhida pela Morais Leitão, desta vez para a implementação da solução em tecnologia Oracle Planning and Budgeting Cloud Services (PBCS), que veio transmitir à sociedade de advogados a redução do tempo de elaboração do seu orçamento em mais de 50%, possibilitando o envolvimento de todas as áreas da organização, incluindo processos de consolidação dos orçamentos de gestão de várias entidades da rede Morais Leitão Legal Circle.
Com o crescimento do portfólio aplicacional, do volume de dados gerado e das necessidades de análise e informação de gestão, as clínicas miMed recorreram à GSTEP para desenvolver um Data Warehouse (DW) e implementar a solução Microsoft® Power BI, que permitiram centralizar os dados existentes numa base de dados única, otimizada, assente em pressupostos de negócio comuns a toda a organização, possibilitando a gestão, armazenamento e consulta de informação relevante para o negócio de uma forma fácil, automática e periódica.
As necessidades tecnológicas e de análise de dados num hospital são muito significativas. Num grupo de saúde da dimensão do grupo Luz Saúde são-no ainda mais. A GSTEP foi a empresa escolhida para implementar uma solução completa de Business Intelligence de nova geração nesta estrutura de referência ao nível da saúde privada em Portugal.
This document provides explanations and recommendations on how to administrate AI Builder in your organization. This includes defining permissions and roles, model and environment lifecycle, as well as managing capacity.
In today’s complex and disruptive world, industries shift rapidly, and organizations face immense pressure to remain agile and resilient. Now more than ever, it’s critical for organizations to consider how AI can help them achieve their goals.
“With automated machine learning in Azure Machine Learning service, we can focus our testing on the most accurate models and avoid testing a large range of less valuable models, because it retains only the ones we want. That saves months of time for us.”
We’re in the midst of a fevered period of hype about how artificial intelligence will shape the future of work. But, as Nigel Duffy, Global AI Innovation Leader at EY, says: “while there is a lot of noise regarding AI, there’s been a lack of in-depth discussion and analysis of how it’s actually going to transform businesses.”
This document provides an overview of features and enhancements included in Oracle Machine Learning. It is intended solely to help you assess the business benefits of leveraging the Oracle data management and analytics platform with Oracle Machine Learning to plan your data-driven data science, machine learning, and information technology projects.
Machine learning technology is growing in popularity—and it is fueling one of the hottest segments of the software industry. According to a report by Market Research Future, the global machine learning market will see a compound annual growth rate of 42 percent between 2018 and 2024, driven in part by the rise in the ability to ingest and process unstructured data at scale, and the widespread adoption of cloud-based services.
This document provides an overview of Oracle Autonomous Database, and how this new era in data management will change the way organizations deal with database and data management in general as an outcome of the availability of anew class of self-driving, self-securing and self-repairing databases.
Sign up for our 30 day trial and get credits towards Oracle Cloud services available as ‘pay-as-you-go’ subscription.
Por José Oliveira, CEO, BI4ALL
How Nestlé is making a cultural transformation to make better business decisions with data.
More and more companies are adopting the Zero Trust model as it represents the best strategy to reduce the risk of managing multiple attack vectors. In addition, to block entry points for cybercriminals, organizations are leveraging data collection and analytics capabilities (Cybersecurity Analytics) for faster detection of threats even before they effectively occur.
Extended Realty (XR)is a set of technological resources that offers users the possibility of immersing themselves is an interactive metaverse by combining both virtual and physical dimensions. XR Technologies are becoming a key element of the Metaverse as they facilitate immersive and highly accurate experiences in virtual environments.
A new way of perceiving a modern data architecture that introduces a decentralized approach to the data platform. Allowing each business domain to generate its own data capabilities aligned to its needs (Data Ownership by Domain).
Será que todas as organizações já aprenderam este “idioma”?
A Inteligência empresarial é definida como a capacidade de definir e aplicar conhecimento e assenta em 4 pilares: sintetizar informação, adquirir conhecimento, aplicar em escala e de forma massiva os insights que resultam do processo de aprendizagem e por último a existência de cultura centrada nos dados.
As tecnologias Data & Analytics estão a avançar a um ritmo frenético, com impacto nas empresas e nos mercados de múltiplas formas: os novos paradigmas, a democratização das tecnologias para as tornar mais acessíveis, a inovação em torno da Cloud e muito mais.
O Business Intelligence está para a empresa com uma certa antiguidade no mercado e um forte repositório histórico de informação, como o Data Analytics está para uma start-up, que embora não contenha dados históricos, tira proveito do potencial da análise de dados para tomar decisões estratégicas com base em diversas fontes de dados.
Ana Sapata, Data Scientist na DECSIS e REBIS (agora IZERTIS) Alumni, partilha connosco como uma análise correta dos dados do dia-a-dia pode ser uma mais valia para as empresas.
Por José Oliveira, CEO, BI4ALL
A visualização gráfica de informação agregada de um país transforma dados em informação útil, ajudando a clarificar a informação, contribuindo para que os processos de tomada de decisões sejam mais conscientes e informados.
Por Carla Fonseca, Marketing Director, BI4ALL
Por Cláudia Santos, UX/UI Designer BI4ALL
Não perca! É já no dia 22 de Novembro pelas 15:35 teremos a oportunidade de ver a apresentação da Govwise: Analítica Avançada no Processo de Venda de Seguros na Contratação Pública.
Não perca! Dia 22 de Novembro pelas 11:55 teremos a oportunidade de ver o pitch do Finalista Portugal Digital Awards – Millenium BCP: Digital Way.
A pandemia trouxe mudanças importantes no ambiente empresarial e já nada será como dantes. Num mundo pós-pandémico as organizações têm de saber adaptar-se aos desafios da nova resiliência digital e às demandas de clientes cada vez mais exigentes refere Crawford Del Prete, President at IDC.
Nesta 24 edição do IDC Directions®, a InterSystems irá dar resposta a um conjunto de questões de máxima relevância, bem como ajudar dando orientações para este “caminho” tão relevante nos dias de hoje para as organizações.
A proposta da da MicroStrategy nesta edição do IDC Directions® é uma viagem sobre os principais desafios de uma transformação na área do intelligence, de forma a que as organizações sejam resilientes, sustentáveis e que consigam transformar-se de forma a terem uma cultura digital.
Franclim Bento nesta edição do IDC Directions® traz-nos a forma como a IBM vê o futuro da automação e o que aporta a Inteligência Artificial no seu contexto
Foi por esta razão que a Fidelidade, a EDP Comercial e a NOS foram chamadas a partilhar a sua experiência e know-how na implementação da Automação Inteligente na 24º Edição do IDC Directions-IDC Intelligent Process Automation Council Powered by Celonis.
Paula Panarra, General Manager da Microsoft, vai nos falar de inovação, estratégia e cultura quando se fala na adopção de inteligência artificial por parte das organizações.
Nesta sessão no IDC Directions®, Alejandro Martinez, Managing Partner of Global Clients da SDG Group Iberia, apresenta quatro tendências emergentes nas estratégias Data & Analytics que terão um impacto transformador no futuro dos negócios.
Este é um projeto de investigação que evidencia as sinergias entre o Mundo Académico e o Mundo Empresarial, demonstrando que, em conjunto, é possível responder aos desafios atuais da sociedade.
A antevisão da participação da IBM no Directions 2021, por Franclim Bento! Veja a sua flash interview, inscreva-se aqui e faça parte do principal evento de transformação digital em Portugal.
O ambiente de trabalho mudou e as organizações devem ter a capacidade de acompanhar esta nova realidade. O atual Ambiente de Trabalho Digital Inteligente permite criar uma melhor experiência às equipas dentro ou fora das organizações e entregar mais valor ao negócio.
Por Miguel Simões, Data Scientist, BI4ALL
Leia o artigo de opinião de Ricardo Rocha, Marketing & Communication Director na Noesis, sobre a importância que a tecnologia pode ser na melhoria da experiência do cliente em cuidados de saúde.
Por José Oliveira, CEO, BI4ALL
O estudo Future of Intelligence: Big Data, Analytics & Artificial Intelligence in Portugal analisa as principais tendências relacionadas com a oferta e procura de soluções de Big Data, analítica de negócio no território nacional. Identifica ainda as estratégias de crescimento dos principais fornecedores destas soluções no território nacional.
A monetização de dados é o processo de identificação e utilização de dos mesmos para gerar rendimentos. A otimização dos dados também ajuda que sejam criadas oportunidades e vantagens competitivas de mercado convertendo as mesmas em vendas, aumentando também o valor dos seus dados, ajudando a aumentar a produtividade e melhorar a experiência.
Qualquer coisa como 47% dos projetos relacionados com IA foram acelerados devido ao Covid-19. Prova mais do que suficiente que esta é uma tecnologia que já ganhou espaço no política estratégica das empresas. Importa saber tirar partido dela em prol dos negócios e da monetização dos dados.
O mercado nacional num mundo pré e pós-pandemia foi o ponto de vista deixado por Timoteo Figueiró, research and consulting manager da IDC Portugal, durante a sua intervenção no IDC Data Monetization & Management 2021. O que mudou? O que ainda vai mudar? O que falta mudar? Estas foram algumas das questões para as quais procurámos resposta.
Uma empresa data driven é, hoje em dia, condição essencial rumo ao sucesso. Mas, apesar de esta ser uma realidade comum aceite, a verdade é que a estratégia não é assim tão fácil de assegurar. Falta olhar para os aspetos culturais e fomentar uma mudança cultural que está longe de ser unanime.
Vivemos num contexto muito mais intensivo em termos de dados e as organizações já se aperceberam dessa realidade. Importa agora ter capacidade para trabalhar o ativo “informação” e monetiza-lo de forma eficaz para assegurar efetivas mais-valias ao negócio.
O Starups Panel do IDC Data Monetizations & Management 2021, conta com a presença de Gonçalo Abreu, Co-Founder e CEO da Alfredo AI e António Reis, Co-Founder e CTO da Meight, como Eduardo Barroso Director da The Fintech House , como moderador.
Nesta apresentação Vijay Rajagopal apresenta uma abordagem moderna para a flexibilidade e resiliência dos bancos de dados.
Os desafios organizacionais e tecnológicos são hoje imensos para potenciar decisões rápidas e de alta qualidade. As arquitetura de dados que nos trouxeram até aqui poderão não ser o suficiente nos levar mais adiant
Nesta sessão, Paul Moxon da Denodo irá explicar como funciona a virtualização de dados e como pode ajudar as organizações a responder melhor às necessidades de negócios, integrando dados de várias fontes de dados, também minimizando custos e tempo, e aumentando a quantidade de dados disponibilizados em geral.
Existe uma economia de dados oculta dentro de cada organização. Tanto do lado da oferta de dados – de aplicativos, sensores e dispositivos – quanto do lado da procura – de aplicativos, análises e IAs – estão a crescer e a diversificar. Mas, como o funcionamento corporativo de qualquer empresa carece de concorrência real ou preços de mercado, essas economias de dados internos provavelmente apresentam desempenho inferior.
O Digital Leader Panel sob o tema Data Management & Integration, juntou João Cruz Santos do Banco BPI, Francisco Figueiredo do Oney Bank e Sandra Catarino, Ddo Novo Banco, tendo sito moderado por Fernando Bação da Universidade Nova de Lisboa.
Nos últimos anos, temos estado a assistir a um crescimento exponencial dos dados sendo e das fontes de informação que se tornam, cada vez mais, heterogéneas. Saber tirar real valor de tudo o que é gerado acaba por ser o grande desafio das organizações nos dias que correm. A competitividade depende disso.
As decisões estratégicas têm de ser baseadas nos dados que cada organização possui. Só assim, será possível caminhar rumo ao sucesso. Mas esta tomada de consciência nem sempre é fácil de conseguir e, mesmo nesses casos, pode demorar a colocar em prática.
Lino Santos, Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, aborda na sua apresentação o contexto da cibersegurança associado aos dados e ao valor dos mesmos.
Luís Pereira, Territory Manager na MicroStrategy, começa por fazer um enquadramento sobre a importância crescente do Data Monetization com alguns exemplos de use cases, bem como modelos de negócio que já começam a estar implementados. Reforça ainda a importância de abordar todo este tema com base numa plataforma analítica, bem como as principais características que a mesma deve verificar.
Nos, cada vez mais, comuns processos de transformação digital, as organizações deparam-se com diferentes problemas como a necessidade de proceder a mudanças de fundo no datawarehouse ou na base de dados porque se torna essencial dispor de informação em real time e sempre pronta para ajudar a decidir a tempo e horas. A Noesis, em parceria com a Qlik, ajuda a responder ao desafio .
Sejam bem-vindos a mais uma edição do IDC Data Monetization & Management 2021. Dividido em dois dias e quatro sessões distintas, o evento da IDC Portugal tem como objetivo falar do futuro da inteligência no âmbito da Futute Enterprise.
O IDC Data Monetization & Management 2021, Startups Panel sob o tema: Acesso aos dados, Privacidade e Adopção; teve como moderadora Sofia Santos, partner na Faber e Cristina Correia, CCO da Abtrace, Carolina Amorim, CEO da Emotai e Francisco Almeida Maia, CEO da Keyruptive como oradores.
Um olhar abrangente sobre as temáticas de proteção e governo da informação e a sua importância dentro das organizações foi a proposta deixada pela Microsoft na última edição do IDC Data Monetization & Management 2021.
Pretende-se, assim, atingir o equilíbrio perfeito juntando o melhor do Homem e das máquinas, ao serviço do bem. Tornar a exploração de dados e a inteligência artificial acessível a todas as empresas e para todos os sectores de atividade é o que a Axians pretende.
Contar com novas equipas de desenvolvimento ativas para monetizar os dados existentes nas suas organizações é apenas um dos possíveis cenários de futuro previsto pela IDC para o setor dos dados e analítica de negócio ao longo deste ano. OS resultados foram apresentados na abertura de mais uma edição do evento “IDC Data Monetization & Management 2021”.
O Digital Leader Panel, sob o tema Data Monetization, reuniu Fernando Bação, Professor Catedrático na Nova Information Management School, da Universidade Nova de Lisboa; Fernando Bártolo, Head of Data Analytics, Siemens Lisbon Tech Hub e Francesco Costigliola, Deputy Director – Business Intelligence & Advanced Analytics, EDP Comercial.
“Os dados são um bem precioso e vão durar mais que os sistemas que lhe deram origem” podemos partir da frase de Tim Berners Lee para a essência da apresentação de Luis Miguel Correia que partilhará não só um desafio como também a experiência de projetos de organizações que rentabilizaram os seus dados.
Axians e IDC com novidades na 6ª edição do programa. Candidaturas a decorrer até dia 8 de Outubro.
E nesta tarde, dedicada ao tema Artificial Intelligence & Machine Learning, encerramos o IDC Data Monetization & Management!
Por José Oliveira, CEO, BI4ALL
Terminamos o primeiro dia do IDC Data Monetization & Management cujo tema foi Data Privacy & Security, a Vieira de Almeida bem como o Centro Nacional de Segurança efetuaram apresentações sobre o tema.
Bem vindos ao IDC Data Monetization & Management!
Fernando Bação, moderador do Painel Data Monetization, deixa a promessa de uma excelente troca de experiências e de conhecimento sobre os dados e como a tecnologia irá influenciar as organizações no futuro.
O que a Siemens tem feito na área da gestão de dados? Este será um dos temas abordados no Digital Leader Panel: Data Monetization onde Fernando Bártolo irá participar.
Um exemplo de como o meio empresarial e o meio académico podem fundir energias, resultando em projetos inovadores, bem como usar financiamentos públicos de forma a resolver problemas sociais.
O IDC Data Monetization & Management serão dois dias intensos, com os temas mais relevantes para o futuro da inteligência empresarial das organizações. Serão desenvolvidos 4 temas: as estratégias de monetização de dados, privacidade e segurança, as estratégias e técnicas ao nível da integração dos dados e machine learning.
Sandra Catarino, uma das convidadas do painel-A importância dos dados e inteligência artificial na gestão de risco- efetuará uma partilha relativa aos principais desafios nesta área dos dados, de inteligência artificial e machine learning.
O passado recente e o presente mostraram-nos que a agilidade é essencial. Agilidade significa mais rapidez e melhor capacidade de decisão. Porém as arquiteturas que nos trouxeram até aqui podem não ser suficientes para avançarmos ao ritmo necessário.
Os dados e os desafios na gestão de risco dos mesmos será um dos temas do Digital Leaders Panel – A importância dos dados e inteligência artificial na gestão de risco.
Nesta sua intervenção no painel Data Monetization, Francesco Costigliola vai mostrar a forma como retirar valor dos dados nas organizações e como a EDP Comercial está a fazer esse mesmo caminho.
Luís Miguel Correia irá destacar as opções que as organizações podem utilizar para criarem um modelo de monetização de dados, bem como a partilha de dois projetos.
Um dos temas abordado será o desafio que as organizações enfrentam na procura do valor dos seus dados quando o volume e complexidade dos mesmos está a aumentar exponencialmente levantando um conjunto de desafios.
Atingir um novo nível de inteligência é indispensável para competir na atual economia digital. Explore as três competências que impulsionam o futuro da inteligência
Dos silos de informação às novas tendências organizacionais, o futuro da inteligência tem vários desafios que urge superar. Explore o maior com Dan Vesset da IDC.
O conceito Future of Intelligence ganha maior relevância numa altura em que a economia digital começa a assumir uma fatia cada vez maior do PIB. No topo da hierarquia das empresas o tema já é abordado mas importa disseminar estas capacidades preditivas entre um leque cada vez maior de especialistas.
Luís Gonçalves, Data Analytics & AI Director na Noesis, falou sobre os dados e a importância que estes têm para as organizações
A pandemia COVID-19 veio acelerar a transformação digital das organizações nacionais e contribuir para o reforço da utilização de soluções de BIg Data, analítica de negócio no território nacional, nomeadamente reforçando a importância da inteligência nas estratégias de negócio das organizações nacionais e o papel das soluções de analítica na resposta à pandemia COVID-19. Em simultâneo, e ultrapassado o cenário pandémico, as organizações nacionais acreditam que reforço da utilização de dados é uma das principais consequências que a pandemia COVID-19 vai ter no seu modelo de negócio. Esta nova realidade vai continuar a impulsionar a despesa com soluções de BDA no mercado nacional.
O que se pode fazer hoje de forma a ter a capacidade de prever e estar preparado para o futuro?
REBIS becomes the first company in Portugal to be awarded a SAP® Recognized Expertise designation in Business Intelligence.
O objetivo é fazer chegar a analítica a todos permitido, desta forma, uma maior produtividade generalizada. Nesta era, das fake news, é cada vez mais importante ter a informação correta e verdadeira aquando da tomada de decisão
Nos últimos anos, o setor financeiro é um dos setores que mais se tem vindo a desenvolver. Thomas Zink partilhou como vê o tema da inteligência empresarial a nível macro na Europa mas também, especificamente, no setor financeiro.
A visão da Oracle sobre as oportunidades e desafios da inteligência artificial, bem como a sua adopção por parte das empresas.
O Painel Future of Intelligence reuniu Fernando Bação, da Nova IMS, Alexandre Barbosa, da Faber, André Pinto, da Mecwide, com Pedro Borralho, da IDC e Zertive, como moderador.
Este artigo de Sónia Morais, Engagement Manager na Do iT Lean, é dedicado a todos os curiosos sobre este apaixonante assunto.
Future of Intelligence foi o tema da tarde do segundo-dia do IDC FutureScape 2021!
Por Telmo Teixeira, Associate Manager BI4ALL
O desenvolvimento dos algoritmos de machine learning está a mudar a forma como as organizações operam e a ter um papel importante em ganhos de produtividade. No entanto, é preciso ter em consideração que a qualidade dos dados influencia diretamente o sucesso destas soluções.
Luís Gonçalves, Data Analytics & AI Director da Noesis, falou sobre as vantagens da integração da inteligência artificial no analytics das organizações.
Por José Oliveira, CEO, BI4ALL
Luís Gonçalves, Data Analytics & AI Director da Noesis, fala sobre a evolução do analytics e da inteligência artificial nas organizações.
Por José Oliveira, CEO, BI4ALL
Por José Oliveira, CEO, BI4ALL
Segundo um estudo da Mordor Intelligence, o mercado de big data analytics no setor energético deve crescer a um CAGR de 10,22%, durante o período previsto de 2020-2025.
Por José Oliveira, CEO, BI4ALL
Luís Graça, Business Development Manager para Saúde do SAS, fala-nos sobre a aplicação de analítica avançada e inteligência artificial para o apoio de tomadas de decisão inteligentes na área da saúde tendo, sempre como objetivo, melhorar a prestação de cuidados.
A apresentação de Rodrigo Vasques Jorge no IDC Directions®2020.
A apresentação de Luís Gonçalves no IDC Directions®2020.
Veja aqui o Digital Lab da Fujitsu no IDC DIrections®2020, no dia 29 de Setembro.
Veja aqui o Digital Lab da Mind Over Data no IDC DIrections®2020.
Veja aqui o Digital Lab da Bi4all no IDC DIrections®2020.
A frase foi imortalizada pelo agora Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, num programa televisivo onde acabava a despedir concorrentes, de carne e osso, que trabalhavam na sua empresa e que não o satisfaziam no desempenho das funções que lhes eram atribuídas
A Asseco desenvolveu um novo sistema que utiliza mecanismos avançados de análise baseada em previsões, o Asseco Customer Intelligence (ACI). A solução permite verificar aquilo que os clientes procuram na Internet e quais os produtos e serviços em que estão interessados.
A EXICTOS, agora Asseco PST, estabeleceu uma parceria com o Instituto Superior Técnico (IST) no domínio da investigação da inteligência artificial com o objetivo de testar abordagens de Deep Learning dentro da sua oferta de produtos e serviços.
Data Strategy foi o tema em análise no Digital Lab powered by Zertive, que juntou Pedro Borralho, Associated Partner da IDC Consulting e Partner da Zertive; Eduardo Caria, Group Member da AGEAS, Gonçalo Oliveira, Membro da Comissão Executiva e CIO do Grupo Pestana, e Pedro Rosa Santos, Technology & Innovation Director da Tranquilidade.
A apresentação de André Rodrigues, CTO na Cisco Portugal, no IDC Directions®2020.
A apresentação de Tiago Ribeiro no IDC Directions®2020.
Moderado por Alexandre Barbosa – Managing Partner da Faber e com a participação de Fabiana Clemente – Co-Founder & CDO da Ydata, Jaime Jorge – Co-founder & CEO na Codacy e Vasco Pedro – Co-founder & CEO na Unbabel.
Temos uma arquitetura de referência e metodologia fruto do nosso know-how e prática em projetos de Big Data.
A Inteligência Artificial hoje é fundamental para as organizações serem capazes de se diferenciarem face à concorrência. Para tal, é obrigatório as organizações disporem de uma arquitetura de dados.
Um painel dedicado aos Digital Leaders, moderado por Fernando Bação, onde contámos com a participação de João Dias, Administrador da AICEP e Fernando Pessoa e Costa, Diretor de Estudos, Planeamento, Controlo de Gestão e Responsável pela Unidade de Transformação Digital na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
As organizações vão desenvolver competências em redor da capacidade de aprender e de adquirir informação, da capacidade de sintetizar a informação que necessitam para aprender e da capacidade de aplicar o conhecimento resultante deste processo de forma generalizada a toda a organização.
O conhecimento e as experiências partilhadas foram dois pontos salientados por Rui Pedroso da Teixeira Duarte, que falou ainda da importância do tratamento de dados, data consolidation e data transformation para a atividade da Teixeira Duarte.
Para ter sucesso neste novo contexto, estas organizações devem proceder à implementação de novos sistemas ‘inteligentes’, baseados em serviços cloud computing, que retêm as capacidades dos sistemas ERP existentes e, em simultâneo, adicionam novas funcionalidades.
Na economia digital, as organizações a nível mundial repensam o conceito do trabalho e o modo como é feito. Criam modelos de trabalho dinâmicos e reconfiguráveis que têm como resultado equipas multidisciplinares com poder, focadas em resultados, e que são criadas para endereçar determinadas tarefas, mas que são dissolvidas assim que estas tarefas são concluídas.
Vivemos atualmente, numa era em que a constante evolução tecnológica obriga as organizações a tomar decisões assertivas num cenário em que, cada vez mais, é importante ser rápido e eficiente. A competitividade é uma realidade, assim como a exigência para que consigam otimizar as suas operações de forma a que se mantenham rentáveis.
Como usar os dados para tornar o seu negócio mais rentável? Como maximizar os investimentos feitos? Tem acompanhado os índices de rentabilidade?
A Informação dispersa levava a discrepâncias e havia insights que não existiam ou eram muito difíceis de obter
Criação de uma solução sustentável, flexível e escalável que permitisse numa primeira fase apoiar as necessidades operacionais mais prementes e que funcionasse, em fases posteriores, como alicerce de toda a solução analítica
A tecnologia tem hoje um papel fundamental na vida das organizações ao transformar processos, otimizar o desempenho e aumentar as vantagens competitivas
Uma análise preditiva eficaz pode mudar a estratégia de qualquer empresa tornando-a mais adaptável, flexível, inovadora e eficiente
O investimento na transformação digital é essencial para a sobrevivência do negócio
Maior eficiência, produtividade, otimização e competitividade
Até 2023, as empresas que procurarem monetizar os benefícios das novas tecnologias associadas à inteligência, vão investir mais de 265 biliões de dólares, a nível mundial, tornando a analítica de decisões de negócios ao nível da transformação digital e a IA uma ponte para a inovação digital.
E se a sua empresa pudesse duplicar a produtividade dos colaboradores? E se pudesse reduzir em 90% o “turn-over”? E se a sua empresa pudesse aumentar em 25% a taxa de sucesso de lançamentos de novos produtos ou serviços?
As organizações reconhecem que o desenvolvimento de novas capacidades de aprender, combinado com a capacidade de organizar e aceder à Informação necessária para aprender, será uma das principais vantagens competitivas numa economia digital. As vantagens competitivas resultarão em tempos de reação mais curtos, maior sucesso na inovação de produtos e serviços e maior satisfação dos clientes.
Na situação excecional que hoje vivemos, a utilização de canais digitais por parte dos utilizadores, cresceu de forma exponencial. Além de ser um teste à resiliência das organizações que os detêm, é também uma oportunidade de negócio e uma evolução tecnológica para todos os stakeholders.
Até 2023, as empresas que procurarem monetizar os benefícios das novas tecnologias associadas à inteligência, vão investir mais de 265 biliões de dólares, a nível mundial, tornando a analítica de decisões de negócios ao nível da transformação digital e a IA uma ponte para a inovação digital.