O Futuro da Inteligência: Navegando Novas Oportunidades e Velhos Desafios

Nesta apresentação, Cervellati destacou que, apesar das oportunidades na área da inteligência artificial, ainda enfrentamos desafios antigos. Vivemos um momento emocionante, com novas ferramentas e técnicas de análise de dados e inteligência artificial a surgir a todo o momento. No entanto, ele enfatizou a persistência do uso de folhas de cáclulo Excel em muitas empresas, mesmo com o avanço destas tecnologias

O Futuro da Inteligência: Navegando Novas Oportunidades e Velhos Desafios

A IDC Portugal realizou o evento IDC Future of Intelligence 2023 no dia 18 de maio, no Centro Cultural de Belém, com a apresentação do analista Giovanni Cervellati, Research Manager de Analytics e Big Data da IDC Europe. O tema do seu keynote foi " The Future of Intelligence: Navigating new Opportunities and old Challenges Data is the new oxygen: You’re Data-Driven, or Dead".

Nesta apresentação, Cervellati destacou que, apesar das oportunidades na área da inteligência artificial, ainda enfrentamos desafios antigos. Vivemos um momento emocionante, com novas ferramentas e técnicas de análise de dados e inteligência artificial a surgir a todo o momento. No entanto, ele enfatizou a persistência do uso de folhas de cáclulo Excel em muitas empresas, mesmo com o avanço destas tecnologias. 

Cervellati destacou também a importância da democratização da análise de dados e da tomada de decisões baseadas nos mesmos. Mencionou que, embora muitas empresas estejam a adotar inteligência artificial generativa, ainda há muitos tomadores de decisão que confiam na sua intuição ou em antigas folhas de cáclulo Excel.

Ele realçou a necessidade de investir em dados e ferramentas avançadas, dado as disrupções atuais, como a pandemia de Covid-19, questões económicas na Europa Oriental e desafios relacionados com as mudanças climáticas e biodiversidade. Cervellati comparou os dados ao oxigénio, afirmando que são essenciais para a sobrevivência das empresas, e destacou a importância de criar uma cultura de confiança nos dados. 

Durante a sua apresentação, Cervellati partilhou insights de uma pesquisa recente da IDC, que revelou a correlação entre o acesso aos dados, a democratização da análise e tomada de decisões, e o sucesso empresarial. Ele enfatizou a importância de fornecer acesso a ferramentas de análise para que as pessoas possam extrair os seus próprios insights. 

Além disso, ressaltou a importância do uso de ferramentas de "no-code" para análise de dados, destacando que podem aumentar o valor das análises, permitindo que cientistas e analistas de dados se concentrem em tarefas mais avançadas. 

Cervellati abordou também a necessidade de promover uma cultura de confiança nos dados, destacando a importância da qualidade dos dados, fontes confiáveis e éticas, e resultados concretos provenientes da análise de dados. Ressaltou que, embora a democratização dos dados e a literacia de dados sejam importantes, a confiança nos dados é fundamental para que as empresas obtenham resultados efetivos. 

Em resumo, a apresentação de Giovanni Cervellati no evento IDC Future of Intelligence 2023 enfatizou a importância do uso inteligente dos dados, da democratização da análise e da tomada de decisões baseadas em dados confiáveis. 

Últimos artigos

Inovação

Exageramos quando se trata de IA?

Inovação

O Futuro da Inteligência: Navegando Novas Oportunidades e Velhos Desafios

Inovação

Financa adapta-se aos processos de negócio de cada banco