«A Cloud já está aqui há muitos anos, mas a verdade é que o legacy e on-prem e a necessidade das organizações criarem clouds privadas, é cada vez mais uma realidade», foi assim que Gabriel Coimbra, Vice President and Country Manager da IDC, começou por introduzir o Digital Leader Panel "Hybrid Cloud Strategies" - Powered by Dell. Dando início ao painel, dirigiu a primeira pergunta a Pedro Viana, Assessor do Conselho Diretivo na AMA (Agência para a Modernização Administrativa), acerca da evolução da AMA, qual o estado da Administração Pública e os seus desafios: estratégia de cloud, os serviços digitais, competências de recursos humanos e a pressão para prestar melhores serviços aos cidadãos. Também Fernando Araújo, Diretor de Tecnologias e Sistemas na Brisa, partilhou como tem sido a jornada da empresa para a cloud e de que forma observa os desafios do público, privado ou tradicional.
«Criar ferramentas onde a Administração Pública possa considerar onde é que devem estar as suas cargas e os seus sistemas e conforme a variabilidade - podemos estar a falar de dados pessoas na saúde, como dados de segurança nacional ou dados de impostos sobre cidadãos.»
«É um caminho que nós já temos vindo a traçar de há uns anos a esta parte, é o caminho entre uma cloud pública, em algumas situações clouds privadas e o on-premise. É unânime não termos uma única cloud definida.»
Foi de seguida a vez de Marco Bastos, Diretor de Sistemas do Grupo Crédito Agrícola, partilhar quais os desafios da regulação e entraves à inovação numa organização do setor financeiro. Partilhou ainda a evolução do IT e a jornada para a cloud. De seguida foi passada a palavra a Vitor Batista, EMEA Learning & Development Business Partner da Dell Technologies. Este teve oportunidade de falar sobre o mundo híbrido e as questões transversais a todos os setores presente no Digital Leader Panel: novas aplicações, modelo ágil, cloud-enabled, soberania dos dados, privacidade e regulação.
«Temos abraçado todo este desafio do cloud, seja ele publico, privado ou on premise (...) obviamente que é inevitável que tenhamos e que iremos continuar sempre a ter grande parte da infraestrutura on premise, o core bancário é algo que é crítico.»
«Não interessa se o cliente tem um servidor da marca A, B ou C, se tem de correr um aplicação e necessita de um conjunto de recursos, nós estamos cá para o ajudar. É este nível de abstração, chamado multi-cloud, que nós temos apostado fortemente: toda a nossa investigação, esforço, aquisição, parcerias para garantir que se consiga criar este nível de abstração e sobretudo evitar ter surpresas que não foram as coisas corretamente planeadas.»
Foram pertinentes todas as participações do Digital Leaders Panel, powered by Dell, sobre "Hybrid Cloud Strategies", que teve oportunidade de abordar a opção de escolher on-premise e porquê, desafios de cloud híbrida, privada ou pública na Administração Pública, desafios de integração aplicacional no caso da Brisa (on-premise, SaaS, ...), benefícios no setor financeiro de ter aplicações já em cloud , entre outras questões que ajudam a repensar a estratégia da cloud das organizações de vários setores. Houve ainda oportunidade dos oradores especialistas partilharem qual o principal driver para avançarem com a cloud nas suas organizações, contribuindo para tal fatores como: agilidade, flexibilidade e o leque de opções que há no mercado.
Veja o vídeo do Digital Leaders Panel, powered by Dell, sobre "Hybrid Cloud Strategies", para conhecer os casos da Brisa, Administração Pública (AMA), Crédito Agrícola e Dell Technologies.