O Líder da Tecnologia já Lidera a Estratégia de Negócio?

O Plenary Panel: Creating Future IT for the Future Enterprise by Noesis, juntou Alexandre Ramos, da Liberty Seguros, Mário Campos, da Autoridade Tributária, Luiz Vaz Henriques da Lusíadas Saúde e Nelson Pereira, da Noesis, sendo moderado por Bruno Horta Soares, Executive Senior Advisor da IDC

Durante a pandemia, a IDC criou uma terminologia, que é o Future of IT e tudo o que ele implica. O moderador painel, Bruno Horta Soares, Executive Senior Advisor da IDC, começou por refletir sobre o passado do IT e qual o seu futuro, envolvendo transformação digital, informação e dados, contribuindo para um merge entre o mundo do future enterprise e o mundo do future of IT.

Há uns anos, meio que na brincadeira, dizia-se que CIO (Chief of Information Officer) era Career It's Over, foi com este trocadilho que o moderador Bruno Horta Soares passou a palavra a Alexandre Ramos, West Europe Market Technology Leader da Liberty Seguros, que começou por responder que «havia uma despromoção do líder das tecnologia em crer fazer negócio e era muito considerado o facilitador, para fazer acontecer aquilo que o negócio queria e esse conceito foi-se perdendo e hoje em dia dizemos "nós o negócio".». De seguida, Luís Vaz Henriques, IT/IS Director nos Lusíadas Saúde, que falou não só do facto de as tecnologias viverem um momento de descontrolo, onde há tecnologia a mais e não sabemos o que fazer com ela; mas também sobre o caso da tecnologia na área da saúde: vivemos um momento de illness care «as pessoas vão aos hospitais quando tão doentes» e a consequente fusão do homem com a máquina, como forma de viver mais anos.

Foi Mário Campos, Sub-Director Geral dos Sistemas de Informação da Autoridade Tributária, quem se seguiu e que refletiu sobre o equilíbrio entre a tecnologia e a informação na sua organização. Sobre o tema, o orador convidado disse que, «O pensamento digital é que é efetivamente o driver, aquele que quebra a barreira do momento em que o IT passa a ser quase que uma consequência do pensamento que, ao ser digital, acaba por ser materializado em tecnologia e acaba por construir esse processo de transformação digital», acrescentando ainda que «O processo de transformação digital ou o pensamento digital começa no exercício de empatia, na perspetiva de endereçarmos as necessidades e aspirações daqueles a quem nos dirigimos». Houve ainda espaço para partilhar o ponto de vista da autoridade tributária, tal como pode ser constatado no vídeo do Plenary Panel.

Por fim, fechou a primeira ronda de perguntas do Plenary Panel: "Creating Future IT for the Future Enterprise" by Noesis, o Board Member & CTO da Noesis, Nelson Pereira, que refletiu sobre o papel dos fornecedores ou parceiros, a quem coube assumir os serviços de IT de muitas empresas. Uma vez mais veio a tema a união da tecnologia com o negócio, e o que é que este último pode ganhar com a parte tecnológica e de informação.

O painel moderado por Bruno Horta Soares abordou ainda temas como a dívida técnica (legacy) e a consequente relação entre CIO e CFO; literacia tecnologia para áreas menos tecnológicas (ou até mesmo as tecnológicas); alinhamento dos mundos do IT e da Segurança; o futuro das tecnologias e o investimento feito nas mesmas; a importância do ecossistema, da colaboração, da transparência e da partilha, entre muitos outros temas.

Veja o vídeo na íntegra e descubra todos os temas abordados pelos especialistas Alexandre Ramos, da Liberty Seguros, Mário Campos, da Autoridade Tributária, Luiz Vaz Henriques, da Lusíadas Saúde e Nelson Pereira, da Noesis.

IDC FutureScape 2022- Plenary Panel : Creating Future IT for the Future Enterprise by Noesis | Moderador: Bruno Horta Soares, Executive Senior Advisor, IDC | Alexandre Ramos, West Europe Market Technology Leader, Liberty Seguros | Mário Campos, Sub-Director Geral dos Sistemas de Informação, AT (Autoridade Tributária) | Nelson Pereira, Administrador e CTO, Noesis | Luis Vaz Henriques, IT / IS Director at Lusíadas Saúde 

Últimos artigos

Cliente & Consumidores

Best of IDC Future of Customers & Employees