Plataforma de Core Banking da Asseco PST chega à cloud

A cloud continua a revolucionar a economia digital e o setor financeiro não escapa ao movimento impulsionado pela computação em nuvem.

Especialista no desenvolvimento de software bancário e com uma carteira de clientes superior a 70 instituições financeiras em várias geografias, a Asseco PST passa agora também a dispor da sua plataforma de Core Banking em ambiente cloud.

O Core Banking System (CBS) da Asseco PST é a solução destinada a suportar todos os processos de negócio críticos de um banco, desde o retalho ao corporate banking, passando pelos mercados financeiros e pagamentos. Na prática, o core bancário assegura o funcionamento end-to-end das instituições financeiras, operacionalizando produtos e serviços bancários e também sistemas de suporte ao próprio banco e reporte a entidades externas.

Com o objetivo de aferir a viabilidade de transferir as business-critical applications, onde se inclui o Core Banking e o Internet Banking, dos data centers locais para a cloud, a Asseco PST começou por lançar a iniciativa GoToCloud (G2C). Agora, concluiu, com sucesso, a instalação do seu core bancário Banka na cloud Microsoft Azure, alargando a sua oferta a bancos que pretendam funcionar em ambiente cloud, com o usufruto da alta disponibilidade, escalabilidade e performance dos recursos computacionais da nuvem. Tudo isto sem a necessidade de investimento na aquisição ou gestão de hardware.

Vantagem na redução de custos

“A instalação da nossa plataforma Banka em cloud Azure está em linha com a estratégia definida para a evolução dos nossos produtos”, refere Daniel Araújo, CEO da Asseco PST, que acrescenta: “Com esta evolução possibilitamos a oferta do core bancário num modelo ‘as a Service’, com toda a gestão da infraestrutura, operação e atualização aplicacional contínua assegurada pela empresa”.

O processo encontra-se totalmente automatizado e integrado com o desenvolvimento de todo o restante processo de atualização de software utilizado pelos bancos nas suas operações, garantindo-se que qualquer atualização do sistema é feita de forma imediata. Uma vantagem adicional é a redução de custos, uma vez que deixa de existir a necessidade de investimento inicial na aquisição de hardware e em contratos de manutenção para equipamentos.

A arquitetura aberta da plataforma Banka permite ainda que os bancos clientes da Asseco PST possam optar pela configuração da melhor realidade ao seu caso específico, podendo escolher o fornecedor de cloud que melhor se adequa às suas necessidades. Existe já, aliás, um exemplo de uma instituição financeira portuguesa, cliente do core Banka, com a instalação do seu sistema em cloud IBM.

Solução modular e flexível

O Core Banking System desenvolvido pela Asseco PST é uma solução funcionalmente completa e robusta que permite aos bancos implementar produtos e serviços financeiros de forma modular e flexível. Todos os processos de negócio, suportados em módulos específicos do CBS e adaptados aos diversos mercados onde a Asseco PST atua, partilham componentes comuns, como o catálogo centralizado de clientes, o catálogo de produtos e o preçário.

Para além destas componentes comuns, há todo um conjunto de processos partilhados como a alta disponibilidade, gestão de utilizadores e aprovações, e gestão de documentos e imagens, que asseguram consistência, flexibilidade e segurança ao CBS.

“Mantemos o propósito de continuar a investir e apostar no futuro das nossas aplicações, garantindo aos clientes uma solução capaz de enfrentar os desafios do presente e do futuro. Da mesma forma, reforçamos a aposta numa solução que se adapta a bancos de qualquer dimensão e que está preparada para operar em qualquer ambiente, seja na nuvem ou em servidores locais”, conclui Daniel Araújo.

Integrada na multinacional Asseco Group, um dos maiores fornecedores europeus de software, a Asseco PST (Portuguese Speaking Territories) está presente em oito mercados de três continentes. Além do principal centro de competências localizado em Portugal, possui filiais em Angola e Moçambique, atuando ainda em Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Malta e Namíbia. Conta atualmente com uma equipa superior a 500 colaboradores, tendo fechado o exercício de 2021 com uma faturação acima dos 39 milhões de euros.

Últimos artigos

Inovação

Exageramos quando se trata de IA?

Inovação

O Futuro da Inteligência: Navegando Novas Oportunidades e Velhos Desafios

Inovação

Financa adapta-se aos processos de negócio de cada banco