#25 Future Enterprise Show com Nuno Fórneas

Depois dos tempos conturbados pelos quais o setor da Banca passou, é importante saber que muito está ainda por fazer. Nuno Fórneas acredita que os próximos tempos vão ser ainda de grandes desafios e exigem capacidade de adaptação.

#25 Future Enterprise Show com Nuno Fórneas

Na edição deste mês do Future of Enterprise Show falamos com alguém que está no olho do furacão em termos da transformação digital na banca e em particular no Banco CTT. Nuno Fórneas, é executive board member (CIO), daquela entidade bancária, mas o seu percurso profissional começou vários anos antes, ainda estudante quando, apesar de não saber muito bem “o que era um computador”, optou por cursar Engenharia Eletrotécnica.  

Com o curso concluído, o primeiro emprego surge como administrador da base de dados do Banco de Portugal, “mas dois anos depois passei para o BCP, sempre ligado às tecnologias”. Altura então para fazer “um MBA, findo o qual um professor me desafiou a passar para o lado dos fornecedores”. Integrando diferentes empresas de tecnologias como a Eurociber ou a Novabase “sempre a vender serviços ao setor financeiros”, Nuno Fórneas foi sentindo o pulso ao setor e evoluindo com cada desafio que se lhe colocava.  

Mais recentemente, a realidade deu uma volta de 360º e o convite para regressar à Banca faz-se através do Banco CTT, local onde o CIO se encontra há já três anos.  

Mas qual será afinal de contas o fator de sucesso para todo este seu percurso profissional? Nuno Fórneas acredita que “não existe uma fórmula mágica”. O conceito foi mudando à medida que o próprio evoluía também profissionalmente e hoje em dia “a perceção é que o sucesso, do ponto de vista profissional, é estar a fazer uma coisa da qual se gosta e com pessoas com as quais existe empatia.” Na verdade, Nuno Fórneas considera que “seria difícil trabalhar numa empresa onde não reconhecesse às pessoas que estão comigo e à minha hierarquia essa capacidade”.  

De resto, este responsável considera determinante também vestir a camisola “e dedicar-se sempre ao trabalho e à empresa como se aquilo fosse nosso, estando de corpo e alma no trabalho”. 

Não menos importante é saber também que o sucesso não depende apenas de uma pessoa: “No final é sempre um trabalho de equipa e não há super-heróis, não é “eu” somos “nós””. Ter uma equipa diversificada, com diferentes talentos e todos muito dispares entre si é igualmente importante: “11 Ronaldos não fazem uma boa equipa de futebol e é preciso encontrar as diferentes valências e perfis mais atípicos para complementar”. 

IDC Future Enterprise Show janeiro 2021, Lisboa

Perspetivar os próximos anos, seja na Banca seja em qualquer outro setor, “é impossível”. No caso da Banca, sabe-se, à partida, que o setor passou “por um período de grande adversidade, taxas de juro negativas, com uma pandemia e uma enorme crise de credibilidade”. Mas, apesar de tudo isto, as necessidades estão lá na mesma “e a Banca terá de se reinventar todos os dias”. Terá ainda de aprender a trabalhar com as fintechs e as big tech que podem trazer mais-valias ao setor.  

Assim sendo, Nuno Fórneas vê “um setor financeiro muito desafiante, ainda a passar por dificuldades e que se vai transformar muito, pelo que os próximos anos não vão ser tranquilos”.  Um tema que gera preocupação é o dos recursos humanos que também na banca não tem sido fácil de gerir: “O talento certo não é fácil e cada vez mais acho que devemos comprar serviços e não procurar pessoas.”  

Antes de terminar, ficam ainda os conselhos para quem inicia agora a sua atividade profissional e escolhe um caminho no ensino superior: “Mais do que o curso e a média final, eu valorizo a universidade onde a pessoa esteve e a sua capacidade de terminar os estudos”.  

  Pode também assistir ao episódio completo aqui : Spotify​ , Google Podcasts  ou outras plataformas.

Gabriel Coimbra

Gabriel Coimbra

Group Vice President and Country Manager at IDC

https://www.linkedin.com/in/gcoimbra/

Fernando Bação

Fernando Bação

Professor Catedrático na Nova Information Management School

https://www.linkedin.com/in/fernando-ba%C3%A7%C3%A3o-4024152/

Últimos artigos

Future Enterprise

#34 Future Enterprise Show com Madalena Talone