É errado pensar que o marketing pode trazer resultados rápidos. É necessário ter um olhar completo sobre o negócio para que seja possível sim, fazer campanhas e obter o máximo retorno.
Muitas pessoas acabam por pensar que o marketing resolve o problema da quota de vendas do mês. Ou que, adotando ações de marketing, os resultados acontecem imediatamente. Vários conteúdos disponíveis em vários locais prometem milagres para vender e, aqueles que pouco sabem, ou nada sobre o assunto, sentem-se ou enganam pelo profissional (acontece sim, como em todas as profissões) – o que prejudica toda uma categoria – ou pensam que o marketing é em vão. Não é assim.
Trabalhar com o marketing é ter um aprofundamento da compreensão do negócio, do mercado, do comportamento do consumidor e, atualmente, das redes sociais que tornam as marcas vivas, ou não, dependendo da experiência que o produto ou serviço disponibiliza aos clientes.
Entre vários itens a analisar na criação de um planeamento de marketing, gostaria de enumerar pelo menos 4 estratégias que você, pequena, média ou grande empresa, deve analisar ao desenvolver uma campanha, ou uma ação para fazer crescer o seu negócio.
1. Conheça os seus concorrentes
Quem são eles? O que estás a fazer? Como estão posicionados nas redes sociais? Na Internet é possível fazer uma imensa pesquisa de informação e, a arte aqui, é consolidar todos os dados encontrados gratuitamente e de fontes fiáveis sobre o assunto do seu negócio. No entanto, perder-se na informação também é muito fácil. Quando estiver a fazer um inquérito de concorrência, tente listar pelo menos 3 ou 4 grandes empresas para que possa construir e definir o seu diferencial.
2. Conheça sua Persona
Este é outro tema que está na moda hoje. A persona é a caracterização – novamente após um inquérito de comportamento – do seu público, daquele cliente que a sua empresa gostaria de vender o produto, ou quem precisa dele. Esta parte da preparação do plano é importante para o desenvolvimento das mensagens, canais de publicação e linguagem a utilizar quando se fala com o seu nicho. Outro ponto importante é o seguinte: persona não é mascote. São duas coisas diferentes. A persona representa o seu cliente, a mascote é a personificação da marca.
3. Definir canais de comunicação
Não vale a pena estar em todas as redes sociais se não conseguir concentrar-se em profundidade no seu canal de comunicação com o seu cliente. Tem de definir quais as ferramentas de comunicação em que o seu cliente pode estar mais presente e desenvolver um plano de ação para isso. Também não adianta focar tudo no digital. Afinal, o marketing contribui para o encantamento do cliente ao longo da sua viagem. Por isso, esse brinde, o pós-evento, a experiência na loja, deve integrar o envolvimento do seu público, com a sua marca.
4. Seja paciente. Marketing não é magia
Este é um item importante no planeamento. Não adianta pensar que o marketing vai bombear as suas vendas nas primeiras 24 horas. A compra acontece quando a sua informação pode convencer o consumidor a comprar o seu produto, isto é, quando está preparado. É por isso que existe a prática do funil de marketing e compreende como o seu público está relacionado com o seu negócio. Quem é o grupo de pessoas que primeiro precisam de conhecer o seu produto ou serviço, que são aqueles que já ouviram falar dele e que têm a necessidade eminente de comprar e quem o seu produto ou serviço satisfaz essa necessidade. A prática do mercado diz que apenas uma taxa de 3% dos consumidores está pronta para comprar imediatamente. Agora, dependendo do seu nicho, os outros 97% precisam de se relacionar consigo e leva tempo. Por isso, não penses que quando fizeres uma ação de marketing, vai necessariamente poupar o teu mês de vendas.
E, finalmente, a sua empresa é muitas vezes um especialista no produto e não no marketing. Para isso é necessário a ajuda de profissionais que não só podem criar uma campanha numa plataforma digital, como ter um olhar completo sobre a sua necessidade e o que é necessário fazer para aproximar a sua empresa do seu potencial cliente. Para isso há a consultoria de marketing, que pode ajudar a sua.
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