Uma solução tecnológica de excelência na gestão do crédito vencido

Sabia que a Asseco pode ajudar as instituições financeiras na gestão do seu crédito vencido, aquilo que habitualmente designamos por “malparado”? Quando o tema é gestão do risco bancário, sabemos transformar desafios em vantagens competitivas com a nossa solução ARC (Acompanhamento e Recuperação de Crédito).

Num contexto em que os bancos enfrentam uma rápida transformação digital, novos modelos de negócios e uma regulamentação apertada, a nossa solução ARC é uma tecnologia que pode ajudar os bancos na redução de custos com a recuperação de créditos não produtivos, os chamados NPL (Non-Performing Loan) na sigla em inglês.

Solução ARC - Acompanhamento e Recuperação de Crédito, by Asseco PST

A nossa solução ARC está assente em três pilares fundamentais: acompanhamento, recuperação e monitorização. O primeiro está relacionado com o seguimento contínuo da performance do cliente e do seu comportamento nas suas operações. O segundo pressupõe a definição da melhor estratégia de recuperação de crédito com base em árvores de decisão definidas de acordo com a realidade de cada instituição.

Finalmente, o terceiro relaciona-se com a gestão do modelo operacional de ARC avaliando o desempenho do mesmo na sua função de servir os objetivos financeiros e operacionais do banco, nomeadamente a produtividade das áreas intervenientes e balcões, a taxa de sucesso por gestor de processo e a produtividade por área do banco, entre muitos outros.

Na Asseco PST damos resposta ao acompanhamento e recuperação de crédito com a nossa Suite Risco Axis. Esta Suite aposta na excelência, eficiência e eficácia na identificação, mensuração e mitigação dos riscos financeiros e não financeiros, apoiando os bancos na transformação de uma abordagem reativa perante os riscos da sua atividade para uma abordagem proativa.

O que propomos é uma operacionalização da gestão do risco sustentada numa solução tecnológica sofisticada e que automatiza procedimentos, cálculos e validações.

Últimos artigos

Negócios

O triângulo ESG, banca e tecnologia

Negócios

OpenText Buys Micro Focus