A soberania dos dados está a trazer mudanças impactantes para o ecossistema do Marketing. Mais conhecimento, mais ligação com o cliente e experiências mais personalizadas vão marcar o ano de 2023. Com a crescente adesão dos consumidores à transição digital, os marketeers multiplicaram os canais de comunicação e a gestão de dados tornou-se mais desafiante, à medida que aumentaram também as suas fontes. Apesar dos desafios, as oportunidades da poderosa aliança entre o Marketing e a tecnologia são inúmeras e vão ao encontro dos principais objetivos do Marketing: maior notoriedade, mais leads e mais vendas.
A combinação do Marketing com a tecnologia e o Data-Driven, além de trazer mais rapidez, agilidade e eficiência aos processos, permite alcançar uma relação mais próxima, transparente e assertiva com os clientes, o que facilita a antecipação e a preparação de estratégias eficazes a acontecimentos futuros, além de um enorme suporte à tomada de decisões. O Marketing passou a adotar estratégias focadas no cliente e na sua experiência, e aqui a adoção de tecnologias inovadoras, como as soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial, permite ir além da perceção do que o cliente quer no momento, ao antecipar as suas necessidades e interesses. A estratégia de Customer Centric pode trazer muitos benefícios: aumentar o Lifetime Value , diminuir a taxa de Churn e fidelizar clientes.
Saber o que o cliente quer, como e onde compra, quais as campanhas mais impactantes ou quais as leads mais qualificadas, são uma ajuda valiosa na hora de criar estratégias impactantes e eficientes com resultados diferenciadores. Assim, não podemos descurar o foco na experiência do cliente – o conceito Total Experience –, uma das principais tendências a que assistimos em 2022 e que veio para ficar. Já não basta ter um bom produto ou serviço, toda a jornada de compra tem de ser diferenciadora, envolvente e personalizada, sendo esta uma das maiores vantagens competitivas para as empresas nos próximos anos.
Da gestão e desenvolvimento de conteúdo segmentado, às pesquisas por voz, geração de leads ou ao marketing automation, a tecnologia traz enormes oportunidades para alcançar um maior conhecimento, mais inteligência, agilidade e eficiência.
Por último, que em 2023 não nos falhem os valores fundamentais. O compromisso com o cliente e a confiança é algo que tem de ser trabalhado, não havendo espaço para deslizes: tal como os clientes devem ser respeitados, os seus dados também. Acima de tudo, os marketeers devem permanecer curiosos, mas humanos em primeiro lugar (Reuters Events: Strategic Marketing 2022).
- Artigo de opinião publicado no eBook – Tendências de Marketing para 2023 da CCIP