Sabemos que a dinâmica de compras do segmento B2B é mais longa e complexa, do que a jornada de consumidores em B2C. Não é novidade também, que, na medida em que os motores de busca evoluem e as empresas estão cada vez mais no mundo online. Esse mesmo consumidor B2B tem sua jornada iniciada através do digital, principalmente nas redes sociais.
À medida em que as redes sociais provocam um cansaço de opiniões e atitudes, por outro, tem sido fonte para o aprendizado, troca de conteúdo e evolução contínua ente pessoas e empresas. O consumidor corporativo segue a tendência de busca na rede. Na imagem abaixo, vemos como as pessoas consomem os canais digitais, sendo social media, a sua maioria na busca informações e notícias:
Esses índices servem para demonstrar o crescimento sem volta do marketing digital em todos os segmentos, seja ele empresarial ou não. Estar online, significa que a marca pode se relacionar com seus potenciais clientes, ao passo que também pode servir de suporte e atendimento para resolução de problemas. (aqui a velocidade na resposta é mais importante).
Segundo o relatório Think Forward Report 2021, as pessoas estão usando canais digitais para causar impacto no mundo físico. As marcas devem educar as pessoas onde podem e as redes sociais desempenham um papel crucial neste engajamento.
Ter um website e aparecer nos motores de pesquisa, nunca foi tão crucial para os negócios. De qualquer tamanho. A comunicação com o público, deve ser omnichannel, ou seja, integrar todos os canais. O cliente/consumidor quer ser ouvido, seja através da página da rede social, do whatsapp, ou atendimento telefônico. Integrar os canais e alinhar o atendimento com o time interno também é de máxima importância para um bom atendimento. Consegue a venda, a empresa que for responsiva de forma mais ágil e que o cliente tenha facilidade ao procurar pela empresa.
Afinal, os canais de maior importância, do ponto de vista global estão: as redes sociais, serviços de mensagem e motores de busca como demonstra a imagem abaixo:
Por isso a Hator Systems tem trabalhado com duas áreas atualmente mais importantes para os negócios: tecnologia e marketing. Quer saber como obter ferramentas tecnológicas e migrar para o mundo digital, visite nosso website: www.hatorsystems.com