A primeira vez que o PFS Certification Program foi concluído num registo b-learning foi justamente na edição anterior, em que o curso registou uma paragem a meio devido à entrada em vigor do estado de emergência em Angola. No programa agora iniciado, as aulas presenciais representam 77% do curso e as aulas em regime remoto os restantes 23%.
O curso de formação intensiva tem a duração de 240 horas, num período de oito semanas, sendo os custos integralmente financiados pela Asseco PST, não havendo encargos para os formandos.
A Asseco Academy apresenta neste programa conteúdos formativos que cobrem as várias áreas do negócio bancário, incluindo temas como mercados e produtos financeiros, meios de pagamento, soluções de banco a retalho, soluções de cartões de débito e crédito, e transferências a crédito e pagamento, entre outras.
Os alunos vão sendo sucessivamente avaliados através de trabalhos práticos em cada módulo, testes regulares no final de cada um e um trabalho final. Os formandos que concluem o programa com aproveitamento ficam habilitados a prestar um serviço diferenciado e de maior valor acrescentado.
Nas cinco edições anteriores realizadas em Angola concluíram com sucesso o programa 85 formandos. Em cada edição, a Asseco PST recebe uma média de 1.000 candidaturas, o que atesta a grande adesão dos jovens ao programa.
Lançada em janeiro de 2018, a Asseco Academy desenvolve também programas de formação em Moçambique e Cabo Verde. Além do PFS Certification Program, o portfólio da academia inclui ainda cursos standard (para necessidades transversais ao setor financeiro) e cursos à medida.