A criação do novo sistema de pagamentos é uma determinação do Banco Nacional de Angola, em linha com as últimas tendências dos mercados internacionais, e surge no contexto de um projeto mais amplo que contempla três fases: transferências instantâneas, pagamentos de serviços e compras/pagamentos em loja.
Neste sentido, a Asseco PST, em estreita colaboração com a EMIS – Empresa Interbancária de Serviços, enquanto entidade gestora da rede de pagamentos angolana e responsável pela implementação do novo sistema, tem atualmente em fase de testes de certificação a solução que disponibilizará aos bancos.
Estes testes têm o duplo objetivo de confirmar a adequada resposta da nossa solução aos requisitos exigidos pelo novo sistema, bem como identificar eventuais ajustes e melhorias que permitam minimizar o impacto da adoção do novo modelo por parte das instituições bancárias.
O STI incorpora um conjunto diversificado de componentes, entre os quais assume especial relevância um sistema de transferências, em tempo real, com a disponibilização dos fundos ao beneficiário num máximo de 10 segundos, através de uma única instrução de pagamento. Este sistema assegura a disponibilização contínua dos serviços (24x7x365), garantindo a liquidez dos participantes, uma vez que é um sistema pré-financiado, diminuindo o risco de crédito.
Na fase 1 do projeto, a Asseco PST integrou na sua plataforma Promosoft Financial Suite (PFS) a solução que permitirá aos bancos gerir as suas transferências STI, tanto na ótica do ordenante como na do beneficiário. Esta solução é composta por um conjunto de componentes de acordo com as necessidades de cada instituição financeira, incluindo também um middleware de comunicação com a EMIS.
Ao nível das soluções de canais não presenciais, a Asseco PST assegura também as funcionalidades para as suas soluções de Internet Banking e Mobile Banking, como o pedido de transferências STI e as respetivas consultas. Para os bancos que não dispõem dos nossos canais remotos detemos também soluções que permitem a disponibilização das transações.
Adicionalmente, asseguramos outras soluções e serviços nas áreas de Governance, AML, Data Analytics e Integration, que poderão complementar esta oferta de uma forma integrada e inovadora, contribuindo para potenciar o negócio dos bancos e a eficiências das suas soluções internas.
Ultrapassada a fase 1, iremos também disponibilizar as funcionalidades que darão resposta aos requisitos das fases 2 e 3 deste projeto impulsionado pelo banco central angolano.
Com esta primeira e rápida resposta ao processo de criação do novo sistema de pagamentos em Angola, estamos convictos de ter desenvolvido uma solução que responde cabalmente às necessidades dos nossos clientes.