Asseco Academy promove III Edição em Moçambique

O objetivo é formar um novo grupo de jovens recém-licenciados ou finalistas de áreas específicas, dando-lhes competências para virem a trabalhar, num futuro próximo, com tecnologia aplicada ao setor financeiro.

A Asseco Academy vai promover, de 22 de maio a 20 de julho, a III edição do seu programa formativo em Moçambique. O objetivo é formar um novo grupo de jovens recém-licenciados ou finalistas de áreas específicas, dando-lhes competências para virem a trabalhar, num futuro próximo, com tecnologia aplicada ao setor financeiro.

Para a III edição da Asseco Academy em Moçambique será selecionado um grupo de 15 formandos oriundos dos cursos de Engenharia Informática, Economia, Gestão ou Contabilidade que iniciarão um programa gratuito de formação intensiva durante oito semanas. No total, serão 240 horas de formação cobrindo as várias vertentes do negócio bancário.

Todos os custos são integralmente suportados pela Asseco PST que tem na academia de formação o veículo por excelência para prosseguir a sua missão de contribuir para o desenvolvimento do capital humano nas várias geografias lusófonas onde opera.

Na edição anterior realizada em Moçambique, inscreveram-se no programa formativo perto de mil candidatos, o que mostra o elevado nível de procura e o êxito da iniciativa. A maioria dos 12 formandos que concluiu a segunda edição do curso com aproveitamento foi rapidamente absorvida pelo mercado de trabalho, sendo integrada em diversas instituições bancárias, como o Millennium BIM, Moza Banco e First Capital Bank, ou na própria Asseco PST Moçambique.

Na base da atividade da Asseco Academy, está um programa de certificação profissional (o PFS Certification Program) que é hoje reconhecido pelo mercado. A sua mais-valia está no facto de os jovens certificados, sem necessidade de formação adicional nas áreas que integram o programa, ficarem aptos a iniciar uma carreira ligada à área financeira, prestando desde logo um serviço de maior valor acrescentado.

Dividido em oito módulos, o PFS Certification Program centra-se, além de componentes teóricas de base, na utilização prática dos sistemas (hands-on) e na realização de vários casos práticos. Entre as áreas incluídas na formação destacam-se as soluções de banca de retalho, soluções de cartão de crédito e de débito, transferências a crédito, pagamento, cobranças e compensação de cheques.

Adicionalmente, o programa inclui módulos sobre os mercados monetários, cambial, de capitais e corporate banking, bem como conceitos e ferramentas de gestão e operação dos sistemas IBM, soluções de risco, compliance e canais não presencias. Os formandos vão sendo sucessivamente avaliados através de trabalhos práticos em cada módulo, testes regulares no final de cada um e apresentação de um trabalho final.

Últimos artigos