Asseco PST, uma empresa com futuro assente na inovação

A Asseco PST é uma empresa de tecnologias de informação de base lusófona especializada no desenvolvimento de software bancário e um referencial na criação de soluções tecnológicas e de conhecimento em todos os mercados onde atua.

Presente em oito mercados e três continentes integra, desde 2015, a multinacional Asseco Group, um dos maiores e mais reconhecidos fornecedores europeus de software. Com atividade em mais de 50 países, o grupo está cotado internacionalmente nas Bolsas de Valores de Varsóvia, Nova Iorque e Tel Aviv, empregando cerca de 24 mil colaboradores, tendo registado uma faturação superior a 2,5 mil milhões de euros em 2019.

Figura 1.<b> Onde estamos.</b>
Figura 1. Onde estamos.

A marca Asseco PST resulta do rebranding, efetuado em setembro de 2018, da anterior denominação Exictos. Desta, herdou o know-how, talento e experiência adquiridos ao longo de mais de 30 anos no setor, desde a sua fundação na Madeira (Funchal), em 1988.    

Figura 2. <b>Fachada do escritório da Asseco PST no Funchal após rebranding.</b>
Figura 2. Fachada do escritório da Asseco PST no Funchal após rebranding.

A sigla PST (Portuguese Speaking Territories) remete para a diversidade de geografias onde a empresa está presente e com filiais instaladas, designadamente em Portugal, Angola e Moçambique, valorizando ao máximo a proximidade ao cliente. Nos restantes mercados (Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Namíbia e Malta) atua a partir de Portugal, onde tem a sua principal base, fazendo deslocar regularmente gestores e técnicos às várias geografias.

Com escritórios em Lisboa e no Funchal, onde tem instalado um centro de desenvolvimento de software, a empresa está empenhada no desenvolvimento de soluções para o setor financeiro, atuando em quatro grandes áreas de negócio: Software, Banking Consulting, Technology e Digital. Do seu portfólio de clientes fazem parte mais de 60 bancos, o que faz da Asseco PST uma empresa de referência nos espaços de língua portuguesa onde está presente.    

Figura 3. <b>Áreas de negócio da oferta global da Asseco PST.</b>
Figura 3. Áreas de negócio da oferta global da Asseco PST.

Para além da aposta continuada no desenvolvimento do seu core bancário (Promosoft Financial Suite), a empresa tem vindo a investir em mais dois eixos estratégicos: por um lado, a diversificação da sua oferta, através do alargamento do leque de produtos com soluções tecnológicas complementares nas áreas de Risco, Compliance, Pagamentos, Canais Não-Presenciais, Data & Analytics, Integração e Infraestruturas (estando estas áreas em franco crescimento); por outro, a conquista de novos clientes e a entrada em novos mercados.   

Figura 4. <b>Promosoft Financial Suite: A Solução Global que endereça os desafios da Banca de última geração.</b>
Figura 4. Promosoft Financial Suite: A Solução Global que endereça os desafios da Banca de última geração.

Neste último caso, o objetivo é potenciado pela ligação ao Asseco Group que permitiu à empresa lusófona entrar numa rede de conhecimento, contactos e investigação alargada – com 4.800 especialistas na área de I&D, o grupo investiu a nível mundial mais de 180 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento em 2019. Por outro lado, além do setor bancário, os sistemas de informação desenvolvidos a nível do grupo são também utilizados, no exterior, por empresas de energia, telecomunicações, setor público e serviços de saúde.

Em termos de oferta de produtos e serviços na área bancária, a Asseco PST define-se como uma “one-stop-shop” para uma instituição financeira, dispondo de soluções que abarcam desde a internet banking ao mobile banking, plataformas de cartões de débito e crédito e soluções de pagamento, entre outras. Os produtos são desenvolvidos para funcionar tanto em bancos ou outras instituições financeiras de pequena como de grande dimensão, sendo adaptados e parametrizados em função das necessidades específicas de cada cliente.   

A oferta de produtos e soluções tem vindo a ser reunida – para efeitos de apresentação ao cliente – numa videoteca com pequenos vídeos que mostram, de forma prática e atraente, a visão da Asseco PST da banca cada vez mais digitalizada no atual contexto de disrupção tecnológica: Processos; Risk & Compliance; Digital Channels; Data & Analytics; ACM.

Contando com mais de 400 colaboradores, a companhia fechou o exercício de 2019 com um volume de negócios de 39 milhões de euros, quantia que compara com os 34 milhões do ano anterior. Daquele valor, cerca de 80% das vendas foram produzidas no exterior, tendo o EBITDA no mesmo período ultrapassado, pela primeira vez, a fasquia dos 10 milhões de euros. O crescimento registado nos últimos anos motivou, no espaço de ano e meio, o investimento em novos escritórios, mais modernos e tecnologicamente up to date, em Lisboa, Funchal e Luanda que, no seu conjunto, ultrapassam os 3.500 metros quadrados.

Figura 5. <b>Lounge do novo escritório da Asseco PST em Lisboa.</b>
Figura 5. Lounge do novo escritório da Asseco PST em Lisboa.

No quadro da profunda transformação digital em curso na banca, a empresa juntou centenas de executivos e funcionários bancários em Luanda (Angola), Maputo (Moçambique) e Cidade da Praia (Cabo Verde) para discutir o futuro da banca digital e a importância crescente dos novos canais eletrónicos. Durante as conferências, os participantes tiveram ainda oportunidade de visitar o espaço corporativo “Experiência Digital” e conhecer melhor as várias soluções de última geração propostas pela Asseco PST para os seus clientes bancários.

Figura 6. <b>Imagem do evento de transformação digital, realizado em Angola, Moçambique e Cabo Verde em 2019.</b>
Figura 6. Imagem do evento de transformação digital, realizado em Angola, Moçambique e Cabo Verde em 2019.

No ano passado, a empresa participou igualmente em dois dos mais importantes eventos na área das tecnologias de informação e de comunicação realizados na África Lusófona: a MozTech 2019 – Expo Digital de Moçambique, em Maputo (ver vídeo aqui) e a Angotic – Angola ICT Forum 2019, em Luanda (ver vídeo aqui). Ambas as participações constituíram uma oportunidade de excelência para a Asseco PST demonstrar um conjunto de aplicações e ferramentas que permitem aos bancos melhorar a qualidade dos serviços prestados, facilitar a tomada de decisão, aumentar a produtividade e fidelizar os seus clientes.    

Figura 7.<b> O CEO da Asseco PST, Daniel Araújo durante a sua apresentação no&nbsp;MozTech 2019, em Maputo.</b>
Figura 7. O CEO da Asseco PST, Daniel Araújo durante a sua apresentação no MozTech 2019, em Maputo.
Figura 8. <b>Presença da Asseco PST no&nbsp;Angotic – Angola ICT Forum 2019, em Luanda.</b>
Figura 8. Presença da Asseco PST no Angotic – Angola ICT Forum 2019, em Luanda.

Em paralelo, e apostando no desenvolvimento do capital humano nos mercados onde atua, a empresa investiu na criação de uma academia de formação – a Asseco Academy – com o objetivo de certificar especialistas em tecnologias de informação orientados para o setor financeiro.

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A Asseco Academy, com vários cursos já realizados em Angola e Moçambique, tem permitido uma formação de alta qualidade englobando processos de avaliação e atribuição de certificação que valorizam grandemente os que a frequentam. Por outro lado, procurando ir ao encontro das expetativas dos clientes, a Academia definiu um conjunto de cursos e programas formativos que têm como objetivo oferecer competências acrescidas que possam contribuir para o desenvolvimento social e económico das várias geografias onde a empresa está presente.

Figura 9. <b>Asseco Academy em Angola: entrega de certificados aos formandos.</b>
Figura 9. Asseco Academy em Angola: entrega de certificados aos formandos.

A preocupação com ações de carácter social conduziu igualmente à criação da Asseco Solidária, promovendo a sua vertente de responsabilidade social. A empresa e os seus colaboradores têm participado em atividades de voluntariado e intervenção nas comunidades onde está inserida, promovendo projetos diferenciadores, sempre pautados pelos valores de dádiva, partilha, voluntariado e solidariedade.

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Figura 10. <b>Ajuda às vítimas do ciclone Idai em Moçambique.</b>
Figura 10. Ajuda às vítimas do ciclone Idai em Moçambique.
Figura 11.&nbsp;<b>Um dia de voluntariado no CASA - Centro de Apoio ao Sem Abrigo.</b>
Figura 11. Um dia de voluntariado no CASA - Centro de Apoio ao Sem Abrigo.

Numa história de mais de 30 anos, a Asseco PST habituou-se a ver em cada novo desafio uma nova oportunidade. E nem a atual crise pandémica, provocada pela Covid-19, abalou a sua capacidade inovadora e criativa, antes motivou toda a equipa a colocar os seus melhores esforços ao serviço da transformação necessária para ultrapassar os obstáculos. A melhor prova de que se manteve 100% ligada é o vídeo que reúne fotografias de dezenas de colaboradores, nos seus postos de trabalho adaptados em casa, sempre bem protegidos – na sala, na cozinha, no quarto… – com o habitual nível de operacionalidade e o escritório portátil disponível 24/7. Alteraram-se rotinas, mas manteve-se a dinâmica.

Figura 12. <b>Vídeo em fase COVID-19 que envolveu todos os colaboradores da empresa: 100%ligados #assecoeverywhere.</b>
Figura 12. Vídeo em fase COVID-19 que envolveu todos os colaboradores da empresa: 100%ligados #assecoeverywhere.

“Queremos continuar um passo à frente para que nada falhe!”

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