Presente em oito mercados e três continentes integra, desde 2015, a multinacional Asseco Group, um dos maiores e mais reconhecidos fornecedores europeus de software. Com atividade em mais de 50 países, o grupo está cotado internacionalmente nas Bolsas de Valores de Varsóvia, Nova Iorque e Tel Aviv, empregando cerca de 24 mil colaboradores, tendo registado uma faturação superior a 2,5 mil milhões de euros em 2019.
A marca Asseco PST resulta do rebranding, efetuado em setembro de 2018, da anterior denominação Exictos. Desta, herdou o know-how, talento e experiência adquiridos ao longo de mais de 30 anos no setor, desde a sua fundação na Madeira (Funchal), em 1988.
A sigla PST (Portuguese Speaking Territories) remete para a diversidade de geografias onde a empresa está presente e com filiais instaladas, designadamente em Portugal, Angola e Moçambique, valorizando ao máximo a proximidade ao cliente. Nos restantes mercados (Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Namíbia e Malta) atua a partir de Portugal, onde tem a sua principal base, fazendo deslocar regularmente gestores e técnicos às várias geografias.
Com escritórios em Lisboa e no Funchal, onde tem instalado um centro de desenvolvimento de software, a empresa está empenhada no desenvolvimento de soluções para o setor financeiro, atuando em quatro grandes áreas de negócio: Software, Banking Consulting, Technology e Digital. Do seu portfólio de clientes fazem parte mais de 60 bancos, o que faz da Asseco PST uma empresa de referência nos espaços de língua portuguesa onde está presente.
Para além da aposta continuada no desenvolvimento do seu core bancário (Promosoft Financial Suite), a empresa tem vindo a investir em mais dois eixos estratégicos: por um lado, a diversificação da sua oferta, através do alargamento do leque de produtos com soluções tecnológicas complementares nas áreas de Risco, Compliance, Pagamentos, Canais Não-Presenciais, Data & Analytics, Integração e Infraestruturas (estando estas áreas em franco crescimento); por outro, a conquista de novos clientes e a entrada em novos mercados.
Neste último caso, o objetivo é potenciado pela ligação ao Asseco Group que permitiu à empresa lusófona entrar numa rede de conhecimento, contactos e investigação alargada – com 4.800 especialistas na área de I&D, o grupo investiu a nível mundial mais de 180 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento em 2019. Por outro lado, além do setor bancário, os sistemas de informação desenvolvidos a nível do grupo são também utilizados, no exterior, por empresas de energia, telecomunicações, setor público e serviços de saúde.
Em termos de oferta de produtos e serviços na área bancária, a Asseco PST define-se como uma “one-stop-shop” para uma instituição financeira, dispondo de soluções que abarcam desde a internet banking ao mobile banking, plataformas de cartões de débito e crédito e soluções de pagamento, entre outras. Os produtos são desenvolvidos para funcionar tanto em bancos ou outras instituições financeiras de pequena como de grande dimensão, sendo adaptados e parametrizados em função das necessidades específicas de cada cliente.
A oferta de produtos e soluções tem vindo a ser reunida – para efeitos de apresentação ao cliente – numa videoteca com pequenos vídeos que mostram, de forma prática e atraente, a visão da Asseco PST da banca cada vez mais digitalizada no atual contexto de disrupção tecnológica: Processos; Risk & Compliance; Digital Channels; Data & Analytics; ACM.
Contando com mais de 400 colaboradores, a companhia fechou o exercício de 2019 com um volume de negócios de 39 milhões de euros, quantia que compara com os 34 milhões do ano anterior. Daquele valor, cerca de 80% das vendas foram produzidas no exterior, tendo o EBITDA no mesmo período ultrapassado, pela primeira vez, a fasquia dos 10 milhões de euros. O crescimento registado nos últimos anos motivou, no espaço de ano e meio, o investimento em novos escritórios, mais modernos e tecnologicamente up to date, em Lisboa, Funchal e Luanda que, no seu conjunto, ultrapassam os 3.500 metros quadrados.
No quadro da profunda transformação digital em curso na banca, a empresa juntou centenas de executivos e funcionários bancários em Luanda (Angola), Maputo (Moçambique) e Cidade da Praia (Cabo Verde) para discutir o futuro da banca digital e a importância crescente dos novos canais eletrónicos. Durante as conferências, os participantes tiveram ainda oportunidade de visitar o espaço corporativo “Experiência Digital” e conhecer melhor as várias soluções de última geração propostas pela Asseco PST para os seus clientes bancários.
No ano passado, a empresa participou igualmente em dois dos mais importantes eventos na área das tecnologias de informação e de comunicação realizados na África Lusófona: a MozTech 2019 – Expo Digital de Moçambique, em Maputo (ver vídeo aqui) e a Angotic – Angola ICT Forum 2019, em Luanda (ver vídeo aqui). Ambas as participações constituíram uma oportunidade de excelência para a Asseco PST demonstrar um conjunto de aplicações e ferramentas que permitem aos bancos melhorar a qualidade dos serviços prestados, facilitar a tomada de decisão, aumentar a produtividade e fidelizar os seus clientes.
Em paralelo, e apostando no desenvolvimento do capital humano nos mercados onde atua, a empresa investiu na criação de uma academia de formação – a Asseco Academy – com o objetivo de certificar especialistas em tecnologias de informação orientados para o setor financeiro.
A Asseco Academy, com vários cursos já realizados em Angola e Moçambique, tem permitido uma formação de alta qualidade englobando processos de avaliação e atribuição de certificação que valorizam grandemente os que a frequentam. Por outro lado, procurando ir ao encontro das expetativas dos clientes, a Academia definiu um conjunto de cursos e programas formativos que têm como objetivo oferecer competências acrescidas que possam contribuir para o desenvolvimento social e económico das várias geografias onde a empresa está presente.
A preocupação com ações de carácter social conduziu igualmente à criação da Asseco Solidária, promovendo a sua vertente de responsabilidade social. A empresa e os seus colaboradores têm participado em atividades de voluntariado e intervenção nas comunidades onde está inserida, promovendo projetos diferenciadores, sempre pautados pelos valores de dádiva, partilha, voluntariado e solidariedade.
Numa história de mais de 30 anos, a Asseco PST habituou-se a ver em cada novo desafio uma nova oportunidade. E nem a atual crise pandémica, provocada pela Covid-19, abalou a sua capacidade inovadora e criativa, antes motivou toda a equipa a colocar os seus melhores esforços ao serviço da transformação necessária para ultrapassar os obstáculos. A melhor prova de que se manteve 100% ligada é o vídeo que reúne fotografias de dezenas de colaboradores, nos seus postos de trabalho adaptados em casa, sempre bem protegidos – na sala, na cozinha, no quarto… – com o habitual nível de operacionalidade e o escritório portátil disponível 24/7. Alteraram-se rotinas, mas manteve-se a dinâmica.
“Queremos continuar um passo à frente para que nada falhe!”