Equinix inova em sustentabilidade

A Equinix defende uma transformação digital sustentável. Somos inovadores em tecnologia, temos metas baseadas na ciência e queremos ser climaticamente neutros até 2030. As nossas inovações incluem, por exemplo, células de combustível de hidrogénio, refrigeração líquida de alta densidade e sistemas de recuperação de calor.

A sustentabilidade está a impulsionar a inovação no setor da infraestrutura digital, abrangendo desde as políticas e as operações de negócios, até às cadeias de fornecedores. Um pouco por todo o globo, as organizações de TI estão a repensar a sua atividade, a inovar na forma como projectam os seus produtos e a otimizar as suas parcerias, alinhando-se com as metas climáticas. A liderança em sustentabilidade é um dos princípios fulcrais dos esforços de inovação da Equinix, sustentando o objetivo da empresa de alcançar a neutralidade climática operacional até 2030.

De modo a reduzir a PUE (Power Usage Efficiency) dos data centers, estão a surgir diversas inovações, tais como a refrigeração líquida, soluções de eficiência energética e modelos de Machine Learning, que analisam e prevêem padrões de uso de energia e de armazenamento. Os avanços em termos de energias limpas e renováveis, tais como as células de combustível e o hidrogénio verde, estão igualmente a acelerar a “positividade” da rede, assim como o reaproveitamento do calor residual dos data centers, para soluções de aquecimento de áreas residenciais.

A Equinix está a construir os data centers de nova geração

O setor dos data centers não poderá evoluir rumo à neutralidade climática trabalhando isoladamente. Por essa razão, a Equinix liderou o desenvolvimento e tornou-se signatária do Climate Neutral Data Center Operator Pact and Self-Regulatory Initiative[2] em janeiro de 2021, unindo forças com associações comerciais e provedores de infraestrutura cloud e data centers na Europa. Conjuntamente, estamos a perseguir o objetivo de tornar a Europa climaticamente neutra até 2050. Presentemente, o pacto inclui 65 membros, cooperando no desenvolvimento de novas soluções na área da sustentabilidade, incluindo projectos de redução drástica do uso de água, a implementação de hidrogénio verde e o uso de energias renováveis.

Para ajudar os nossos clientes a alinharem os seus objetivos em termos de sustentabilidade com as suas necessidades em matéria de infraestrutura digital, a Equinix lançou recentemente o centro Co-Innovation Facility (CIF), na área de Washington, D.C. O CIF estará focado – em parceria com os principais inovadores de tecnologia de data center – nas inovações que irão definir a próxima geração dos data centers: mais sustentabilidade, edificações mais rápidas e económicas e maior densidade de operações, fiabilidade e eficiência. Estes objetivos estão todos alinhados com a estratégia de sustentabilidade Future Firstda Equinix, direcionada para auxiliar os nossos clientes a escalar a sua transformação digital de modo sustentável.

Um dos exemplos mais recentes do compromisso da Equinix com a sustentabilidade é o novo data center Equinix MU4 em Munique, que será alimentado por energia 100% renovável e terá uma fachada verde, actuando como isolamento e refrigeração natural adicional. A próxima fase do data center incluirá um sistema Aquifer Thermal Energy Storage (ATES), otimizando a eficiência de refrigeração e reduzindo a pegada de carbono.

Várias iniciativas de sustentabilidade estão igualmente planeadas para o recém-anunciado data center Equinix PA10 em Paris, incluindo um projeto de recuperação do calor emitido pelos equipamentos dos clientes, para aquecimento da piscina comunitária local. A cobertura do PA10 terá uma estufa com 430 m², que beneficiará de um sistema de recuperação de calor. Este jardim na cobertura ajudará a reter a água da chuva, evitando o desperdício de água.

Células de combustível para alimentar os data centers

A Equinix faz parte de um consórcio de sete empresas, criado pela Clean Hydrogen Partnership, para desenvolver células de combustível com baixa emissão de carbono, como fonte primária de energia para data centers. Este projeto está alinhado com o objetivo da Comissão Europeia de acelerar a adoção de células de combustível de hidrogénio, para responder às necessidades das indústrias com uso intensivo de energia, potenciando a construção de uma rede elétrica mais verde. Este projeto também corresponde à meta da Equinix de alcançar 100% de energia renovável em toda a sua presença global. Uma vez que as células de combustível são amplamente reconhecidas como uma opção de energia mais limpa e silenciosa, podem ser implementadas em data centers localizados em áreas urbanas densamente povoadas.

Últimos artigos

Infraestrutura

Voltar a Falar do IT

Infraestrutura

IDC Cloud Roadshow 2022 – Veja aqui o Best of!