Equinix adere ao projeto Gaia-X, para acelerar a infraestrutura digital europeia

Num contexto de crescentes preocupações com a ciber-segurança, a Equinix partilha a sua experiência em termos de interconexão com entidades académicas, governamentais e provedores de serviços digitais, num push pela soberania dos dados na Europa.

Equinix, Inc. (Nasdaq: EQIX), empresa mundial de infraestrutura digital, aderiu à associação internacional sem fins lucrativos Gaia-X, para apoiar o seu plano ambicioso de desenvolver uma infraestrutura digital soberana e confiável para a Europa.

No seguimento dos desenvolvimentos geopolíticos recentes, os líderes europeus estão focados em garantir a solidariedade e segurança, inclusive em questões como a privacidade dos dados e a soberania digital. O projeto Gaia-X nasceu deste desejo de desenvolver a próxima geração da infraestrutura digital europeia, incorporando os valores europeus de transparência, abertura, proteção de dados e segurança.

A Gaia-X visa criar uma estrutura aberta de standards tecnológicos e APIs, de modo a dar suporte a uma infraestrutura digital regional, federada e descentralizada. Esta infraestrutura de dados qualificada permitirá que os provedores de serviços europeus possam interoperar e trocar dados por meio de um ecossistema interconectado de provedores.

No âmbito da sua missão de fornecer uma base segura, aberta e transparente para a economia digital, a Equinix visa promover este projeto, partilhando a sua experiência na disponibilização de uma plataforma global de interconexão global e federada, assente em pontos de Exchange neutrais. O Equinix Fabric™ e o Equinix Internet Exchange® facilitam a interoperabilidade e a partilha de informações entre redes autónomas de clientes e parceiros, sistemas de tecnologia e aplicações. Além disso, os membros da Gaia-X irão também desenvolver um repositório comum de fontes de dados e sistemas de infraestrutura, para garantir que os dados armazenados possam ser trocados em conformidade com os regulamentos europeus de proteção dos mesmos, respeitando os objetivos de soberania, disponibilidade e inovação.

Comentando o papel da Equinix neste projeto, Peter Waters, Chief Privacy Officer, Equinix, afirmou que “a Equinix espera usar a sua vasta experiência em interconexão e infraestrutura digital no sentido de desempenhar um papel fundamental no processo de trazer este projeto inovador para a luz do dia, como parte dos esforços globais da empresa para ajudar a desenvolver as empresas e as sociedades do futuro.

Nos últimos anos, as vulnerabilidades em termos de ciber-segurança aumentaram devido às grandes quantidades de dados gerados pelas empresas, que aumentaram a sua presença digital para responder à procura. Os ecossistemas digitais devem ser projetados para atender aos requisitos de privacidade dos dados, mas também para promover um fluxo de dados gratuitos, mas seguro, para que os utilizadores possam colaborar sem precisar de se preocupar com questões de segurança. O Equinix Fabric, e os diversos parceiros provedores de serviços que ele hospeda, estão empenhados nos mesmos elementos essenciais que a Gaia-X tem em mente. Temos o prazer de disponibilizar a nossa experiência, para apoiar a missão da Gaia-X – criar uma infraestrutura de dados federada e segura, onde empresas e indivíduos possam reter a soberania dos dados e garantir que os seus dados possam ser trocados, com segurança”, acrescentou.

A estrutura de software desenvolvida através da iniciativa Gaia-X também possibilitará uma aprendizagem significativa para outras regiões do mundo, que procuram aumentar a conectividade entre os países, mantendo a soberania dos dados. O conjunto comum de políticas e regras promovido pelo projeto europeu pode ser aplicado a qualquer stack de tecnologia existente na cloud ou no edge, com o intuito de se obter transparência, controlo, portabilidade e interoperabilidade entre dados e serviços. Isto afigura-se vital, pois as empresas continuam a procurar novas oportunidades de negócios, expandindo-se para novos mercados e públicos mais vastos.

O último estudo Global Interconnection Index, da Equinix, evidencia que os líderes digitais aumentaram a sua infraestrutura digital mais nos últimos cinco trimestres do que nos últimos cinco anos. À medida que as empresas continuam a expandir-se para novos mercados, prevê-se que a largura de banda de interconexão cresça mais de 35% CAGR, esperando-se igualmente que 85% das empresas globais expandam o acesso multicloud a várias regiões até 2025. Este facto demonstra quão vital será, para o crescimento e estabilidade dos negócios no futuro, a conexão entre operadores de rede e cloud por meio de uma infraestrutura digital segura e aberta.

Saiba mais sobre o projeto Gaia-X

Saiba mais sobre o Equinix Fabric™

Saiba mais sobre a Platform Equinix®

Blog Equinix: The Building Blocks of Digital Infrastructure

Sobre a Equinix

Equinix (Nasdaq: EQIX) é a empresa mundial de infraestrutura digital. Os líderes digitais tiram partido da plataforma fiável da Equinix, para criar e interconectar a sua infraestrutura digital fundamental, à velocidade do software. A Equinix permite que as organizações acedam a todos os locais, parceiros e oportunidades relevantes, de modo a poderem escalar a sua infraestrutura com agilidade, acelerar o lançamento de serviços digitais, disponibilizar experiências de classe mundial e multiplicar o seu valor, respeitando, ao mesmo tempo, as suas metas de sustentabilidade.

Últimos artigos

Infraestrutura

Avançando na jornada para a cloud: Soluções de telecomunicações convergentes para alavancar valor nas organizações