A aposta de futuro feita por dois bancos na nossa marca comprova a importância da transformação digital enquanto elemento-chave na forma de as instituições financeiras interagirem com os seus clientes bancários.
Entre os projetos mais relevantes que a Asseco PST conquistou no final de 2020 na área de implementação de canais digitais, dois merecem uma especial referência. Por um lado, por se tratar de instituições bancárias que decidiram investir fortemente na área da inovação num setor altamente concorrencial; por outro, por se tratar de novos contratos que revelam a maturidade das soluções de canais digitais da Asseco PST.
Em Moçambique, e após um longo processo negocial, fomos o parceiro escolhido para implementar o Internet Banking, o Mobile Banking e o USSD de uma instituição financeira de raiz internacional com uma forte implantação na economia deste país africano.
Em Angola, por seu turno, a nossa empresa ganhou, face a outros fornecedores que estavam igualmente na corrida, a implementação do novo Internet Banking num banco que tem no seu ADN um forte espírito de responsabilidade social e que aposta na promoção do desenvolvimento regional. A instituição adjudicou ainda à Asseco PST a disponibilização de um novo canal, o Mobile Banking – APP nativa para iOS e Android.
A digitalização da banca tem acelerado em todo o mundo e África não é exceção. No atual contexto pandémico, os canais digitais deixaram de ser canais complementares para se tornarem a forma possível de interação com os clientes e permitir a concretização dos negócios. Nesta nova realidade, programas de transformação digital que tinham uma execução prevista em anos passaram a ter o objetivo de serem executados em meses. O salto tecnológico está, pois, à vista.
Qualquer um dos dois projetos agora conquistados, já em fase interna de desenvolvimento, mostram não só a confiança dos clientes nas soluções de canais digitais da Asseco PST, como representam um estímulo adicional para a nossa aposta continuada na evolução e inovação.