Potencialidades das infraestruturas Cloud para as empresas

Há um crescimento exponencial na produção de dados, que devem ser devidamente armazenados, mantidos, alimentados, geridos e processados para se transformarem em insights que representem otimização e competitividade a nível de recursos para as organizações. As infraestruturas Cloud poderão mesmo ser a solução para este desafio.

Os negócios dependem de dados para sobreviverem e evoluírem. Para dar resposta ao crescimento exponencial na produção de dados e respetivas necessidades de processamento existe a necessidade constante de desenvolvimento no sentido da transformação digital das infraestruturas.

Uma infraestrutura Cloud, e a respetiva computação em Cloud, utiliza os recursos de IoT para manter os dispositivos numa rede interconectada. Este é um formato virtual inovador de armazenamento e recolha de dados que se tornou muito comum, por ser mais ágil, económico e flexível no seu funcionamento, e por corresponder à complexidade de gerir novos ecossistemas, recursos e análises de múltiplas plataformas em tempo real através de diversos dispositivos. É remoto, rápido, confiável, robusto, seguro, com eficiência de recursos, à prova de recessão e torna o dia a dia das empresas mais fácil, por lhes permitir corresponder ao aumento da procura sendo conservador a nível de infraestrutura para as organizações.

Inclui todo o hardware e software adequado para agilizar o dia a dia das empresas - servidores, armazenamento, virtualização, serviços, ferramentas de gestão e operações consistentes e escaláveis na rede. Além disso, por norma oferece suporte com ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML), que alinham os KPIs essenciais do negócio, detetam mais facilmente tendências e automatizam respostas que aumentam a sua resiliência e flexibilidade. Existe um maior controlo dos dados e a gestão e análise dos mesmos é cada vez mais proativa, preditiva e intuitiva.

Benefícios das infraestruturas Cloud e as suas potencialidades para os negócios:

1.    Mobilidade, flexibilidade e velocidade. Há um acesso a dados reais e atualizados por meio de diferentes dispositivos e a adaptação das soluções de infraestrutura conforme as necessidades, havendo uma maior liberdade na maneira como se pode operar, crescer e expandir em diferentes áreas. Os dados são provisionados e disponibilizados de maneira flexível e há um acesso self-service à informação de maneira fácil, segura e rápida, aumentando a capacidade de resposta à procura do mercado e ainda a potencialidade de crescimento de negócio.

2.    Implementação de apps em qualquer parte do mundo, permitindo a escalabilidade e um melhor desempenho organizacional. Controla, otimiza e informa automaticamente o uso de recursos com base no tipo de serviço como armazenamento, processamento, largura da banda e contas de utilizador ativas, o que por sua vez permite o trabalho remoto.

3.    Garantia de funcionamento de negócio de forma contínua e produtiva. Maior disponibilidade e fiabilidade de serviço, mesmo quando o data center corporativo se encontra inativo. As interrupções tornam-se raras, o que evita o tempo de inatividade.

4.    Se bem construída, a infraestrutura Cloud pode ser um ambiente excelente para proteger informações internas e externas de uma empresa. A maioria dos problemas de segurança na Cloud dependem mais da sua configuração do que propriamente de agentes externos.

5.    Visibilidade de custos aprimorada. Os recursos de computação funcionam sem interação humana, havendo uma menor necessidade de soluções personalizadas de hardware e software, de um data center central físico, e respetivas manutenções.

A infraestrutura Cloud é uma ferramenta muito poderosa para as organizações na sua gestão eficiente de recursos de computação. No entanto, a sua migração envolve processos e know-how, a adoção de práticas e padrões para alcançar a agilidade, escalabilidade, disponibilidade e transparência, só funcionando de maneira adequada se configurada corretamente. Por isso é necessário planear, organizar e informar para obter os inúmeros benefícios desta tecnologia.

É necessária uma estratégia com este foco, o conhecimento das diferentes soluções para a escolha adequada às necessidades das operações, o uso de IA para automatizar serviços ou dar suporte a um plano de expansão, a gestão de dados para garantir a sua segurança e atualização, e um plano de riscos.

A Izertis é especialista em Cloud com mais de 150 projetos de Cloud OnBoarding, desenho de arquiteturas híbridas e integração de serviços multi-vendor PaaS e SaaS através do seguimento das normas da indústria tais como CobIT, ISO 2000, ISO 27000, ENS ou PCI DSS. Conta com as parcerias tecnológicas mais avançadas do mercado e know-how técnico com experiência comprovada para garantir a melhor resposta às suas necessidades.

Contacte via [email protected] para otimizar a continuidade, produtividade e escalabilidade do seu negócio através de melhoria de acessos, comunicação, segurança e simultânea redução de custos operacionais.

Últimos artigos

Infraestrutura

Avançando na jornada para a cloud: Soluções de telecomunicações convergentes para alavancar valor nas organizações