Otimizar a resiliência na cloud é um imperativo para os líderes de Infraestrutura & Operações (I&O). A Gartner destaca 9 princípios fundamentais para alcançar esse objetivo. Os analistas sublinham a importância de as equipas de I&O compreenderem as causas comuns das interrupções na cloud, que frequentemente contribuem para a degradação do seu desempenho.
Características e Causas Comuns de Interrupções na Cloud
Chris Saunderson, Senior Director Analyst da Gartner, destaca que a resiliência na cloud não é alcançada por magia, e os bugs de software, não as falhas físicas, são os principais responsáveis por quase todas as interrupções na cloud. Enfatiza que as interrupções de serviço raramente são totais: falhas parciais, degradações de serviço, problemas ao nível individual e questões locais são as mais típicas.
9 Princípios-Chave da Gartner para a Resiliência Cloud
A equipa de I&O deve utilizar a cloud de forma que esta seja tão ou mais resiliente do que as infraestruturas locais. Nesse contexto, os 9 princípios estabelecidos pela Gartner são fundamentais:
- Alinhamento do Negócio: Alinhar os requisitos de resiliência com as necessidades do negócio;
- Abordagem Baseada em Risco: Adotar uma abordagem baseada no risco, no planeamento da resiliência, priorizando falhas comuns e difíceis de mitigar;
- Mapeamento de Dependências: Criar gráficos de dependência para configurar a resiliência, abrangendo middleware, bases de dados, serviços de cloud e pontos de integração;
- Disponibilidade Contínua: Manter aplicações, serviços e dados disponíveis, sem tempo de inatividade e com impacto limitado durante falhas;
- Resiliência na Conceção: Assegurar que a aplicação é resiliente desde a conceção, indo além da resiliência da infraestrutura;
- Automatização de Disaster Recovery (DR): Implementar automatização total ou quase total do DR para responder a objetivos rigorosos e permitir testes regulares;
- Padrões de Resiliência: Adotar normas de resiliência além da arquitetura e do Disaster Recovery;
- Favorecer Soluções Nativas da Cloud: Utilizar as soluções dos fornecedores de cloud para reforçar a resiliência;
- Foco nas Funções de Negócio: Explorar alternativas leves de TI ou substituições de aplicações, de entrega de funcionalidade comercial crítica necessária.
Estratégias Adicionais para Fortalecer a Resiliência Cloud
- Monitorização Proativa Contínua: Implementar sistemas proativos para identificar sinais de degradação, antes do impacto nos utilizadores.
- Formação Contínua e Desenvolvimento: Investir em programas para manter as equipas atualizadas com as últimas práticas e tecnologias.
- Protocolos de Comunicação Eficientes: Estabelecer protocolos para garantir uma resposta rápida na existência de interrupções.
Expertise Izertis: Uma Infraestrutura Tecnológica Robusta
Construa uma infraestrutura tecnológica robusta com as soluções da Izertis. Enfrente os desafios em escalabilidade, redução de custos, garantia de transmissão de dados, e alinhamento estratégico com as nossas soluções especializadas.
Porquê a Izertis?
- Experiência em mais de 150 projetos de Cloud OnBoarding.
- Metodologia com CALMS, DevSecOps e estruturas Cloud Adoption Framework.
- Redução de despesas operacionais com equipas especializadas.
- Alinhamento com normas da indústria como CobIT, ISO 2000, ISO 27000, ENS, ou PCI DSS.
Izertis Cloud Stack:
- Cloud Pública e Privada;
- Data Center;
- Modern Workplace;
- Gestão de Ambientes Cloud;
- Continuidade de Negócio e Recuperação de Desastres.
Descubra como a nossa experiência em mais de 150 projetos pode garantir uma infraestrutura tecnológica robusta. Conheça mais em https://www.izertis.com/pt/tech-infrastructures e fortaleça a resiliência do seu negócio na cloud.