Os desafios transversais numa empresa de Tecnologias de Informação

Descubra alguns dos maiores desafios que se apresentam aos gestores das empresas de TI, seja nas áreas de gestão, Marketing, recursos humanos e vendas e de que forma podem ser transformados em oportunidades para o negócio.

O mercado das Tecnologias de Informação (TI) é dos mais desafiantes do ecossistema empresarial, não só pela inovação que lhe está inerente, mas também pela velocidade com que evolui, sobretudo desde que se vive em plena revolução digital.

Quando falamos de tecnológicas que atuam no mercado B2B (ou B2B2B), os desafios são ainda maiores, devido às especificidades que as caracterizam, como os processos de venda longos e complexos, a intangilibilidade da oferta ou a exigência permanente em trazer valor acrescentado aos seus Clientes.

Num dos principais eBooks da OUTMarketing trazemos-lhe alguns dos maiores desafios que se apresentam aos gestores das empresas de TI, seja nas áreas de gestão, Marketing, recursos humanos e vendas e de que forma podem ser transformados em oportunidades para o negócio.

Desafios do Marketing

A revolução digital veio transformar de forma drástica o papel que o Marketing desempenha nas empresas de TI, aproximando-o a passos largos do negócio.

A proliferação do digital tem permitido à área do Marketing tornar‑se mais precisa, mensurável e até preditiva. Com a transformação da massa de dados - big data- em informação útil para o negócio, o Marketing ganha terreno nas organizações, trazendo todos os dias novos desafios aos seus gestores.

Desafios de Vendas

Vender de forma massificada e indiferenciada deixou de ser suficiente, sobretudo quando falamos de vendas complexas no mercado B2B.

Numa era em que a tecnologia domina o quotidiano - dando ao consumidor o poder de conduzir o seu processo de compra, ao invés de ser conduzido - é exigido que os gestores comerciais repensem as suas formas de abordagem de vendas, que deverão ser cada vez mais “cirúrgicas”.

Desafios dos Recursos Humanos

O mercado tecnológico assiste a uma grande escassez de profissionais que possam dar resposta à crescente procura.

Esta realidade tem colocado as pessoas como um dos focos estratégicos das empresas de TI, desafiando gestores de recursos humanos a transformarem os seus processos de atração e retenção de colaboradores.

Desafios da Estratégia Empresarial

A área da gestão é a espinha dorsal das empresas de TI, pois é a ela que compete garantir as bases que norteiam as restantes áreas/departamentos, nomeadamente os do Marketing, das vendas e dos recursos humanos.

Junte-se a nós e a alguns dos gestores das tecnológicas de referência como a WeDo Technologies, a Microsoft, ou a KPMG e descubra quais são os desafios transversais às empresas de TI…porque muito provavelmente, também são os seus aqui.

Últimos artigos