Os desafios de Marketing para as empresas de Tecnologias de Informação

É inegável que a Transformação Digital e as Tecnologias de Informação vieram dar uma nova forma ás estratégias de comunicação e vendas tradicionais. Foi com esta premissa que Nelson Teodoro da Novabase, Vanda de Jesus da Microsoft, Paulo Lopes da Xpand IT e Diana Silva da Primavera BSS vieram à Conferência Falando TI 1.ª edição.

É inegável que a Transformação Digital e as Tecnologias de Informação vieram dar uma nova forma ás estratégias de comunicação e vendas tradicionais, sendo que, com o surgimento de novas ferramentas para explorar, acompanhar e maximizar levaram à mudança de objetivos. Foi com esta premissa que Nelson Teodoro da Novabase, Vanda de Jesus da Microsoft, Paulo Lopes da Xpand IT e Diana Silva da Primavera BSS vieram à Conferência Falando TI dar o seu testemunho e partilha de conhecimento.

Há muito que o Marketing deixou de ser percecionado como um custo irrelevante, para ser olhado como um investimento essencial para qualquer empresa de TI e que chega a integrar as decisões dos Executive Board. Apesar desta clara evolução, ainda existe um potencial que não é explorado a 100% e que deve ser aproveitado pelas empresas de Tecnologias de Informação. Como forma de fazer face a esse desafio, há que, não só compreender os desafios que se apresentam ao Marketing moderno, vertiginosamente acelerado pela transformação digital, como também capitalizar as oportunidades a ele inerentes.

Como falámos ainda existem muitas barreiras para integrar o Marketing na estratégia da empresa. Muito mais do que um departamento que apenas gere a marca da empresa, o Marketing deve ser olhado como um verdadeiro produtor de inputs e outputs estratégicos e consequentemente, um impulsionador de vendas.

«Em muito impulsionado pelo fenómeno da revolução digital, esta área tem hoje a capacidade de captar um dos bens mais preciosos para qualquer empresa: os dados. Transformando o Big Data em informação útil para o negócio, consegue traçar perfis detalhados do consumidor (buyer personas), construir campanhas preditivas 360º, combinando meios, canais e tecnologias. Por tudo isto, é importante que os gestores coloquem o Marketing na linha da frente, enquanto área estratégica e próxima da gestão.».

Foi sobre este desafio de integrar a Transformação Digital e as Tecnologias de Informação, que na 1.ª edição da Conferência Falando TI falámos com a Novabase, Microsoft, Xpand IT e Primavera BSS! Saiba todos os desafios aqui

Últimos artigos