Existem provas concretas que o Content Marketing é realmente eficaz. A taxa de conversão em websites que utilizam Content Marketing, é seis vezes maior do que a dos que não utilizam - 2.9% para 0.5% (Rock Content). Acresce a isso, 71% dos profissionais que trabalham com Marketing B2B, recorrem ao Marketing de Conteúdo para gerar Leads, de acordo com a Resultados Digitais.
Importa reter que os conteúdos precisam de ser apresentados de forma inovadora e com relevância. E que todo esse trabalho será em vão se deixarmos de lado as boas práticas de SEO (Search Engine Optimization). Mas, não pense que basta apenas otimizar os textos para os motores de pesquisa, é preciso também saber divulgar os conteúdos nos canais certos e com a utilização de ferramentas digitais que nos ajudam a catapultar a sua eficácia.
Para funcionar em pleno, o Content Marketing deve ser combinado com o SEO:
Divulgar o Conteúdo: 87% dos profissionais de Marketing utilizam as redes sociais para promover o seu conteúdo, segundo o Interactive Advertising Bureau. É essencial saber usar as redes sociais (Facebook, LinkedIn, Twitter, Google+) porque são excelentes veículos de comunicação, assim como o e-mail marketing ou assessoria de imprensa. No entanto, cada uma delas possui características específicas e, por isso, é necessário adaptar o tom da mensagem que irá acompanhar o conteúdo.
Dar cor e forma ao Conteúdo: de acordo com o Google, 70% das pesquisas realizadas no motor de pesquisa, estão a apresentar em primeiro lugar resultados de vídeos. Por isso, se o conteúdo pode ser convertido num vídeo, a possibilidade de obter um melhor posicionamento nos resultados do Google é maior. Mas atenção, uma imagem vale mais que mil palavras, mas não as substitui: o objetivo de utilizar elementos visuais é o de agregar valor ao conteúdo apresentado.
Em B2B, as táticas de Content Marketing mais usadas passam por publicar nas Redes Sociais, construir e enviar eNewsletters, disponibilizar materiais gratuitos no website, dinamizar o blog, marcar presença em eventos, apresentar casos de sucesso, vídeos e/ou fotos, dar a conhecer whitepapers, apresentações online, assessoria de imprensa, apresentações online, etc.
Conheça a importância do Marketing de Conteúdo na estratégia de Marketing das empresas de Tecnologias aqui.