A transformação digital tem vindo a revolucionar diversos setores, nomeadamente o de TI. Decorrente desta (re)volução, as empresas têm apostado, cada vez mais nos canais digitais, para comunicar com o target e vender os seus produtos/serviços. Apesar desta aposta, são ainda muitas as dúvidas sobre este o potencial da web, isto porque, em 2021 ainda há empresas onde o departamento de Marketing é meramente operacional, não planeia e não define estratégias para atingir resultados.
Presentemente, o digital é o canal de contacto entre empresas e clientes. Assim é essencial uma estratégia de Marketing Digital, baseada em Content Marketing e apoiada nas Tecnologias, para posicionar, criar autoridade e notoriedade da sua empresa no mercado. Para fazer um plano de Marketing Digital estratégico tem, em primeiro lugar, de saber quem são os seus clientes-tipo, quais as suas preferências, receios e necessidades. Tem de conseguir caraterizar na perfeição o seu mercado. São as chamadas «personas». Só depois de traçado o perfil que pretende atingir é possível começar a traçar a estratégia de Marketing Digital que a sua empresa vai seguir. Mas, primeiro que tudo, tem ainda de fazer um diagnóstico dos seus canais digitais.
Eis algumas questões que deve analisar:
- O site da sua empresa está otimizado em termos de SEO?
- O website é responsivo e amigável em termos de usabilidade?
- Tem redes sociais e são atualizadas frequentemente?
- O seu website já tem um blog? E esse blog é atualizado com frequência?
- Envia Newsletters periodicamente aos seus clientes e prospects?
Feita esta análise, está na hora de corrigir o que não estiver de acordo com as melhores práticas do Marketing Digital e passar à ação. É nesta fase que importa definir quais as palavras-chave pelas quais o seu target pesquisa quando procura bens e serviços ligados ao seu negócio. Uma vez definidas as palavras-chave, está na hora de otimizar os conteúdos nos vários suportes, tendo em contas essas palavras-chave.
Comece pelo website e pelas Newsletters (caso existam) e passe para as redes sociais em seguida. Quando todos os seus canais e suportes digitais estiverem otimizados, é altura de delinear o planeamento, no tempo, dos conteúdos a produzir para que o seu plano de Marketing Digital produza resultados.
É preciso definir quais os temas a abordar para cada persona, dependendo do seu estado de maturidade face aos produtos ou serviços que comercializa. É importante que tenha em conta as palavras-chave que definiu em cada um dos temas. Seguidamente, vai definir quais os artigos a produzir para o Blog e a sua frequência, quais os posts a colocar nas várias redes sociais e os temas dos seus próximos envios de e-mail Marketing.
Este planeamento traçado no tempo tem de ter em conta a frequência de publicação, as palavras-chave a potenciar e o público a atingir. Só a integração de todos os conteúdos vai permitir que o seu plano de Marketing Digital gere resultados, em termos de leads e, posteriormente, de vendas.
FAQs de Marketing Digital para Tecnologias:
1. É necessário um grande investimento para iniciar uma estratégia de Marketing Digital?
Não é necessário um grande investimento para desenvolver uma estratégia de marketing digital, mas ele tem que existir. A grande vantagem do marketing digital é a capacidade de analisar a performance das ações desenvolvidas e, assim, conseguir ir gerindo e realocando o budget.
2. Quando a linguagem é muito técnica, faz sentido ter uma estratégia de conteúdo?
A produção de conteúdo, numa estratégia de marketing digital, faz todo o sentido para as empresas de tecnologia. É através dele que se consegue chegar ao target e fazer parte do seu processo de compra, dando o conteúdo certo, no momento ideal.
3. Quanto tempo demoram a surgir os primeiros resultados da estratégia de Marketing Digital?
O tempo para aparecerem os primeiros resultados da estratégia de marketing digital, é variável. Existem iniciativas que podem acelerar os resultados mas, mais importante do que ter leads rápido é ter leads de qualidade.
4. Qual será o alcance efetivo da estratégia de Marketing Digital?
As ações de Marketing Digital, bem realizadas e apoiadas num bom conteúdo, direcionado e relevante, vão chegar a quem tem o poder de decisão de compra. Não basta realizar as iniciativas adhoc, é preciso fazê-las de forma estratégica e com foco permanente na buyer persona.