Pandemia Não Trava a Adoção, Microsoft no IDC Data Monetization & Management
A inteligência artificial tem vindo a trilhar o seu caminho nas organizações, mas muito está ainda por fazer. Manuel Dias, National Technology Officer da Microsoft Portugal veio ao IDC Data Monetization & Management 2021 falar sobre o tema, mas começou por recuar mais de 50 anos para lembrar que o desenvolvimento de IA não é recentemente, mas tem sofrido, nos últimos anos, um forte impulso. Inteligência artificial não será mais do que a capacidade de aprender com dados e experiências em vez de ser algo explicitamente programado. Ela ajuda a perceber novas realidades, aprender com novos algoritmos e a sermos, no fundo, mais eficientes.
Nas últimas décadas duas, muito do que tem sido feito em termos de IA resulta de uma profunda investigação e desenvolvimento. A utilização desta tecnologia associada a redes neuronais profundas foi uma enorme mais-valia “na prevenção e combate do COVID-19”, por exemplo. E, apesar da pandemia, o investimento em IA continua a acelerar. Manuel Dias recorda que “47% dos projetos relacionados com IA foram acelerados devido ao Covid-19”.
Mas como tirar o máximo partido da IA nas organizações? O primeiro passo é saber por onde começar, mas também:
- Colocar a IA em ação, ou seja, disseminá-la em toda a organização e fazer uma ligação ao negócio;
- Democratizar e disponibilizar soluções de IA a todos os trabalhadores com diferentes skills nesta área;
Em suma, colocar IA em ação é trabalhar para promover a resolução dos desafios do hoje e do amanhã. Uma das iniciativas da Microsoft em colaboração com vários parceiros para impulsionar a IA dentro das organizações é a IA Business School. E sempre que trabalhamos neste, como em outros campos, importa não esquecer que “a única forma de descobrir os limites do possível é indo além deles, até ao impossível” já dizia Arthur C. Clarke.
Manuel Dias
National Technology Officer at Microsoft