Promovido pela NOVA Science and Technology School (FCT NOVA), esta formação pioneira em empreendedorismo envolve anualmente mais de 1.000 alunos, uma equipa de 12 professores, cerca de 70 convidados empresariais e a apresentação final de 250 pitchs.
Para a Asseco PST, o patrocínio permite não só o reforço da sua visibilidade e ligação ao mundo universitário, posicionando a marca ao nível dos estudantes, como associar-se a uma das mais prestigiadas instituições do ensino superior em Portugal.
Durante a formação, a Asseco terá oportunidade de colocar desafios empresariais e receber ideias de uma turma de estudantes, bem como trabalhar como mentor de uma equipa de formandos. No final, terá acesso a 60 pitchs sobre empreendedorismo, valorizando as melhores ideias de negócio que poderão dar origem a futuras startups.
Com uma duração de cinco semanas e tendo por base alunos das áreas de ciências e engenharia, o curso permite a apresentação de ideias tecnológicas inovadoras do ponto de vista de implementação no mercado. A formação percorre todos as fases de um projeto empreendedor, desde o design thinking e o modelo de negócio, passando pelos planos financeiro e de comunicação, e terminando num pitch para o mercado, avaliado por empresas e entidades convidadas.
É a primeira vez que a Asseco PST se associa à Universidade Nova no patrocínio deste curso, cujo impacto tem aumentado de ano para ano. Desde que foi lançado, no ano letivo de 2012/2013, o programa “Empreendedorismo FCT” já formou cerca de 7.500 alunos de mestrado de 38 programas diferentes de ciências e engenharia, creditando 3 ECTS a cada estudante no quadro do sistema de créditos europeu em vigor com o Acordo de Bolonha.