Ao longo do ultimo ano, assistimos a uma forte aceleração digital em todos os setores da sociedade, e a área de Marketing não fugiu à regra. Canais, ferramentas e estratégias utilizadas pelos mais competentes departamentos de Marketing, caíram para Segundo plano, por troca com ideias mais disruptivas, alicerçadas na tecnologia e no digital, capazes de aproximar as empresas dos seus públicos.
2022 será um ano que promete aumentar o fluxo de comunicação digital de forma ainda mais intensa. Será um ano fundamental para que as organizações olhem definitivamente para os dados e para a inteligência artificial como um fator determinante para a tomada de decisão e para a melhoria da custmomer experience. Analisando estes últimos tempos, quais poderão ser as tendências decisivas para o sucesso organizacional num future próximo? Identifico quarto tendências do Marketing para 2022.
MUDANÇAS NOS FORMATOS VÍDEO
O vídeo já não é uma tendência, é já uma certeza. No entanto, não se consubstancia apenas na adoção do formato vídeo em sites, blogs ou redes sociais. Há que explorar novos formatos, cada vez mais democratizados e eficazes, como é o caso dos short-form vídeos. Este tipo de vídeos, muito curtos, é cada vez mais potenciado pelas plataformas de distribuição – Tik Tok, Instagram Reels ou YouTube Shorts, são alguns dos exemplos e mesmo o Linkedin já procura ovas formas de potenciar este formato, depois do fracasso com as suas “stories”. Segundo o “HubSpot Blog’s 2022 Marketing Industry Trends Survey”, 51% dos marketers que utilizam short-form vídeos planeiam aumentar o seu investimento neste formato, em 2022”.
MARKETING ORIENTADO POR DADOS
O data-driven não é um conceito novo, mas muitos são os marketers que ainda não tiraram partido desta “filosofia”. Em 2022, será essencial que o façam! Ser data-driven passa por orientar todas as suas ações e decisões pelos dados. A intuição e o “achismo” são colocados de lado e olhamos somente para evidências analíticas.
A aplicação deste conceito no Marketing passa, por exemplo, pela adoção de ferramentas de Customer Relationship Management e Automation Marketing capazes de, por um lado, registar todas as interações com prospects, leads e clientes, e, por outro lado, automatizar touchpoints em função dessas mesmas interações e da “posição” da Lead no Marketing Funnel. No fundo, monitorizar e nutrir as Leads ao longo da jornada de qualificação.
CHATBOTS
Os assistentes virtuais assumem um papel cada vez mais importante. Permitem criar uma relação sólida e coerente entre a marca e o público, e possibilitam um atendimento rápido e eficiente, capaz de responder às exigências e necessidades dos consumidores, 24 horas por dia.
Estas ferramentas, com recurso a Inteligência Artificial e mecanismos de linguagem natural, tornam-se fundamentais no período pandémico e vão continuar a afirmar-se em 2022. Segundo a plataforma Statista, o mercado global de chatbots em 2027 irá representar aproximadamente 400 milhões de dólares.
EXPERIÊNCIA HÍBRIDA
Com o cenário da pandemia ainda por encerrar, o futuro do trabalho afigura-se cada vez mais híbrido e essa será outra das principais tendências para 2022. Tal como modelos de trabalho do futuro, também a interação com os clientes e potenciais clientes tenderá a ser cada vez mais híbrida, ou seja, um misto entre o contacto digital e o presencial. É fundamental entender de que forma o cliente se sente mais confortável e seguro para estabelecer contacto com a empresa e qual o canal mais eficiente em cada interação.
Uma coisa é certa: o futuro, embora imprevisível, vai trazer muitas novidades em 2022. A evolução tecnológica, conjugada com as alterações de hábitos e comportamentos do consumidor vai continuar a agitar o ecossistema empresarial e a exigir aos marketers criatividade e agilidade
Ricardo Rocha
Marketing & Communications Director na Noesis