Domínios .pt vs Empresas na Hora

Impulsionada pela pandemia, a sociedade teve de garantir e afirmar a sua presença no mundo digital, reinventando-se e transferindo os seus negócios para a internet e para o e-commerce. Esta evolução reflete-se, naturalmente, no crescimento do registo de domínios em .pt, tendência que se antecipa manter em 2021.

2020 foi um ano difícil e exigente para o mundo, marcado pelo aparecimento do novo coronavírus, covid-19. É neste contexto de pandemia e incerteza que assistimos ao crescimento do digital e das novas tecnologias e demos continuidade ao trabalho do .PT enquanto registry nacional e player ativo na transformação digital e desenvolvimento tecnológico do nosso país.

Impulsionada pela pandemia, a sociedade teve de garantir e afirmar a sua presença no mundo digital, reinventando-se e transferindo os seus negócios para a internet e para o e-commerce. Esta evolução reflete-se, naturalmente, no crescimento do registo de domínios em .pt, tendência que se antecipa manter em 2021.

Em 2020 foram 132 mil novos domínios registados em .pt, dos quais mais de 37 mil novos registos no âmbito da iniciativa Empresa na Hora (ENH). Com a constituição da Empresa, Sucursal ou Associação "na hora", estas passam a ter também "na hora" o seu nome de domínio registado e com a oferta da primeira anuidade. Mas se os números revelam um crescimento de 22% face a 2019 no que se refere aos registos em .pt, já no âmbito da iniciativa Empresa na Hora (ENH) a tendência é inversa, refletindo um decréscimo de 17% no registo de novos nomes de domínio em relação ao período homólogo.

Esta tendência mantém-se em janeiro de 2021, no período que abrange o início do novo confinamento, o registo de domínios no âmbito na iniciativa Empresa na Hora (ENH) decresceu 24% face ao mesmo período de 2020. Esta evolução é consistente com a informação divulgada pelo barómetro da empresa de estatísticas Informa D&B, que revela um decréscimo de 56% na criação de empresas em Portugal face ao mesmo período. Muito embora a diferença seja significativa, revela o mesmo estudo que não é tão elevada face ao primeiro confinamento decorrido em março do ano passado, com uma diminuição de 73%, valores coerentes com a queda acentuada no registo de domínios no âmbito da iniciativa ENH em abril de 2020 (-61%). 

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A contrariar a tendência dos registos em ENH, observa-se o elevado número de registos de novos nomes de domínio diretamente em .pt, que no mês de abril de 2020 contabilizou um total de mais de 10 mil novos registos em comparação com os cerca de 6 mil registos em abril de 2019, denotando um crescimento de 64%.

É inegável que o contexto de pandemia e as inerentes restrições impostas à normal atividade económica e social contribuem para a desaceleração da criação de empresas em Portugal, no entanto, o decréscimo menos acentuado da percentagem de empresas criadas durante o novo confinamento parece demonstrar uma crescente adaptação das empresas ao contexto vivido, que se traduz no aumento da presença das empresas no digital. 

Neste quadro que levou forçosamente empresas e instituições a acelerarem a adoção da tecnologia digital, antecipa-se manter em 2021 a tendência revelada segundo indicadores do estudo Economia e Sociedade Digital em Portugal, desenvolvido pela ACEPI em parceria com o .PT e a IDC, que demonstra que a percentagem de empresas com presença na Internet aumentou, dado que, no estudo anterior, apenas 40% das empresas registavam presença online e, em 2020 esta percentagem ascendeu a 60%. Este crescimento deve-se, particularmente, ao aumento da presença das micro e pequenas empresas na internet, face ao ano anterior.

Contudo, apesar das melhorias demonstradas, é indubitável que ainda existem muitas empresas portuguesas sem presença online, sem um domínio próprio e site desenvolvido o que as coloca em desvantagem competitiva, comparativamente a empresas do mesmo setor já com presença online.

Independentemente da dimensão da sua empresa, reforce o seu negócio, aposte na sua presença online com a criação de um site em .pt. 

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