O processo que conduziu à parceria entre as duas entidades do universo Asseco foi despoletado pelo projeto em curso de implementação das soluções de canais digitais no BNU Timor – designadamente o eBankaPlus 2.5 na área de internet banking e o Mobile 3.0 para mobile banking.
A instituição financeira sediada em Dili tinha, na sua anterior versão de internet banking, a capacidade de disponibilizar aos seus clientes empresariais um hard-token, um dispositivo físico semelhante a um porta-chaves com geração de números aleatórios, para poder autorizar operações.
Com o objetivo de dar um passo adiante, o banco desafiou a Asseco PST a apresentar uma solução que pudesse substituir os hard-tokens por outra mais moderna e mais adaptada às necessidades dos seus clientes.
Após alguma pesquisa e interações com outras empresas do universo Asseco, foi identificada a solução Asseco SxS, desenvolvida pela nossa congénere do sudeste da Europa. Trata-se de uma solução de soft-token que, na APP do Banco, permite entre outras funcionalidades, autorizar pedidos de operações realizados nos canais digitais do banco. Esta solução está disponível para ser instalada quer localmente como na cloud.
A Asseco SEE, nossa parceira, está presente em 13 países, entre os quais se contam a Croácia, Sérvia, Roménia, Bulgária, Eslovénia, Montenegro e Macedónia, estando cotada na Bolsa de Valores de Varsóvia. É considerada uma das maiores empresas tecnológicas do sudeste e leste da Europa em termos de vendas de software e um player de referência para o setor bancário. Além das soluções próprias que desenvolve na área financeira, está também envolvida em projetos nos setores das telecomunicações, infraestruturas e negócios em geral.
Para poder disponibilizar a solução ao BNU Timor, a Asseco PST tem do seu lado a missão de proceder a alguns desenvolvimentos específicos nas suas soluções de canais, a fim de garantir a integração com o Promosoft Financial Suite.