A Inteligência Artificial (IA) tem o potencial de tornar os serviços públicos mais humanos e eficientes.
Veja como:
1. A União Europeia está a criar uma base jurídica para permitir e regular a utilização da IA, com a Lei da Inteligência Artificial e o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) a desempenharem papéis fundamentais. A tecnologia de IA está atualmente a ultrapassar a regulamentação, mas as organizações podem tomar medidas para mitigar os riscos e garantir a sua utilização responsável. De uma perspetiva técnica, os métodos de aprendizagem automática da IA podem reconhecer padrões a partir de grandes conjuntos de dados, ajudando em previsões e decisões precisas. É também crucial as considerações éticas e assegurar uma conceção centrada no ser humano.
2. Os líderes governamentais citam a IA como uma das principais áreas de investimento em inovação. A IA pode ajudar a melhorar a administração pública através de uma melhor gestão de dados, estatísticas em tempo real, melhor manutenção das infraestruturas e soluções de comunicação avançadas, como os chatbots.
3. A IA pode proporcionar aos cidadãos um acesso mais rápido e fácil a informações e serviços públicos. Pode apoiar tarefas como o preenchimento de formulários, tornar os processos administrativos mais transparentes e ajudar a reduzir os tempos de espera através de sistemas de marcação de consultas apoiados pela IA. Tudo isto contribui para aumentar a satisfação dos cidadãos e aliviar a volume de trabalho dos funcionários públicos.
4. O sector público pode tornar-se mais humano com a IA, desde que exista um quadro ético e jurídico que garanta interações seguras e privadas com os cidadãos e um tratamento justo de todos. A IA pode contribuir para serviços públicos mais rápidos, mais eficientes e mais transparentes, beneficiando tanto o sector público como os cidadãos.
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