Aerial view of clouds from the sky

Equinix expande o alcance da Cloud em Portugal

Com o novo serviço ECX Fabric™, da Equinix, as organizações portuguesas conseguem aceder, de forma simples e rápida, aos principais provedores Cloud do mundo, incluindo Amazon, Microsoft, Oracle e Google.

No inédito contexto sanitário, social e económico que atravessamos a nível global, os decisores de TI são chamados a encontrar respostas para os desafios de um mundo cada vez mais dinâmico – marcado pela realidade COVID-19, pelas pressões competitivas, pelas oscilações da procura e, de um modo geral, pela globalização. Muitos destes decisores empresariais e institucionais estão a acelerar os esforços de transformação digital das suas organizações, dando prioridade à adoção de soluções infraestruturais híbridas e multicloud.

Para responder a estas tendências e mudanças recentes no mercado, a Equinix implementou o novo serviço Equinix Cloud Exchange Fabric™ (ECX Fabric™) em Portugal, contribuindo para que os processos de implementação das infraestruturas multicloud híbridas das empresas decorram de forma mais fácil e rápida, ampliando igualmente as suas oportunidades de interconexão global na Platform Equinix®.

Projetado para apoiar iniciativas empresariais de transformação digital, o ECX Fabric consiste num serviço de interconexão global, disponível em 45 mercados estratégicos, incluindo Portugal, que possibilita o intercâmbio de dados on-demand entre diferentes localizações e através de conexões privadas. Este recurso permite que as empresas, serviços de rede e provedores cloud possam escalar consistentemente os seus negócios digitais, tão rapidamente quanto a moderna economia digital o exige.

Ao estender agora o ECX Fabric de Lisboa a Istambul, a Equinix está a potenciar o alcance global das empresas digitais na Europa, proporcionando-lhes um amplo acesso aos ecossistemas de que necessitam para expandirem os seus negócios a nível global. Isto porque o ECX Fabric faculta um acesso simplificado aos maiores provedores cloud do mundo, incluindo Amazon Web Services, Microsoft Azure, Oracle Cloud Infrastructure e Google Cloud, na Platform Equinix e por meio de interconexão global definida por software.

Forte crescimento da cloud

As tendências emergentes – como o 5G, Internet das Coisas, ou streaming – estão a acelerar os processos de transformação digital das empresas e a potenciar a utilização de infraestruturas multicloud híbridas, como facilitadoras essenciais dessa mudança, tanto para o acesso à nuvem como para a utilização de ferramentas de colaboração e videoconferência. De acordo com um webinar realizado pela IDC e Equinix, até 2023 a indústria da Cloud irá atingir os 652 mil milhões de US dólares. Adicionalmente, a IDC prevê que, até 2021, os gastos das empresas europeias com a Cloud irão ultrapassar os 100 mil milhões de US dólares. Embora seja ainda considerado um mercado emergente em termos de utilização da nuvem, a Europa está a crescer rapidamente, registando a presença dos maiores players do setor, como a Microsoft, a Amazon e a Oracle.

Este facto está a impulsionar a procura por interconexão privada, contornando a Internet pública. De acordo com o Global Interconnection Index (GXI) Volume 3 – um estudo publicado pela Equinix – a interconexão das empresas europeias com os provedores de nuvem e TI deverá crescer 116% ao ano até 2022. Esta é também uma das razões pelas quais a Equinix lançou recentemente o serviço ECX Fabric™ em sete novos mercados na EMEA, incluindo Portugal.

O futuro sustentável

A sustentabilidade será – está à vista de todos – uma prioridade para todas as organizações mundiais. As empresas procuram, cada vez mais, fornecedores de data center neutrais que estejam comprometidos com a sustentabilidade ambiental. Na Equinix, estamos cientes da importância do nosso papel como empresa de referência a nível global e temos feito grandes progressos em matéria de sustentabilidade, alcançando uma taxa de uso de energia renovável acima de 90% em mais de 150 data centers – e atingindo os 100% em Portugal. Estes benefícios estão enquadrados no nosso firme compromisso com a eficiência energética e com o respeito pelo meio ambiente. Continuamos empenhados em transformar Portugal num novo Hub europeu de interconexão, aproveitando as ótimas condições geográficas, culturais e empresariais do nosso mercado, ao mesmo tempo que nos posicionamos no mapa mundial da interconexão privada, segura e sustentável.

Carlos Paulino

Managing Director, Equinix, Portugal

Benefícios do Equinix ECX Fabric™

Para as empresas:

·     Agilidade para capitalizarem as mudanças no mercado e as novas oportunidades emergentes.

·     Ligação rápida aos maiores ecossistemas na nuvem, a redes e a parceiros.

·     Melhor desempenho das aplicações e experiência do cliente enriquecida.

Implementação simplificada de redes virtuais a nível global.

Para os provedores de serviços

·     Expansão rápida a novos mercados, locais e internacionais, respondendo de forma mais célere às necessidades de conectividade dos clientes.

·     Conectividade privada on-demand a vários provedores Cloud via ECX Fabric.

Acesso aos maiores provedores cloud do mundo, incluindo AWS, Azure, Oracle e Google.