Equinix e Nokia impulsionam 5G e inovação em ecossistemas edge

A Equinix aporta o poder da interconexão para potenciar a inovação nos ecossistemas móveis, num ambiente tecnológico “sandbox” que permite testar implementações 5G com realismo.

Equinix (Nasdaq: EQIX), empresa mundial de infraestrutura digital, anunciou a implementação de um Centro de Desenvolvimento de Tecnologia 5G e Edge, totalmente funcional e que inclui uma rede 5G completamente operacional da Nokia, para testar e validar serviços e case studies 5G. Este investimento da Equinix visa ajudar os provedores de serviços e os operadores de rede a trazer conceitos inovadores para o mercado, fornecendo uma estrutura de produção ágil, que possibilita avaliar, incubar e testar soluções 5G e edge, para aplicações seguras de ponta a ponta.

O centro tecnológico de desenvolvimento 5G e Edge – localizado no data center DA11, International Business Exchange™ (IBX®), da Equinix, em Dallas – possibilita desenvolver soluções de ponta a ponta, proporcionando um ambiente de interconexão “sandbox” preparado para produção, incluindo desde a rede de rádio até à cloud. Os operadores de rede móvel (MNOs), as plataformas cloud, os fornecedores de tecnologia e demais empresas, reúnem-se na Equinix para testar, demonstrar e acelerar cenários 5G e edge complexos – operações essenciais no processo de disponibilização futura do 5G às empresas. O serviço Equinix Fabric™ interliga, de forma direta, segura e dinâmica, a infraestrutura distribuída e os ecossistemas digitais das organizações na Platform Equinix®. Os clientes podem, assim, estabelecer conexões de rede entre data centers on-demand, unindo dois pontos Equinix Fabric dentro de uma área metropolitana, ou globalmente, por meio de interconexão definida por software.

À medida que olhamos para um futuro onde o 5G é omnipresente, o modo como o tráfego IP se move entre as diversas redes em todo o mundo irá mudar completamente, e os data centers interconectados desempenharão um papel crucial neste novo futuro dominado pelo 5G”, considerou Sean Hemphill, VP Webscale Business da Nokia. “A abordagem da Equinix à infraestrutura digital permite o acesso a um grande ecossistema de utilizadores finais e provedores de serviços. As soluções de IP da Nokia sustentam o Equinix Fabric, fornecendo interconexão perfeita entre os seus data centers globais. Estamos satisfeitos pelo facto do Equinix Fabric permitir trazer o poder da interconexão, de modo a ajudar os clientes a testar implementações 5G e edge num ambiente real.”

O centro de desenvolvimento tecnológico 5G e edge da Equinix irá concentrar-se inicialmente nos seguintes casos de uso:

Conectividade móvel multicloud híbrida: avaliação de estratégias para garantir que o tráfego dos utilizadores 5G possa alcançar várias nuvens e recursos de computação híbrida edge, de modo eficaz e eficiente.

Divisão de rede: para possibilitar que as redes empresariais privadas sem fios proporcionem uma experiência de utilização end-to-end de qualidade segura, previsível e completa. 

Inteligência Artificial Distribuída e Machine Learning: otimização de aplicações de AI/ML e de infraestrutura distribuída, conectada diretamente a 5G e a clouds, para habilitar recursos de dados, tais como a análise de vídeo.

Habilitação e Orquestração da Infraestrutura: explorar estratégias de implementação para 5G RAN, fronthaul, infraestrutura de computação core e edge e gestão de funções entre domínios.

Realidade Virtual e Aumentada: validação de uma experiência uniforme, com qualidade consistente e usabilidade em qualquer local, em cenários de elevada mobilidade e movimento.

Gaming: demonstração de jogos responsivos hospedados e periféricos de baixa latência, tirando partido do edge para potenciar a distribuição.

A Equinix está ativamente empenhada no desenvolvimento de novos casos de uso para o 5G. O primeiro deles, consiste no Secure Edge da Exium, que permite funcionalidades de computação edge multiacesso, de modo altamente seguro e transparente, com funções de rede e segurança integradas na nuvem, para os locais edge e os próprios dispositivos. Com o Exium implementado nos data centers da Equinix, os clientes beneficiam de um desempenho equivalente ao existente on-premisses, com as vantagens da integração na cloud, gerindo o tráfego empresarial em tempo real.

Últimos artigos

Infraestrutura

Cloud a Caminho de um Novo Paradigma

Infraestrutura

IDC CloudRoadshow 2023 – Aftermovie

Infraestrutura

Avançando na jornada para a cloud: Soluções de telecomunicações convergentes para alavancar valor nas organizações