Inteligência de Negócio: de que Forma os Dados Aceleram a Tomada de Decisões e Impulsionam o Crescimento

Na sua essência, a Inteligência de Negócio é algo que ajuda as organizações a entenderem melhor os seus clientes, a concorrência e os mercados em que se movimentam, permitindo tirar partido de tudo o que são condições de negócio favoráveis

Inteligência de Negócio: de que Forma os Dados Aceleram a Tomada de Decisões e Impulsionam o Crescimento

Os dados personalizados são uma preciosa ajuda no que toca à gestão do negócio e às opções de investimento, além de ajudaram a avaliar melhor a viabilidade dos produtos a lançar e a criar uma estratégia mais competitiva

Na sua essência, a Inteligência de Negócio é algo que ajuda as organizações a entenderem melhor os seus clientes, a concorrência e os mercados em que se movimentam, permitindo tirar partido de tudo o que são condições de negócio favoráveis. À medida que a interação entre estes elementos se torna mais complexa, as organizações começam a sentir necessidade de investir num novo alinhamento de todo o processo de inovação em linha com as necessidades do mercado. Aproveitando os dados de mercado, as empresas podem entender muito melhor a dimensão deste mesmo mercado e as oportunidades de crescimento que se apresentam, acelerar a inovação e identificar as principais questões adjacentes.

Os grandes ativos a ter em conta do lado das organizações que melhor trabalham a inteligência de mercado são as previsões de mercado direcionadas e também informação relativa ao market share. Estas ferramentas garantem uma imagem clara do estado atual dos setores de mercado em que uma dada organização participa, permitindo até saber quem são os principais concorrentes e quais as suas quotas de mercado, as taxas de crescimento esperadas nesses setores, bem como os principais mercados que, paralelamente, podem ser interessantes para uma dada organização explorar, e suficientemente maduros para avançar com a expansão.  Esta previsão e partilha de dados é normalmente personalizada tendo em conta:

·       A necessidade de se enquadrar na forma através da qual a organização olha para o mercado (isso pode variar de acordo com um vasto conjunto de eixos, desde a tecnologia à geografia, eventuais segmentos de mercado verticais, dimensão do negócio, territórios e até estruturas de venda exclusivas);

·       A capacidade de fornecer uma quantidade de dados suficiente (p. ex., relativos aos pontos geográficos que a empresa gere ou aos detalhes do mercado de tecnologia e que informam, efetivamente, as equipas de produtos e a análise de produtos individuais);

·       Seja entregue com a visão mais recente no momento certo, para que possa ser alimentado em ciclos de planeamento estratégico anuais ou regulares, decisões de operações de vendas, análise de alocação de capital, decisões de gestão de produtos e outros processos de decisão orientados por dados críticos.

O objetivo de tudo isso é criar uma versão única da verdade do mercado que todas as partes dentro da organização, incluindo o marketing, as vendas, o departamento financeiros, estratégico e os administradores, possam usar para dar suporte a decisões críticas de negócio sobre investimento, desenvolvimento de produtos, foco e alocação das equipas de vendas, parcerias, fusões e aquisições, entre tantas outras vertentes.

Construir, fornecer regularmente e fazer evoluir continuamente esse conjunto de dados é um trabalho desafiador. No entanto, a recompensa é significativa:

As ferramentas de inteligência de mercado permitem:

1.    Concentração total num conjunto de dados único e de confiança, para reduzir ou eliminar o debate interno sobre questões como a dimensão das oportunidades e as taxas de crescimento esperadas;

2.    Criar um consenso interno em relação aos mercados-alvo mais prioritários tendo em conta a busca das principais oportunidades de negócios e crescimento;

3.    Eliminar o trabalho em duplicado, que pode estar a acontecer em regiões/ países ou com equipas que avaliam oportunidades semelhantes;

4.    Libertar recursos internos para que se foquem na tomada de decisões estratégicas e não na procura de informação e dados para trabalhar.

Sem dados de mercado consistentes e atualizados, mapeados para o seu negócio, as decisões de planeamento podem levar mais tempo ou ser baseadas em dados ad hoc, bem assim como em “simples” opiniões. Os dados de inteligência de negócio fornecem um suporte analítico quantitativo para ajudar no âmbito da gestão de negócios e investimentos, viabilidade de produtos e mercados e estratégia competitiva.

A IDC percebeu que as melhores organizações constroem esta versão única da verdade relativamente ao mercado, garantem um consenso em torno da necessidade de esta vir a ser usada por todas as equipas relevantes, divulgam-na amplamente para que seja bem utilizada e revêm e atualizam a taxonomia com rigor e regularidade, as definições a considerar e os dados que nela constam, de forma a que esta evolua em paralelo com a própria organização. Se este trabalho for feito, os executivos C-Suite vão conseguir identificar os diferentes mercados onde podem conseguir uma vantagem competitiva e garantir a sua manutenção por longos períodos (ou seja, como melhorar nos mercados em que estão atualmente e como identificar novas oportunidades de mercado para evoluírem).

Os departamentos de vendas podem tirar partido de ferramentas de inteligência de negócio para incentivar as sua equipas e resolver eventuais conflitos nas contas. Os profissionais de marketing tiram partido da identificação precoce de tendências, da validação do mercado para os seus produtos e serviços e da criação de mensagens atualizadas e relevantes.

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Quais metas que a inteligência de negócio ajuda a alcançar?

·       Identificar oportunidades de crescimento

·       Fornecer suporte analítico quantitativo para ajudar na gestão de negócios e investimentos, viabilidade de produtos e do mercado

·       Identificar o desempenho nos mercados existentes

·       Identificar outros mercados de interesse que podem ser endereçados por meio de ações orgânicas, aquisições ou parcerias

·       Confirmar o mercado para o produto existente, perceber qual a melhor forma de expandir o mercado de atuação para ofertas atuais e como desenvolver novos produtos para mercados existentes e novos

·       Segmentar geografias, verticais e outros segmentos importantes

·       Identificar os principais concorrentes no mercado, as suas ofertas, participação de mercado e desempenho recente

·       Selecionar a ferramenta certa de inteligência de negócio

Deverá sempre ter certeza de que a ferramenta que usa lhe permite mapear o mundo da tecnologia, e ajudar a criar dados abrangentes e inspiracionais, personalizando-os para apoiar a sua tomada de decisões críticas. Para o fazer, irá querer compreender melhor a abordagem usada para desenvolver estes conjuntos de dados personalizados. Quais são as fontes de dados? De que forma os dados são validados e racionalizados?

A IDC mapeia o mundo da tecnologia por meio de taxonomias extensas e bem documentadas nos domínios da tecnologia (hardware, software, serviços), bem como dividindo por mercados verticais, tamanho do negócio e casos de uso. Através deste conjunto de dados e taxonomias, metodologias e ferramentas regularmente atualizadas, bem como de uma rede mundial de analistas, oferecemos uma visão de mercado personalizada às maiores empresas, às mais avançadas e inovadoras tecnologicamente, ajudando-as a gerir melhor os seus negócios.

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Os dados de inteligência de negócio verdadeiramente customizados, podem ajudá-lo a superar as dificuldades do produto e do mercado, prever receitas com mais precisão e superar a concorrência, fornecendo insights atuais que alimentam o seu planeamento estratégico, bem como a operação diária da sua organização.

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