Após uma breve introdução do tema e oradores convidados do Closing Panel do IDC Directions 2021 "Como Garantir a Inovação e a Sustentabilidade", Gabriel Coimbra, Group Vice President & Country Manager da IDC, passou a palavra a Carlos Paulino, Managing Director da Equinix, questionando o porquê de Portugal ser um Hub Tecnológico e quais as oportunidades que isso traz ao país. Carlos Paulino começou por dizer que «no nosso ponto de vista ontem já discutimos o que pode ser Portugal no mundo e o que podemos ser como um Hub Digital no mundo, hoje estamos mais centrados no que conseguiremos realmente fazer ou o que nos parece ser as oportunidade», tendo-se centrado no que a Equinix tem feito em prol de um Portugal enquanto Hub Digital. Após, o responsável da Equinix abordado o tema da capacidade portuguesa de atrair novo investimento, "as novas Netflix", Gabriel Coimbra passou então a palavra a Manuel Ramalho Eanes, Administrador Executivo da NOS, tendo questionado «o objetivo é trazer empresas ou também garantir que as empresas portuguesa possam dar o salto lá para fora?». O Administrador Executivo da NOS referiu que, «Portugal que nas eras industriais e subsequentes, tinha vários problemas, nesta era do 5G que estamos a entrar, a escala de Portugal é perfeita para fazer um laboratório e, desde que haja a efetiva junção dos astros e a coordenação, e colaboração de todas as partes, Portugal pode ter nesta era um papel muito diferente daquele que teve nas eras anteriores.».
Seguindo no setor das Telecomunicações, seguiu-se Rui Ribeiro, General Manager da IP Telecom, que começou por partilhar, «sobre o tema do Portugal Digital há um conjunto de fases onde tudo só é possível se tivermos infraestruturas», tendo ainda confidenciado que no caso da IP Telecom «aquilo que são alguns dos investimentos em que a IP Telecom está, acima de tudo é para potenciar a economia nacional em si». Pablo Rodríguez, VP Secure Power & Field Services Iberia da Schneider Electric, que nos trouxe uma visão não só de Portugal, mas de oportunidades que outros países tenham de se posicionarem também enquanto Hub Digital. «Agora na Europa temos a oportunidade de ganhar a batalha dos Dados Empresariais e Industriais, e sobretudo Portugal tem fatores muito bons - infraestrutura, qualidade de vida, pessoas, conhecimento técnico - mas tem de se organizar e fazer um plano estratégico», acrescentou o responsável da Schneider Electric.
Fecharam a primeira ronda de perguntas, Filipe Barreira, Area Manager da CBRE Global Workplace Solutions e João Cardosa, Head of Marketing and Sales da Cellnex Portugal. O primeiro orador, Filipe Barreira, focou-se em explicar o ecossistema da CBRE e qual a sua perspetiva das oportunidade para Portugal. «Portugal tem, se não mais, as mesmas condições de Madrid», diz o responsável da CBRE a propósito do investimento da empresa na Ibéria. Por outro lado, João Cardosa, começou por contextualizar a Cellnex em Portugal, tendo ao longo do discurso destacado que «do ponto de vista do investimento estrangeiro, Portugal é atrativo para investimento vindo de fora e precisamos bastante dele.».
Oiça o nosso Closing Panel que resume e se foca naquilo que foi uma tendência ao longo dos 4 dias: a importância dos dados, da inovação e da transformação digital e a sua contribuição para que Portugal se torne um Hub Digital.