A solução permite a cobrança de comissões com regras mais flexíveis que vão ao encontro do perfil do cliente, das práticas do mercado e que podem assegurar e potenciar princípios de inclusão financeira, aumento da relação com o cliente e aumento do comissionamento.
Num contexto cada vez mais competitivo, a solução permite também, pela sua flexibilidade, que as instituições financeiras ofereçam preçários ajustados às necessidades dos clientes, fazendo com que os mesmos reforcem a sua relação com o banco e percecionem os benefícios da mesma. Um exemplo prático é a cobrança de uma comissão ou despesa no final do mês na qual se prevê, por hipótese, a isenção de encargos relativamente às N primeiras transferências realizadas pelos seus clientes, sendo que a solução possibilita esta análise e decisão de forma automatizada.
Conforme refere Nuno Fernandes, Head of Banking Consulting da Asseco PST, “a redução da rentabilidade acentuou-se nos últimos anos, constituindo já uma tendência global do setor bancário. A implementação de um pricing otimizado vem permitir uma gestão flexível de acordo com o perfil dos clientes do banco, bem como potenciar o aumento dos resultados”.
Esta solução constitui uma ferramenta para o aumento do comissionamento cobrado pelo banco, com impacto relevante nos resultados. Aqui são vários os exemplos de comissões e despesas que o banco passa a ter capacidade de implementar de uma forma totalmente automatizada: e.g despesas de manutenção de contas, despesas sobre contas inativas, comissões sobre contas que tenham tido descobertos por lançamento de cheques ou outros eventos, etc.
Ao ser implementada em conjunto com a solução Banka Central de Cobranças, que permite priorizar cobranças, monitorizar automaticamente o saldo das contas e cobrar parcelas dos valores a qualquer momento, temos como resultado, em nosso entender, duas boas ferramentas para o banco otimizar o seu preçário e a eficiência na cobrança.