Análises preditivas: Como estar um passo à frente da concorrência

Por José Oliveira, CEO, BI4ALL

Já imaginou poder conhecer o futuro e saber a consequência das decisões tomadas na sua organização? Melhorar o desempenho da empresa e resolver as dores atuais? Não temos uma bola de cristal, mas temos a análise preditiva que lhe permite tomar melhores decisões com base em dados reais e fidedignos, que antecipam tendências e identificam padrões.

Num mercado competitivo e em constante mudança, recorrer à tecnologia é essencial para o sucesso e evolução das organizações. A inovação representa inúmeras vantagens competitivas, desde uma maior produtividade à minimização de erros, indo ao encontro dos objetivos de redução de custos e eficiência operacional. Diariamente, os gestores são confrontados com a necessidade de tomada de decisões importantes e urgentes, que terão impacto no futuro da sua organização e respetiva solidez financeira, e um modelo de análise preditivo pode ser a chave para o sucesso destas decisões.

Esta técnica de análise de dados usa uma combinação de dados, algoritmos e técnicas de Machine Learning para identificar probabilidades, antecipar tendências e prever comportamentos em determinado cenário.

Um modelo de gestão baseado na análise preditiva permite reduzir os riscos para o negócio, na medida em que, através do recurso a técnicas de Data Analytics, Inteligência Artificial e Machine Learning, é possível antecipar tendências, conhecer novos hábitos de consumo e prever comportamentos. Hoje, não existe mais espaço para decisões baseadas em intuições ou longas horas a analisar dados compilados em folhas Excel. A agilidade é crucial no momento de tomar decisões e de fazer negócios e, tendo ao dispor soluções tecnológicas inovadoras, é possível responder com maior rapidez e assertividade, seja ao surgimento de novos players no mercado, às tendências do consumidor ou a mudanças no setor.

Para uma tomada de decisões inteligentes, os gestores precisam de acesso à informação precisa e atual, obter análises rápidas que reúna dados de diferentes fontes e que permita identificar novas oportunidades de negócio. Através da utilização de insights corretos, torna-se mais fácil ir ao encontro das necessidades, gostos e preferências dos clientes, através de produtos e serviços personalizados.

Além do impacto verdadeiramente positivo nas estratégias e na rentabilidade do negócio, as soluções tecnológicas disruptivas trazem vantagens, também, relativas à segurança da informação, nomeadamente na deteção precoce de fraudes e roubo de informações. A análise correta da grande quantidade de dados que as empresas dispõem atualmente permite identificar, de forma mais rápida e fiável, as várias ameaças a que as empresas estão expostas. Falamos de ameaças internas, vulnerabilidades e crimes cibernéticos, cada vez mais recorrentes e com maior impacto para as organizações. Através de soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial, é possível obter uma análise avançada dos dados oriundos de fontes externas que permitem identificar e neutralizar estas ameaças.

Ninguém sabe ao certo como será o futuro, mas é certo que os dados são hoje cruciais para o sucesso das organizações, pelo que a análise preditiva é uma ferramenta estratégica poderosa para as empresas que querem crescer, ser rentáveis e competitivas. O seu negócio já tem este trunfo?

Últimos artigos

Negócios

O triângulo ESG, banca e tecnologia

Negócios

OpenText Buys Micro Focus