O impacto da tecnologia no processo de decisão

Por José Oliveira, CEO, BI4ALL

Os decisores, necessitam de tomar decisões cada vez mais rapidamente e de forma ágil e exata, com base em análises inteligentes e fidedignas. Por isso, ter a big picture da organização é fundamental, contudo muitas vezes essa informação está dispersa por diversas fontes, o que torna o processo difícil, impreciso e moroso…

Quantas vezes não necessitou de dados que estavam dispersos por várias fontes? Já pensou no tempo que demora a reunir indicadores relevantes para suporte à decisão?

O mercado está instável e competitivo, e exige que os gestores tomem decisões mais inteligentes, tenham modelos de negócio competitivos e alinhem estratégias mais direcionadas.

A tomada de decisão orientada por dados reside na consistência e no crescimento contínuo. Eles permitem às empresas criar oportunidades de negócios, gerar mais receita, prever tendências futuras, otimizar os esforços operacionais e produzir um maior conhecimento sobre ações que poderão ser implementadas.

Deste modo, colocar os insights gerados ao serviço da empresa passa também por mudar mentalidades e comportamentos, pois as decisões estratégicas passam a ser impulsionadas por informação real e precisa. Deixa de haver espaço para decisões baseadas na experiência ou em palpites, dando lugar a um olhar clínico sobre os insights disponíveis e acionáveis. São eles que vão orientar as decisões de forma mais certeira.

Segundo o IDC, 83% dos CEO’s querem uma organização impulsionada por dados. Mas para que a adoção de soluções tecnológicas disruptivas, como o Data Analytics e a Inteligência Artificial (IA) na organização seja bem sucedida e impactante, é essencial envolver todos os elementos, incluindo a gestão de topo. O envolvimento dos líderes na transformação digital impulsiona os resultados e motiva as equipas a adotarem as soluções tecnológicas nos seus processos.

É, sem dúvida, fundamental para a gestão ter acesso a dashboards e reports atualizados e visualmente apelativos que forneçam insights concretos no dia-a-dia da organização. Saber o que esperar do mercado, o que os consumidores querem ou o impacto que determinada decisão terá no futuro das organizações são alguns dos muitos benefícios que as soluções de Analytics e IA dão às empresas.

Além disso, com uma análise detalhada dos indicadores mais importantes consegue identificar onde reduzir custos, que processos podem ser otimizados ou que medidas tomar para aumentar a produtividade. A análise preditiva, por exemplo, permite ainda fazer previsões precisas, que levam à criação de novos produtos e/ou serviços, redução de riscos e ajuste dos produtos ou serviços em função das necessidades e tendências do consumidor.

Aposte na implementação de tecnologias disruptivas na sua organização e verá a sua empresa mais competitiva, rentável, inovadora e estratégica.

Últimos artigos

Future Enterprise

5 razões para deixar de enviar correio registado