6 tendências de Data & Analytics para 2023

Por BI4ALL

No mundo, a população passa em média, por dia, 2 horas e 29 minutos a navegar nas redes sociais, o que mostra que 36,4% do tempo diário é passado na internet. Isto traduz-se em mais dados gerados, e que quando bem usados, se transformam num ativo relevante para as organizações.

Ora vejamos a quantidade de dados gerada num minuto: Mais de 1 milhão de conteúdos são partilhados no Facebook; no Twitter, mais de 347 mil tweets são publicados, e 66 mil fotos são partilhadas pelos utilizadores do Instagram. (Fonte Data Never Sleeps 10.0, produzido em 2022 pela Domo)

Com tantos dados a circular, em 2023, as soluções de Data & Analytics irão continuar a marcar a agenda dos gestores. Os benefícios e as oportunidades que acrescentam ao mundo dos negócios são muitos e, no próximo ano, os insights gerados continuarão a ser determinantes para a competitividade das organizações.

As soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial não são mais uma opção num cenário competitivo e instável como o que vivemos, onde o digital ganha terreno. Segundo a Gartner, 94% dos CEO querem manter ou acelerar a transformação digital.

O futuro continua a ser marcado por soluções tecnológicas disruptivas e sustentáveis que trazem otimização, eficiência e escalabilidade às empresas, como tal, retirar os insights mais precisos da enorme quantidade de dados disponível traz maiores vantagens competitivas. Por isso, e porque sabemos que quer a melhor estratégia para 2023, partilhamos aqui as 6 tendências que marcarão o próximo ano:

Inteligência Artificial

De acordo com dados da IDC, os gastos dos governos e empresas em tecnologia IA em 2023 deverão atingir os 500 mil milhões de dólares.

Inteligência Artificial continuará a ser uma das grandes protagonistas nas tendências para os próximos tempos. Automação de processos, análise preditiva, ou os famosos chatbots são alguns dos bons usos que as organizações podem fazer através de soluções de IA.

A tecnologia continuará a trazer inovação e disrupção a toda a sociedade, desde veículos autónomos, wearables ou smart homes. Estamos cada vez mais conectados trazendo maior inteligência, eficiência e conhecimento ao nosso dia a dia. Mas claro isto é também sinónimo de mais dados gerados, que necessitam de ser armazenados e trabalhados de forma a gerarem insights importantes para as empresas.

Metaverso

Continuaremos a ouvir falar de metaverso em 2023, que deverá crescer com as organizações a renderem-se aos benefícios deste mundo virtual. Trabalhar, socializar e colaborar neste ambiente digital promete trazer novas oportunidades às organizações. Com foco na experiência ao consumidor, o metaverso adivinha-se como um novo canal cheio de potencialidades para as marcas se relacionarem com os consumidores.

Prevê-se que o metaverso acrescente 5 biliões de dólares ao valor da economia global até 2030.

Para além de fazer negócios, no ambiente metaverso conseguirá testar novos produtos ou realizar formação.

Cloud

Até 2027, a Gartner prevê que mais de 50% das organizações usarão plataformas de cloud para acelerar as suas iniciativas de negócios.

Se 2022 foi o ano da Cloud, é certo que a tendência se irá manter para o próximo ano com as empresas a perceberem os inúmeros benefícios que a adoção da Cloud traz ao ter os seus dados guardados em plataformas seguras que permitem que as empresas ganhem agilidade, escalabilidade e rapidez no acesso à informação.

As organizações continuarão a olhar para a cloud como uma aposta para o próximo ano. Permite dar uma resposta eficaz ao crescimento, sendo uma forma simples e segura de aceder aos dados da empresa sem grandes investimentos.

Superapps

As Superapps combinam os recursos de uma aplicação, uma plataforma e um ecossistema num único software. Até 2027, a Gartner prevê que mais de 50% da população global serão utilizadores ativos diários de várias superapps.

O objetivo é centralizar vários serviços de forma a poupar tempo e dar conveniência aos utilizadores com isto as empresas conseguem oferecer uma melhor experiência aos consumidores.

Melhores experiências ao consumidor

Vivemos tempos em que o consumidor é soberano. Quer mais informação, relação com a marca, sustentabilidade e conveniência. Um cliente mais digital que privilegia conteúdo com valor.

Conhecer o que o consumidor quer, onde e como é determinante para alinhar estratégias de sucesso. Em 2023, o foco das organizações estará em prestar um serviço ao cliente personalizado e diferenciador. Além disso, os chatbots vão dominar como meio de comunicação mais rápido e eficiente no atendimento ao cliente.

Automação e eficiência

Automação, ferramentas de low/no-code e em ciber-segurança estão também entre as principais tendências para 2023, de acordo com a Mulesoft.

De acordo com a Forrester, as empresas europeias vão investir até €3,3 biliões em automação para impulsionar a produtividade, comprovando esta tendência que se espera crescente nos próximos anos, indo ao encontro da hiperautomação – um passo mais à frente, que vem garantir mais flexibilidade, segurança e inteligência por meio da integração de tecnologias avançadas.

Com ferramentas de automação, as empresas ganham processos mais eficientes, uma maior produtividade e reduzem custos.

Coloque a sua empresa um passo à frente da concorrência, tome melhores decisões e crie novas oportunidades de negócio. Torne o ano de 2023 verdadeiramente diferenciador para a sua organização.

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