O Pestana Hotel Group, o maior grupo internacional de origem portuguesa, escolheu a BI4ALL para implementar uma solução de Analytics com o objetivo de ter a informação mais agregada e estruturada. Com o crescimento dos últimos anos, as soluções de Analytics passaram a ser essenciais para a tomada de decisão ao nível da comissão executiva, mas também das direções superiores e intermédias. “Não há praticamente nenhuma decisão que seja feita a nível executivo do ponto de vista operacional que não tenha como base, dados que vêm da solução. O retorno em si foi imenso, porque as decisões são tomadas muito mais depressa e de forma muito mais informada do que conseguiam ser tomadas antes”, refere André Vala, Director of Technology.
A Empresa
O Pestana Hotel Group é o maior grupo internacional de origem portuguesa e conta com mais de 96 hotéis em 15 países distribuídos pela Europa, África e América, e 7000 colaboradores. Numa fase de grande expansão, detém atualmente hotéis e resorts divididos por quatro marcas: Pestana Hotel & Resorts, Pestana Pousadas de Portugal, Pestana Collection Hotels e Pestana CR7 Lifestyle Hotels. Além disso, possui e opera campos de golfe, empreendimentos imobiliários e casinos.
Líder há 47 anos, o primeiro hotel foi aberto na ilha da Madeira em 1972, o atual Pestana Carlton Madeira.
Desafio
Com um grande crescimento nos últimos anos e fruto da própria atividade, o Pestana Hotel Group tinha o processamento de grandes quantidades de dados oriundos de múltiplas fontes independentes, logo cada equipa trabalhava da sua forma e produzia os seus próprios dashboards e reports, o que resultava em várias versões da mesma verdade. Nas reuniões, os intervenientes despendiam de muito tempo para conciliar esses dados e a eficácia acabava por se perder.
O facto de a informação estar dispersa levava a discrepâncias e havia insights que não existiam ou eram muito difíceis de obter.
Neste âmbito, na implementação da estratégia de Analytics estiveram, juntamente com a BI4ALL, os departamentos de IT e de Business Intelligence, mas também as áreas operacionais para garantir que havia um alinhamento em termos de negócio e a nível operacional.
Informação consolidada, maior produtividade e decisões com base em insights
Com a implementação da solução de Analytics com a BI4ALL, o Pestana Hotel Group dispõe de um único repositório de dados, o que permite analisar mais informação e de forma mais rápida e ágil, conseguindo inclusive cruzar os dados oriundos das operações, das receitas ou dos diversos produtos que oferece. Hoje, a informação está consolidada e é atualizada diariamente, o que permite que a gestão se foque mais na análise e nos resultados, do que na origem dos dados.
Atualmente, o Grupo depara-se com mais informação e modelos de negócio sendo importantíssimo obter os dados de forma concisa e consistente para todas as unidades e regiões. “É possível, neste momento, cruzar dados diferentes vindo quer das operações, relativos a receitas, do restaurante e também dados de satisfação do cliente e, portanto, permite-nos também ter muita flexibilidade nas propostas e nas decisões que tomamos, de forma a tornar a experiência do cliente cada vez melhor”, refere Verónica Soares Franco, da Comissão Executiva Pestana Hotel Group.
Neste momento, todas as tomadas de decisão ao nível da comissão executiva são feitas de forma mais rápida e informada e com base nos insights gerados pelas soluções de Analytics.
A produtividade dos colaboradores, a confiança dos dados, a democratização no acesso à informação e a robustez e escalabilidade da solução foram os maiores benefícios obtidos.
Solução
A solução tecnológica implementada rapidamente se tornou popular e importante dentro do Grupo, tendo a equipa de BI e respetiva ferramenta passado a fornecer serviços a todas as áreas do grupo.
A solução é composta por um conjunto de processos de recolha e tratamento de informação que compilam num único repositório toda a informação das diversas áreas do grupo, culminando na disponibilização de um conjunto de dashboards facilmente acessíveis por toda a Organização.
Nestes dashboards é possível consultar toda a informação agregada, bem como a respetiva análise até ao detalhe máximo, permitindo assim retirar os maiores insights possíveis de análises de desempenho por mês, região, etc.
Neste momento, as soluções de BI são essenciais para a tomada de decisão ao nível da comissão executiva, e também ao nível das direções superiores e intermédias. Não há praticamente nenhuma decisão que seja feita a nível executivo do ponto de vista operacional que não tenha como base dados que vêm da solução. O retorno em si foi imenso, porque as decisões são tomadas muito mais depressa e de forma muito mais informada do que conseguiam ser tomadas antes.
O relacionamento com as equipas da BI4ALL tem sido muito positivo e tem sido muito profissional desde o principio, de facto a BI4ALL tem todas as competências técnicas que precisamos para este projeto e com o evoluir do tempo vamos ter com certeza desafios diferentes à medida que vamos evoluindo nesta área de analytics e contamos obviamente com a BI4ALL para esses projetos.
As pessoas que colocam nos projetos e que têm interagido connosco são pessoas que demonstram um conhecimento técnico muito bom e elevado, bem como experiência dos vários tipos de negócio e que se esforçaram sempre por perceber o nosso negócio e as nossas dificuldades e isso nota-se nos resultados.
A BI4ALL aporta o conhecimento técnico não só do setor de hotelaria, mas de outros setores onde também está presente e isso é critico para estarmos a par das tendências e do que de melhor se faz nesta área.