A tecnologia enquanto facilitador da tomada de decisão

Por BI4ALL

Que papel podem ter as soluções tecnológicas na altura de tomar decisões? Como decidir de forma mais acertada com menos riscos? Como garantir decisões que levem a um aumento contínuo da performance do seu negócio?

Diariamente, os gestores têm a necessidade de tomar decisões que levem o negócio a prosperar. Mais ainda nestes tempos incertos em que o consumo caiu e todas as empresas têm novos desafios. A aposta na tecnologia é sinónimo de inovação, otimização e de crescimento, o que significa negócios mais resilientes, eficientes e flexíveis.

Por isso, ao contrário do que anteriormente acontecia, hoje não se pode gerir, nem tomar decisões com base na experiência e na intuição. A margem de erro é cada vez menor, e é necessário tomar decisões mais inteligentes, fundamentadas e assertivas num mercado cada vez mais competitivo.

Muitas organizações recorrem ainda gráficos com dados dispersos, várias versões da mesma verdade desagregadas e visões diferentes dos resultados, o que leva a perdas de eficiência, a riscos e, muitas vezes, a estratégias desajustadas. Vários estudos indicam que cerca de 88% dos ficheiros em Excel, por exemplo, contêm algum tipo de erro, pequeno ou de grande impacto.

As soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial possibilitam ter os insights mais relevantes e atualizados que orientam a tomada de decisões, permitindo dinamizar os negócios, antecipar as mudanças de mercado e gerir os riscos. Ao dispor de uma visão a 360 graus da sua organização, do mercado e do cliente, consegue analisar grandes volumes de dados e retirar a informação de forma fácil e rápida.

A pandemia obrigou as empresas a reagirem rapidamente, a transformarem a forma como fazem negócios e a criarem novas formas de chegar ao consumidor. A tecnologia assumiu aqui um papel de destaque ao possibilitar ter no dia a dia soluções sofisticadas que possibilitam ganhos de produtividade.

Os dados assumem um papel vital quando corretamente trabalhados, pois permitem retirar insights relevantes de suporte à decisão, desenvolver estratégias inteligentes, minimizar possibilidades de erro, criar uma oferta de produtos e serviços personalizados e obter maiores vantagens competitivas.

Assim, as soluções de Data Analytics e IA permitem ter processos mais ágeis, uma comunicação mais fluída entre departamentos e maiores vantagens competitivas. A gestão consegue otimizar as operações, reduzir custos e melhorar a competitividade com o acesso a reports e dashboards onde podem acompanhar a evolução dos principais indicadores de negócio.

Num cenário económico desafiante, é necessário criar novas oportunidades rentáveis que garantam competitividade e eficiência, para isso ter acesso à informação certa é determinante. Para alinhar estratégias e criar oportunidades, é fundamental estar alinhado com o mercado, de forma a oferecer produtos e serviços que vão de encontro ao que o consumidor pretende.

Ao conhecer em detalhe os gostos e as necessidades do consumidor, uma empresa de retalho, por exemplo, poderá direcionar as campanhas de marketing ou saber os produtos mais vendidos na loja online.  No caso da indústria, conhecer toda a cadeia de produção permite identificar lacunas ou otimizar processos. Mas são vários os benefícios que as empresas têm com uma visão integrada e real dos dados mais importantes para o negócio, independentemente do setor em que atuam.

Com acesso a informações reais, os gestores conseguem mais facilmente analisar as possibilidades, prever o impacto e tomar decisões mais conscientes, inteligentes e assertivas.

Com soluções de Analytics e IA, tem ao dispor os dados mais precisos e em real time, que mudam a forma de fazer negócios, automatizam processos, otimizam a relação entre o cliente, empresa e os fornecedores, as metodologias de trabalho e naturalmente os resultados.

As empresas que veem nos dados um ativo relevante são mais eficientes, competitivas e rentáveis, conseguindo ajustar as operações e estratégias para a concretização de objetivos e ganhos de rentabilidade.

Já imaginou o que pode alcançar ao adotar soluções de Data Analytics e IA na sua Organização?

Últimos artigos

Inteligência

Domo Named a Leader in Nucleus Research’s 2023 Analytics Technology Value Matrix