Que papel podem ter as soluções tecnológicas na altura de tomar decisões? Como decidir de forma mais acertada com menos riscos? Como garantir decisões que levem a um aumento contínuo da performance do seu negócio?
Diariamente, os gestores têm a necessidade de tomar decisões que levem o negócio a prosperar. Mais ainda nestes tempos incertos em que o consumo caiu e todas as empresas têm novos desafios. A aposta na tecnologia é sinónimo de inovação, otimização e de crescimento, o que significa negócios mais resilientes, eficientes e flexíveis.
Por isso, ao contrário do que anteriormente acontecia, hoje não se pode gerir, nem tomar decisões com base na experiência e na intuição. A margem de erro é cada vez menor, e é necessário tomar decisões mais inteligentes, fundamentadas e assertivas num mercado cada vez mais competitivo.
Muitas organizações recorrem ainda gráficos com dados dispersos, várias versões da mesma verdade desagregadas e visões diferentes dos resultados, o que leva a perdas de eficiência, a riscos e, muitas vezes, a estratégias desajustadas. Vários estudos indicam que cerca de 88% dos ficheiros em Excel, por exemplo, contêm algum tipo de erro, pequeno ou de grande impacto.
As soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial possibilitam ter os insights mais relevantes e atualizados que orientam a tomada de decisões, permitindo dinamizar os negócios, antecipar as mudanças de mercado e gerir os riscos. Ao dispor de uma visão a 360 graus da sua organização, do mercado e do cliente, consegue analisar grandes volumes de dados e retirar a informação de forma fácil e rápida.
A pandemia obrigou as empresas a reagirem rapidamente, a transformarem a forma como fazem negócios e a criarem novas formas de chegar ao consumidor. A tecnologia assumiu aqui um papel de destaque ao possibilitar ter no dia a dia soluções sofisticadas que possibilitam ganhos de produtividade.
Os dados assumem um papel vital quando corretamente trabalhados, pois permitem retirar insights relevantes de suporte à decisão, desenvolver estratégias inteligentes, minimizar possibilidades de erro, criar uma oferta de produtos e serviços personalizados e obter maiores vantagens competitivas.
Assim, as soluções de Data Analytics e IA permitem ter processos mais ágeis, uma comunicação mais fluída entre departamentos e maiores vantagens competitivas. A gestão consegue otimizar as operações, reduzir custos e melhorar a competitividade com o acesso a reports e dashboards onde podem acompanhar a evolução dos principais indicadores de negócio.
Num cenário económico desafiante, é necessário criar novas oportunidades rentáveis que garantam competitividade e eficiência, para isso ter acesso à informação certa é determinante. Para alinhar estratégias e criar oportunidades, é fundamental estar alinhado com o mercado, de forma a oferecer produtos e serviços que vão de encontro ao que o consumidor pretende.
Ao conhecer em detalhe os gostos e as necessidades do consumidor, uma empresa de retalho, por exemplo, poderá direcionar as campanhas de marketing ou saber os produtos mais vendidos na loja online. No caso da indústria, conhecer toda a cadeia de produção permite identificar lacunas ou otimizar processos. Mas são vários os benefícios que as empresas têm com uma visão integrada e real dos dados mais importantes para o negócio, independentemente do setor em que atuam.
Com acesso a informações reais, os gestores conseguem mais facilmente analisar as possibilidades, prever o impacto e tomar decisões mais conscientes, inteligentes e assertivas.
Com soluções de Analytics e IA, tem ao dispor os dados mais precisos e em real time, que mudam a forma de fazer negócios, automatizam processos, otimizam a relação entre o cliente, empresa e os fornecedores, as metodologias de trabalho e naturalmente os resultados.
As empresas que veem nos dados um ativo relevante são mais eficientes, competitivas e rentáveis, conseguindo ajustar as operações e estratégias para a concretização de objetivos e ganhos de rentabilidade.
Já imaginou o que pode alcançar ao adotar soluções de Data Analytics e IA na sua Organização?