As empresas vivem tempos desafiantes, seja qual for o setor de atividade, a incerteza do futuro e os novos modelos de consumo obrigam as organizações a olharem atentamente para os seus modelos de negócio.
Mais do que nunca, as empresas necessitam de estratégias que lhes permitam reduzir custos, prever e antecipar cenários, otimizar e acelerar processos, melhorar a agilidade e a eficiência operacional, aumentar as vendas, bem como conquistar e fidelizar os seus clientes.
E é justamente em alturas de maior incerteza, que as empresas necessitam de informações fiáveis que suportem tomadas de decisão conscientes e eficientes. Segundo a Forrester, até 73% de todos os dados, recolhidos pelas empresas, são armazenados sem chegarem a ser usados, o que significa que muitas decisões são tomadas com base em intuições e opiniões. No entanto, estas decisões quando baseadas em informações claras e precisas garantem a prosperidade do negócio e permitem minimizar os riscos.
Como tal, aceitar que o investimento na transformação digital é essencial para a sobrevivência do negócio, que o colocará à frente da concorrência e lhe permitirá obter vantagens competitivas, é, sem dúvida, fundamental num cenário económico pautado pela incerteza.
É importante que as empresas olhem para os dados gerados, os armazenem e que retirem insights pertinentes e atualizados, que lhes permitirão traçar uma estratégia eficiente, conhecer melhor o cliente e tomar decisões inteligentes baseadas em informações corretas e fidedignas.
Segundo o IDC, até 2025, haverá um aumento na esfera de dados global para 175 zettabytes, isto significa que nunca as empresas tiveram ao seu alcance tantos dados como hoje, mas os mesmos só trazem inteligência para dentro da organização se forem acionáveis. O segredo está, assim, em saber usar esses dados, estruturados e não estruturados, e retirar informações relevantes que possibilitam criar oportunidades, diferenciar-se da concorrência e criar estratégias assertivas e eficazes.
Com soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial, as empresas tornam-se mais ágeis, inovadoras e eficientes, ou seja, conseguem ter uma visão a 360 graus de toda a organização, em tempo real, mas também conhecer em maior detalhe os consumidores e o mercado, e ainda ter acesso a dashboards e relatórios intuitivos de fácil leitura e análise.
De acordo com a Gartner, os processos de tomada de decisão serão acelerados devido à capacidade das organizações de conseguirem analisar e organizar dados. Isto vai permitir que as empresas tenham uma visão integrada de todos os departamentos em tempo real, bem como a possibilidade de desenvolver novos produtos ou serviços, melhorar a eficiência, reduzir custos, automatizar a produção e otimizar todos os recursos e processos. Com uma análise de dados eficaz, consegue conhecer melhor o consumidor e entregar produtos ou serviços diferenciadores e personalizados.
A relação com os clientes existentes sai também reforçada, uma vez que consegue identificar as necessidades e insatisfações dos consumidores, direcionando assim a oferta, além de um apoio ao cliente mais eficiente. Por outro lado, com um conhecimento profundo do mercado, conseguirá criar estratégias de marketing personalizadas e diferenciadoras para atrair novos clientes.
A análise de dados é assim essencial para os processos de tomada de decisão, que se querem certeiros e objetivos. Não é mais uma opção, é uma vantagem competitiva que lhe permitirá conquistar quota de mercado, aumentar a rentabilidade e otimizar os processos da organização.