A Jornada para um Mundo “Digital-First”

A Jornada para um Mundo “Digital-First”

Em 2021 vimos surgir um novo paradigma social e económico. Para além de mais de 50% do PIB já ser influenciado pelo digital, pela primeira vez na história verificamos uma correlação inversa entre as TI e a economia. Ou seja, mesmo com uma das maiores quebras da história no PIB, o mercado de TI continuou a crescer! Em 2020, apesar da quebra de quase 5% do PIB, o mercado de TI cresceu quase 3%, a nível mundial. Em Portugal, onde a quebra do PIB foi maior, quase 10%, o mercado de TI cresceu quase 2%.

Embora a pandemia tenha acelerado o processo de transformação da nossa economia e sociedade, as perspetivas económicas e de negócios para os próximos anos vão manter-se incertas, assim como o contexto geopolítico instável causado pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia poderá alterar todas as previsões de evolução da nossa economia e sociedade.

Mas apesar de todas as incertezas, não há dúvidas que teremos nos próximos anos uma economia e sociedade “digital-first”!

Paralelamente verificamos uma aceleração ainda maior na transição da 2ª para a 3ª plataforma tecnológica e nos aceleradores de inovação. Enquanto o mercado de TI crescerá menos de 5% ao ano entre 2021 e 2025, as previsões da IDC apontam para um crescimento de dois dígitos ao nível da 3ª plataforma e aceleradores de inovação. Dois dígitos num mercado que, em média, cresce apenas 5%, e onde as tecnologias de 2ª plataforma irão decrescer cerca de 4% ao ano!

No gráfico abaixo podemos ver a relação das tecnologias que consideramos ter maior dimensão e crescimento ao longo dos próximos anos em Portugal.

Fonte: IDC, 2021 - A dimensão das esferas representa o valor de mercado em 2025
Fonte: IDC, 2021 - A dimensão das esferas representa o valor de mercado em 2025

É neste contexto que a IDC prevê que grande parte do investimento em tecnologia e no digital seja canalizado para novos use cases de transformação digital. Os investimentos diretos em transformação digital vão acelerar para um crescimento anual médio de 16,5%, no período de 2022 a 2025. Como consequência deste crescimento, em Portugal a Transformação digital vai representar 50% de todo o investimento nacional em TIC até o final de 2025.

Abaixo indicamos alguns exemplos de use cases de transformação digital com maior dimensão e crescimento na Europa Ocidental.

Fonte: IDC, 2021 - A dimensão das esferas representa o valor de mercado em 2025
Fonte: IDC, 2021 - A dimensão das esferas representa o valor de mercado em 2025

Algumas outras tendências relevantes:

Futuro do Trabalho

A IDC prevê que m 2023 as empresas europeias investirão mais de 130 mil milhões de euros na transformação do local de trabalho.

Em Portugal mais de 50% das empresas de média e grande dimensão inquiridas pela IDC Portugal dizem que irão implementar modelos de trabalhos híbridos.

Futuro da Relação com Clientes e Consumidores

Para além do crescimento do comércio digital, a IDC prevê que 35% das grandes organizações europeias irão dispor de equipas de inovação para desenvolver experiências integradas entre o físico e o digital de forma a criar diferenciação na experiência do cliente.

Em Portugal a IDC prevê que o investimento em Omni-channel engagement e commerce seja uma das principais áreas de investimento em Transformação Digital no setor do Retalho e Banca.

Segurança

Até 2024, a IDC prevê que 60% das principais empresas europeias aumentarão os seus gastos anuais em resiliência cibernética em 20% para proteger seus ativos digitais contra ataques cibernéticos – o que irá gerar um investimento adicional de € 5,9 mil milhões em segurança em 2024.

Em Portugal a IDC prevê que os investimentos, em Cybersecurity ultrapassem os 200 milhões de Euros em 2022 apenas em tecnologia.

Recursos

Tendo em conta apenas as profissões TIC atualmente existentes, a IDC prevê que até 2025, 90% das organizações terão falta de recurso TIC, mais concretamente irá faltar mais de 1,15 milhões de profissionais na Europa Ocidental.

Em Portugal prevemos que irá faltar mais de 10 mil profissionais até 2025.

Inovação Digital

A IDC prevê que até 2023, um quarto das empresas do G2000 irá adquirir pelo menos uma Startup focada em Software de Inteligência Artificial de forma a poder obter competências e propriedade intelectual ao nível da Inteligência Artificial.

No recente estudo da IDC "Startup & Entrepreneurial Ecosystem Report, Portugal 2021", a IDC quantificou mais de 2000 Startups em Portugal, mais de 13% quando comparado com a média europeia.

Para além dos 4 novos Unicórnios em 2021, o investimento em Startups e Scaleups com DNA Português cresceu mais de 100% e ultrapassou os mil milhões de Euros. Notar que os 7 Unicórnios com DNA português já valem mais do que 1/3 do PIB Português.

5G

A IDC prevês que as ligações 5G na Europa cresça mais de 8x de 2021 a 2025, chegando a 600 milhões. A IDC acredita também que a monetização do 5G dependerá da entrega de casos de uso inovadores em tempo real e com uso intensivo de dados em ecossistemas hiperconectados.

Em Portugal o 5G será um dos principais impulsionadores dos projetos de IoT, mercado que irá ultrapassar mil milhões de Euros em 2025.

Sustentabilidade

A IDC prevê que em 2023, 60% das organizações europeias priorizarão investimentos digitais para metas relacionadas à sustentabilidade, o que irá gerar mais de 50 mil milhões de investimento.

Últimos artigos

Inovação

Asseco PST apresenta as suas soluções em dois webinars

Inovação

Asseco preparada para a implementação do STI em Angola

Inovação

A Inovação no ADN das Organizações