A Cloud como Agente de Transformação – AWS no IDC Cloud Roadshow

Olhar para a nuvem como uma forma de transformar totalmente o negócio é um desafio ao qual as empresas devem saber dizer “presente”. Neste campo, a AWS assume-se como parceiro ao longo de toda a caminhada de transformação digital.

A Cloud como Agente de Transformação - AWS no IDC Cloud Roadshow

A AWS é um agente de transformação que, em parceria com o seu cliente, ajuda em todo o processo de entrada na cloud. A ideia foi deixada por André Matos, Sr Solutions Architect Manager da AWS Portugal que veio ao IDC Cloud RoadShow para dar a conhecer os serviços e ofertas da sua empresa neste campo.  

Mas, antes de mais, importa começar por olhar para a cloud “não como mais uma fase de procurement das empresas, como um novo serviço ou uma nova base de dados, mas sim como algo que traz uma profunda mudança de mentalidades na forma como se passa a entregar o serviço em si”.  

André Matos recorda que, no passado, a construção de serviços nas infraestruturas internas, “deveria ser pensada desde a fundação e dando resposta a anseios como “onde é que é o meu datacenter”, “posso utilizar mesmo o meu datacenter” “que segurança quero colocar nele”, “quais os níveis de segurança física e de software do datacenter” ou “que hardware e serviços de virtualização compro”.  

Hoje em dia a realidade alterou-se e, quando a empresa muda para um serviço cloud, “é possível escolher apenas as peças a usar para uma nova aplicação a lançar em dado momento, sem correr grandes riscos, com elevada segurança e menor custo”. Todas estas mudanças acabam por “imprimir maior velocidade ao negócio porque, de cada vez que se cria uma nova aplicação, é possível tirar partido de tudo aquilo que a cloud oferece”, recorda André Matos.   

Escolhas mais fáceis 

Por outro lado, e tendo em conta a inovação que traz a cloud, o cliente “deixa de estar ligado a uma escolha binária e passo a poder preocupar-se com um variadíssimo conjunto de vertentes”. Que partes do serviço eu construo? Que partes vou operar? Sou eu que tenho de manter o risco? Eis apenas algumas das perguntas que surgem por esta altura. 

IDC Cloud Roadshow março 2022, Lisboa

No final, a AWS não só ajuda a responder a estes anseios, como a escolher e a operar os serviços cloud, “além de estabelecer uma parceria com o cliente em todo o projeto, partilhar a sua experiência e ajudar a escolher caminhos”.  

Em toda esta equação, deve também mudar a forma como o IT trabalha as empresas e trata a disrupção. André Matos considera que “o IT deve ser entendido como agente de transformação no processo de mudança, passando a ser um diferenciador na empresa; estamos a falar de opções de inovação que nos vão dar rapidez, baixo custo e capacidade de operação”.  

Para responder ao mercado, a AWS continua a investir em todo o mundo na construção de datacenters: “Este ano anunciámos o lançamento da primeira região da Ibéria, na zona de Aragão, que vem em paridade com uma local zone em Lisboa.” Na verdade, “a inovação é intrínseca à AWS que todos os anos lança dezenas de novos serviços e na cloud trabalhamos em conjunto com o cliente para ultrapassar barreiras à inovação”.  

André Matos

André Matos

Helping Customers Succeed as a Senior Solutions Architect at Amazon Web Services

https://www.linkedin.com/in/andre-cigarro/

Últimos artigos