Já não é novidade para ninguém que a transformação digital se tornou um tema incontornável na agenda das organizações. A pandemia pôs em evidência o que todos os líderes de mercado haviam já identificado e reconhecido há muito tempo: o digital é o caminho, caminho esse de sentido único. Não existe outra direção estratégica possível que não a de optarem pela otimização tecnológica das organizações que chefiam.
O cenário de incerteza que se instalou, e ainda perpetua, impôs às empresas uma abrupta e constante prova de capacidade de resposta, resiliência e flexibilidade. As estratégias previamente existentes foram levadas a teste e repensadas, perante uma total reconfiguração de tendências, hábitos, padrões e necessidades dos consumidores.
As empresas foram assim chamadas a responder a um quadro de desafios de agilidade e reajuste sem precedentes, o que implicou alterações de menor ou maior profundidade nos modelos de negócio, estruturas e processos.
Neste contexto, as soluções tecnológicas disruptivas têm-se comprovado um indiscutível game changer, ao tornarem possível que as empresas permaneçam competitivas perante o cenário atual e a crise económica que se avizinha. As ferramentas e os produtos digitais surgem como a ponte necessária para ultrapassar os desafios sentidos, agilizar processos e garantir o sucesso na adversidade. É facto que as organizações que hoje são mais eficientes no mercado são as que apostam na inovação e no desenvolvimento das suas competências digitais.
As soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial permitem, por exemplo, que sejam identificados, monitorizados e detalhadamente analisados indicadores de negócio importantes, bem como tendências de mercado e necessidades de clientes. Automatizar processos, identificar padrões, reduzir custos, gerir riscos, elaborar estratégias de marketing assertivas são apenas mais alguns exemplos que estão entre os múltiplos benefícios associados a este tipo de soluções.
Conciliar a automatização de processos e uma tomada estratégica de decisões, com uma forte redução de custos e elevação da performance dos negócios, é algo que está ao alcance de todas as empresas que disponham de uma visão data-driven. Há que extrair toda a utilidade e valor dos dados, e usar as soluções tecnológicas para otimizar o fluxo de informação, monitorizar os indicadores mais relevantes e desbloquear o acesso a insights, imprescindíveis a qualquer organização ágil e capaz.
Além disso, com uma análise detalhada dos dados é possível conhecer as dificuldades que podem surgir conseguindo assim definir estratégias e repensar os custos. Identificar gastos desnecessários sem comprometer a qualidade, apostar em campanhas mais direcionadas que trarão um bom ROI ou automatizar tarefas rotineiras o que trará mais produtividade e transparência são algumas das vantagens que as soluções de Data Analytics e IA possibilitam.
Hoje, o digital passou de uma tendência a exigência, e a inovação tem de estar no centro das prioridades de atuação dos gestores em todos os setores, mais ou menos tradicionais. O caminho a seguir é definitivamente este, e quem demorar a entrar na corrida, arrisca-se a não conseguir cruzar a meta.