A ganhar palco nos últimos anos, a transformação digital tem vindo a merecer um destaque galopante entre as organizações. O cenário incerto que atravessamos veio potenciar ainda mais a urgência pela disrupção tecnológica, e a adoção de soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial tem repercussões que se fazem sentir até na própria transformação dos modelos de negócio existentes.
A concretização de projetos digitais tem sido acelerada e a implementação de novas soluções tecnológicas, que tragam ganhos de agilidade e flexibilidade, são uma prioridade nas agendas das Organizações. A confirmar esta realidade, a IDC avança no seu mais recente IDC FutureScape: Worldwide Digital Transformation 2021 Predictions que mostra que o investimento direto das organizações em transformação digital não só tem crescido, como se prevê que venha ainda a aumentar em cerca de 15,5% por ano, até 2023.
Inovar é fundamental para que qualquer empresa possa permanecer na linha da frente do mercado, e até mesmo ser disruptiva na sua estratégia. Para ser competitiva é crucial acompanhar e antecipar tendências e aqui, as soluções de Data Analytics, Big Data, Inteligência Artificial e Data Science, são um excelente aliado para impulsionar a sua estratégia, o seu suporte à decisão e originar um salto qualitativo para o sucesso da sua empresa. Porquê?
Através de soluções tecnológicas mais disruptivas, os gestores conseguem ter acesso a uma visão completa, real e objetiva da sua organização, do cliente e do mercado, o que lhes irá permitir rapidamente identificar e agir sobre qualquer desafio, oportunidade ou tendência. A redução de custos, a eficácia nos processos através da automatização e o suporte à tomada de decisão, tendo por base informação fidedigna e factual, são algumas das vantagens mais frequentemente destacadas nos projetos de transformação digital.
Para se tornarem ágeis, é determinante que as organizações integrem soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial, criando uma cultura data-driven e envolvendo os colaboradores nesta mudança estrutural, que impacta a organização no seu todo. Para além da criação, reinvenção e adoção de novas dinâmicas e modelos de negócio mais digitais, a superação da performance é um dos principais ganhos que está ao dispor de qualquer organização, de forma transversal, a qualquer setor ou área de negócio.
A transformação digital traz ainda repercussões extremamente positivas em áreas como o relacionamento com o cliente e o serviço que lhe é prestado. Cada vez mais informado, digital e exigente, o consumidor procura ter a melhor experiência de compra possível o que traz novos desafios às marcas, que têm de garantir o acompanhamento constante das necessidades e tendências existentes, dar respostas céleres e personalizadas, ao mesmo tempo que proporcionam experiências envolventes e únicas. Além de criar serviços e produtos de sucesso e melhorar os já existentes, ao acompanhar a realidade e as expectativas do mercado, as estratégias de marketing e vendas tornam-se assim mais eficazes, rentáveis e certeiras.
A chave está em ter ao seu alcance todo o valor e potencial informativo que os dados contêm, entre a imensidão que é diariamente gerada e que necessita ser utilizada da melhor forma. As soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial dão aos gestores de forma simples e intuitiva uma visão 360 graus da organização, criam novas oportunidades de negócio e melhoram significativamento os processos internos.
A tecnologia abre um leque imensurável de possibilidades às empresas e a altura certa para identificar esta panóplia de vantagens é agora. Cada dia que passa é uma oportunidade perdida de otimizar estratégias e criar vantagens competitivas únicas, com soluções tecnológicas que permitem começar hoje a criar o sucesso de amanhã.