O .PT atingiu um total de 6.843 novos registos diretos em .pt, no mês de agosto, o que representa um crescimento de 35% face ao período homólogo de 2019 e mostra a preocupação dos portugueses em se adaptarem num contexto de pandemia. Dados de julho – com um crescimento de 17,28% em relação ao mesmo período do ano passado – e da primeira quinzena de setembro indicam que o verão poderá fechar com os melhores resultados de sempre.
Dos novos registos em .pt, mais de 50% são empresas de restauração e de serviços domésticos, ginásios e projetos de solidariedade social – muitos dos quais sem qualquer presença na internet, antes da pandemia. Conheça três casos de sucesso em .pt no contexto de pandemia aqui.
Os dados mais recentes do número de registos em .pt foram apresentados, no dia 16 de setembro de 2020, numa sessão organizada pelo .PT sobre o crescimento da presença dos portugueses na internet durante a pandemia e a importância da transformação digital na resposta aos efeitos provocados pela Covid-19. O evento, no Teatro Thalia, em Lisboa, contou com a participação do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo.
"Num momento de distanciamento social forçado, é fundamental contribuir de forma ativa para a inclusão digital e para a segurança online, algo que incentivamos muito através de iniciativas junto dos cidadãos. Temos de trabalhar no que é a utilização mais avançada da Internet, com confiança e segurança”, reforça Luisa Ribeiro Lopes, presidente do .PT.
Para incentivar a inclusão digital e contribuir para uma utilização segura da Internet, o .PT acaba de lançar uma campanha especial, disponível em www.confio.pt, que junta a oferta, por um ano, do selo CONFIO, ao registo de um domínio em .pt. O selo CONFIO resulta de uma parceria entre o .PT, a ACEPI e a DECO, e é um certificado atribuído a websites que cumprem as melhores práticas do mercado digital e da utilização da internet.