Se já tem um nome de domínio registado, provavelmente o seu primeiro pensamento, ao ler o título, é que um nome de domínio é suficiente e que registar mais domínios apenas aumentará os custos anuais da sua empresa, certo? Vou-lhe mostrar que, em determinadas situações, está a cometer um erro ao fazê-lo.
Porque deve registar mais do que um nome de domínio
Existem vários fatores que levam à decisão de registar mais do que um nome de domínio. Veja se algum dos seguintes se aplica ao seu negócio:
1. Erros ortográficos
Se o nome do seu negócio é difícil de pronunciar ou de escrever, os seus potenciais clientes podem enganar-se ao digitar o seu nome de domínio e acabarem no site errado.
Um exemplo de nome de domínio difícil de digitar é Google. Então, para se precaverem desses possíveis erros ortográficos, quando efetuamos uma pesquisa por googel.com, gogle.com ou gooogle.com, somos encaminhados para o site Google.com.
Esta medida é essencial para evitar que os utilizadores sejam enviados para uma página inexistente ou, pior ainda, uma página de um concorrente.
Dica: Para descobrir se existem pesquisas incorretas pelo nome da sua empresa, utilize o Google Search Console. Esta ferramenta grátis da Google permite-lhe verificar as consultas de pesquisa dos utilizadores para encontrar o seu site, facilitando o controlo de que termos de pesquisa, caso existam, derivam de erros ortográficos.
Se verificar que existe um termo com erros ortográficos recorrentes, diretamente relacionados com o seu nome de domínio, considere registar esse nome de domínio e encaminhá-lo para o seu nome de domínio principal.
2. Rebranding (mudança de nome)
Se o seu negócio mudou de nome, é importante não deixar o nome de domínio antigo expirar e fazer o devido direcionamento para o novo nome de domínio.
É possível utilizar o seu site no novo nome de domínio e configurar o nome antigo para encaminhar para o atual.
A marca Deborla fez recentemente um rebranding, mudando o seu nome para Hôma. No entanto, quando digitamos pelo nome de domínio antigo (deborla.pt) somos direcionados para o novo nome de domínio (homa.pt).
A marca Auchan, anteriormente conhecida como Jumbo, também utiliza o anterior nome de domínio (jumbo.pt) para encaminhar os utilizadores para o nome de domínio atual (auchan.pt).
Estes são dois excelentes exemplos da utilidade em registar mais do que um nome de domínio.
3. Campanhas Promocionais
O uso de um nome de domínio exclusivamente para uma campanha promocional é uma ótima maneira de adaptar o conteúdo especificamente ao seu público-alvo. Para além disso, permite-lhe testar novas ideias, mensagens diferentes do tom corporativo habitual e torna-se mais fácil monitorizar os resultados da sua campanha.
Se está a pensar realizar uma nova campanha, curso online ou evento em que o público é exclusivo ou distinto do público-alvo principal, faz sentido registar um novo nome de domínio a apontar para uma nova página de destino.
Para isso só necessita de registar o domínio relacionado com o seu evento/campanha e, depois, criar uma página de destino específica para a mesma.
Proteja a sua marca
O seu domínio representa a sua marca no mundo digital e, em determinadas situações,investir em vários nomes de domínio irá proteger a sua marca. A maioria dos registrars de .pt permitem encaminhar vários domínios para apenas um site.
Está preparado para proteger o seu negócio digital? Descubra se os nomes que complementam o seu domínio atual ainda estão livres.