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A Robotização dos Processos de RH

Num estudo recente que desenvolvemos em parceria com o Future for Work Institute constatámos que, apenas 46% dos responsáveis de RH inquiridos nunca ouviram falar de soluções Robotic Process Automation (RPA). Então, o que é isto do RPA e porque é importante para os profissionais de recursos humanos?

A Robotização dos Processos de RH

Num estudo recente que desenvolvemos em parceria com o Future for Work Institute constatámos que, apenas 46% dos responsáveis de RH inquiridos nunca ouviram falar de soluções Robotic Process Automation (RPA). Então, o que é isto do RPA e porque é importante para os profissionais de recursos humanos?

O RPA refere-se a um tipo de soluções tecnológicas para automação de processos de negócios com base em programas de computador (robots de software ou 'bots') que permitem automatizar tarefas digitais repetitivas. Estes 'bots' interagem com diferentes sistemas e bases de dados, simulando a forma como um utilizador humano trabalha, para que não seja necessário introduzir alterações nas aplicações, bases de dados ou documentos nos quais trabalham. 

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As empresas podem retirar inúmeras vantagens desta tecnologia, desde logo pela implementação rápida e de baixo custo. Através de soluções de RPA as organizações podem economizar custos com pessoal, acelerar processos e reduzir erros e, mais importante que tudo, melhorar a experiência do colaborador e garantir a segurança no tratamento de informação e dados. 

Mas, especificamente para os profissionais de RH, como pode o RPA ser uma mais-valia? 

Por exemplo, na área de recrutamento e seleção de novos funcionários, as soluções RPA, além de poderem ser usadas no processo de conversão de candidatos em funcionários, também são úteis para realizar a triagem e classificação das informações dos candidatos e gerenciar interações com eles.

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Os RPA’s também podem contribuir para tornar mais eficiente o processo de acolhimento e integração de um novo funcionário da empresa, introduzindo os dados da pessoa nos diferentes sistemas e facilitando a coordenação do RH com outras funções, como TI, entre outros. 

São também uma vantagem no que se refere a manter dados mestre dos funcionários e intervir em processos como autorização e controlo de férias e permissões, gestão de situações de incapacidade temporária, aprovação e pagamento de notas de despesas, entre muitas outras. 

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A aplicabilidade de RPA a diversas áreas profissionais de organizações é garantida, inclusive para nós, profissionais de Recursos Humanos. Para que a implementação de soluções RPA seja bem-sucedida na área de RH de uma organização, é essencial existir um alinhamento com o plano interno de automação da organização, haver uma seleção correta dos processos para automatizar, a seleção de tecnologia a ser usada corretamente, bem como o parceiro certo. 

Atualmente as empresas enfrentam dificuldades cada vez mais complexas na gestão de talento nas organizações. Dado este contexto que se está a tornar cada vez mais complexo, a incorporação de soluções RPA aos processos de RH será uma das tendências que, sem dúvida, marcarão a transformação da função de RH e as formas de trabalhar nos próximos anos.

Francois Coentro
Sales Director da Meta4 Portugal