O setor financeiro e o papel da tecnologia em destaque na imprensa

A Asseco PST volta este ano a estar em destaque na segunda edição do anuário “Quem é Quem no Setor Financeiro em Portugal”, lançado pelo Jornal Económico, um dos meios portugueses de referência na informação de negócios. A forma como a tecnologia está a transformar o negócio dos bancos dá o mote para a nossa presença nesta publicação.

O anuário do Jornal Económico surge numa altura de incerteza para a economia mundial, face à guerra na Ucrânia, às tensões geopolíticas e às tendências inflacionistas que colocam em causa a recuperação da crise pandémica. O setor financeiro, como a generalidade da atividade económica, sofrerá seguramente fortes impactos decorrentes do atual contexto mundial.

Ainda assim, e à margem destes últimos acontecimentos, a publicação procura fazer uma análise profunda sobre os desafios e as tendências que marcarão o setor financeiro nos próximos meses, a que se junta um diretório dos principais players financeiros a operar em Portugal.

No interior do anuário, o nosso Head of Payments & Consumer, Pedro Ferreira, assina um artigo de opinião intitulado “Retalho bancário na era digital – Partner Hub”.  O ponto de partida é a mudança do paradigma de crescimento do retalho bancário: da antiga orientação virada para a angariação, seleção e fidelização do cliente para uma nova orientação mais focada na angariação da qualidade da operação bancária.

Tome nota: “Partner Hub” é a plataforma de gestão de terceiros desenvolvida pela Asseco PST para endereçar os novos desafios enfrentados pelos bancos. 

Na mesma edição, o nosso administrador José Nunes participa num fórum, com mais de 20 personalidades, incluindo vários gestores bancários, analistas de mercado e consultores, em que fala sobre os desafios que esperam o setor financeiro a curto prazo. São desafios que transcendem em muito a utilização de novas tecnologias, sendo essa apenas uma vertente também ela crucial.

O sucesso da transformação digital, defende José Nunes, depende do uso de tecnologias e soluções adequadas, da utilização assertiva de dados/informação, da definição de processos eficientes e contextualizados e, claro, de pessoas com visão e cultura de transformação.

A versão online do anuário está disponível na íntegra em https://leitor.jornaleconomico.pt/download?token=06eff7eb0c779f90762f008e9689964e&file=Quem_%C3%A9_quem_setor_financeiro2.pdf

Últimos artigos

Negócios

Ministro da Economia de Portugal de visita à empresa na Madeira

Negócios

O setor financeiro e o papel da tecnologia em destaque na imprensa

Negócios

Asseco PST distinguida entre as 500 Maiores Empresas da Madeira

Negócios

Estamos de regresso a eventos presenciais em Cabo Verde