Estamos de regresso a eventos presenciais em Cabo Verde

Em março, voltamos a estar presentes em fóruns no espaço lusófono. A próxima participação será em Cabo Verde em duas iniciativas dirigidas ao setor bancário, segurador e a empresas de consultoria. Objetivo: estimular o conhecimento e o debate sobre os desafios que o universo financeiro enfrenta no tripé ESG (Environmental, Social e Governance).

O conceito ESG agrupa os três eixos não financeiros mais relevantes de uma empresa e que constituem a pedra angular do investimento sustentável e responsável de qualquer instituição. Funciona, na prática, como uma métrica que avalia o desempenho das empresas naquelas três áreas, pelo que instituições com um perfil forte em ESG têm vários benefícios, principalmente quando se trata de atrair novos investidores ou clientes.

Este foi o mote que levou a PSO Knowledge & Comunication a organizar dois eventos em Cabo Verde, na Cidade da Praia, que contarão com a presença da Asseco PST. O primeiro acontece nos dias 22 e 23 de março e trata-se de um workshop intitulado “ESG – Do Ambiente à Governance, passando pela Sociedade: Quais os principais desafios que os distintos parceiros do setor financeiro enfrentam?”.

Rita Inácio, Deputy Director de Governance, Risk & Compliance da Asseco PST, será a nossa representante neste evento, intervindo num dos módulos que compõem o workshop. A coordenação geral estará a cargo de Filomena Raquel Oliveira, ex-vice-presidente da Bolsa de Valores de Lisboa, docente de vários programas de Governance, Liderança e Motivação de Talentos em escolas de negócios portuguesas e que desempenhou diversos cargos em instituições bancárias mundiais.

No dia 25 de março, a Asseco PST patrocina, a par da PwC, a conferência “Governance Challenges – Na era do Governance digital e ESG”, que se realiza durante a manhã no Hotel Praia Mar, com a presença do vice-primeiro ministro e ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia.

À responsável da Asseco PST, Rita Inácio, caberá a abertura do segundo workshop, com o tema “ESG, from here to where? The impact of Data”, fazendo igualmente a moderação no final do mesmo.

A Asseco PST é a única empresa da área tecnológica presente nestes eventos que contarão com a participação de representantes da generalidade dos bancos a atuar no mercado cabo-verdiano e da Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários de Cabo Verde (a congénere local da CMVM portuguesa).

Mas as novidades não ficam por aqui. No início do segundo semestre de 2022, estaremos igualmente presentes na inauguração do Parque Tecnológico de Cabo Verde. Trata-se de um grande evento que inclui uma agenda com três dias de conferências e onde teremos um stand próprio para contactos diretos com o público. Em termos temáticos, cada dia será dedicado a um assunto diferente: no primeiro dia, “Beyond e Futuro”; no segundo dia, “Pessoas e Planeta”; e no último, “Educação e Qualificação”.

Últimos artigos

Negócios

Ministro da Economia de Portugal de visita à empresa na Madeira

Negócios

O setor financeiro e o papel da tecnologia em destaque na imprensa

Negócios

Asseco PST distinguida entre as 500 Maiores Empresas da Madeira

Negócios

Estamos de regresso a eventos presenciais em Cabo Verde